PETR3 e PETR4: quais são as diferenças entre as ações da Petrobras?

Tempo de leitura

4 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Entenda quais são as diferenças entre PETR3 e PETR4 da Petrobras na montagem de uma carteira de ações

Para os investidores que desejam entrar no mercado de ações, é muito comum se deparar com diferentes tipos de tickers de uma mesma empresa. Um caso em que isso ocorre é na Petrobras, através dos papéis PETR3 e PETR4

Nesse caso, além de escolher as companhias em que vai aplicar o dinheiro e incluir em seu portfólio de investimentos, é importante observar cada uma dessas variações. Afinal, quais são as diferenças entre as ações da Petrobras com tickers PETR3 e PETR4? Seria realmente relevante essa diferença no momento de investir em renda variável?

O que significa os tickers com final de 1 a 4 da bolsa de valores?

Antes mesmo de entender a diferença entre os tickers PETR3 e PETR4 da Petrobras, é essencial que o investidor saiba o significado de cada uma das nomenclaturas dos ativos, que sempre terminam com um número específico quando negociados na bolsa de valores brasileira, a B3.

Os primeiros tickers a serem analisados são os de final 1 e 2. Enquanto o código de final 1 representa o direito de subscrição de uma ação ordinária, o ticker com final 2 corresponde a direito de subscrição de uma ação preferencial.

O direito de subscrição é um termo bastante comum no mercado financeiro. Ele faz com que os investidores possam manter sua participação acionária em determinada empresa, em algum momento que se tem uma nova oferta de ações. Já a oferta de ações é o processo que possibilita a venda de novos títulos de valores mobiliários daquela companhia para o mercado.

Quando o número final dos tickers for representado pelo número 3 ou 4, se trata da diferenciação entre as ações Ordinárias (ON) e as ações Preferenciais (PN), respectivamente. Antes de conhecer a fundo as principais diferenças entre essas ações na prática, como ocorre na PETR3 e PETR4 da Petrobras, é preciso verificar quais são os outros tickers existentes.

Leia também: Ações fracionadas: o que são e como investir?

Entenda o que representam os tickers com final acima de 5

Os tickers com final de 5 até 8 representam as Ações Preferenciais (PN) de Classe A a D, também chamadas de PNA, PNB, PNC e PND, na devida ordem. Nesses casos, as diferenças entre cada uma dessas classes são colocadas segundo a própria empresa, através de seu estatuto social, não existindo uma definição clara e geral para as classes de ações

Se o final do ticker tiver os números 9 e 10, se trata do Recibo de Subscrição de ações Ordinárias e do Recibo de Subscrição de ações Preferenciais. Um Recibo de Subscrição nada mais é do que um registro que traz a comprovação de que o titular exerceu seu direito de subscrever aquele ativo. Esse registro pode ser negociado na B3 e depois disso é convertido em ações de fato.

Também é muito comum se deparar no mercado financeiro com tickers de final 11. São as ações Units, que correspondem a pacotes de ações Preferenciais (PN) e Ordinárias (ON), de forma simultânea. 

A Petrobras não possui ações Units, o que impossibilita a existência de um ticker PETR11, por exemplo. Esse tipo de nomenclatura também é utilizado para alguns papéis de ativos mais específicos ou ainda, para os próprios Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Quer ter acesso a relatórios e outros materiais que vão te ajudar a fazer bons investimentos? Faça o seu cadastro gratuito em nossa área logada, e aproveite! 

Outros códigos de negociação de ativos podem ter números como 12, 13 e 14, que podem ser Recibos de cotas, direitos de preferência, direitos de sobras, recibos do direito de preferência e recibo do direito de sobras. Já os números 32, 33, 34 e 35 são usados ao final dos tickers de BDRs.

As BDRs são certificados de depósito de valores mobiliários, cuja emissão ocorre no Brasil. No entanto, esses papéis correspondem a valores mobiliários de emissão de empresas que possuem sede em outros países.

Diferenças práticas entre ações Ordinárias e Preferenciais (PETR3 e PETR4)

Com a possibilidade de entender cada um dos tickers existentes, fica mais fácil compreender as diferenças práticas entre as ações da Petrobras, PETR3 e PETR4, por exemplo. 

Como já observado, a PETR3 representa uma ação Ordinária, ou seja, uma ação ON. O investidor que tem esse tipo de ação significa que:

  • Ele possui direito de voto nas assembleias deliberativas da Petrobras;
  • Seu voto tem um peso conforme a sua quantidade de ações;
  • Pode utilizar o “tag along”, que é um dispositivo que o permite vender suas ações e receber entre 80% e 100% do preço que o acionista majoritário recebe;
  • Recebe dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP) só depois dos donos de ações Preferenciais, em caso de falência da empresa, por exemplo.

Importante dizer que nas assembleias, os acionistas podem debater assuntos diversos sobre a empresa, assim como realizar a votação para decidir os rumos da companhia. 

Você também pode gostar de: Guerra entre Rússia e Ucrânia pressiona o preço do petróleo e Petrobrás aumenta o preço da gasolina em mais de 18%

Quem opta por ações ON, como a PETR3, geralmente são grandes investidores, sejam estes pessoas físicas de maior poder econômico, ou ainda pessoas jurídicas, de capital institucional, como bancos e fundos, por exemplo. Isso ocorre porque esse tipo de investidor é o que geralmente tem mais interesse em ter relevância nas votações.

Já a PETR4 representa uma ação Preferencial, ou seja, uma PN. O investidor que tem esse tipo de ação significa que:

  • 1. Ele tem preferência para receber dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP);
  • 2. A preferência nesses direitos ocorre tanto quando há um pagamento de proventos periódico, quanto no caso de falência da empresa.

As ações Preferenciais são as mais escolhidas pelo pequeno investidor, que geralmente está mais interessado no recebimento de proventos do que nas votações de assembleia em si. Além disso, as ações PN proporcionam uma maior liquidez no mercado, o que faz com que o investidor desse tipo de ativo tenha mais facilidade para entrar e sair de uma operação de ações, como na Petrobras, através de PETR3 e PETR4.

Se você ainda tem muitas dúvidas, não faça o investimento. Entre em contato com o time de especialistas da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, através do formulário abaixo, e esclareça tudo antes de começar a movimentar o seu dinheiro.