Por iHUB 09 de outubro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Brasil sente o reflexo da preocupação mundial com uma possível recessão nos EUA em 2024 e com o início da “nova” guerra

Na última semana, o Ibovespa voltou a cair por conta do aumento de aversão ao risco no exterior, com disparada dos treasuries norte-americanos. O reflexo disso foi a alta considerável dos juros futuros no Brasil e do dólar também.

Além disso, no final de semana, o mundo presenciou os ataques do grupo extremista Hamas a Israel. Com o conflito na região do Oriente Médio, o preço do barril de petróleo disparou acima dos 5%, e o dólar vê elevação.

Nos Estados Unidos, as falas do presidente do Federal Reserve (FED) em buscar a estabilidade dos preços e payroll forte fizeram com que os treasuries subissem mais do que o normal. No entanto, as bolsas se recuperaram com o mercado trazendo que a inflação de salários permanece estável. 

Fonte: Investing

Além disso, os dados de payroll mostraram que os EUA criaram 330 mil novos empregos em setembro, bem acima dos 170 mil esperados, enquanto os salários permaneceram estáveis.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos investindo. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Na Europa, as vendas no varejo recuaram 1,2% em agosto, bem acima da expectativa de -0,3%. O preço no atacado veio dentro do esperado em +0,6%, na comparação anual teve queda de -11,5%.

Cenário Local

No Brasil, a produção industrial avançou 0,4% em agosto, com a maioria dos setores subindo, no entanto, continua negativo no acumulado do ano. 

Fonte: B3

Juros

A curva de juros continuou a subir com a alta dos treasuries norte-americanos.

Câmbio e Commodities

O Real voltou a se depreciar, voltando aos patamares de R$5,20, com fortalecimento do dólar no mundo. O barril de petróleo recuou na semana, após sucessivas altas, com um aumento bem acima dos estoques de gasolina nos EUA e preocupações com recessão em 2024 nos EUA. Na abertura desta segunda-feira, o preço da commodity mostrou um avanço de 5% por conta dos conflitos no oriente médio e temor de nas tensões entre EUA x Irã.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa continuaram a subir, com as NTNBs voltando perto dos IPCA+6% e LTN perto de 12%. O mercado de emissões de crédito privado continuou bastante aquecido, com empresas aproveitando a boa janela de captação e investidores aproveitando as taxas elevadas das emissões.

Perspectivas para a semana

A semana terá como o principal indicador macro no Brasil o IPCA de setembro e o Gabriel Galipolo do Banco Central dando declarações hoje (09/10). No exterior, a inflação nos EUA e Europa e os desdobramentos do conflito na região do Oriente Médio.

Fonte: Investing

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!