Ações fracionadas: o que são e como investir?

Tempo de leitura

3 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Separamos para você as vantagens e desvantagens deste investimento

Você já ouviu falar em ações fracionadas? Como o próprio nome diz, são ações negociadas no mercado fracionário, ou seja, onde você não é obrigado a investir em um lote inteiro nem seguir a quantidade mínima.

Em geral, para investir em ações comuns, você deve considerar um lote mínimo de 100 unidades. Assim, dependendo do preço da ação, você pode acabar tendo que desembolsar um pouco mais do que gostaria.

No caso das ações fracionadas, porém, isso não acontece. Assim, com pouco dinheiro você já consegue investir e comprar quantas ações quiser.

Trata-se de um ambiente na Bolsa de Valores voltado para esse tipo de investidor. Neste local, você consegue comprar ações em uma quantidade que varia de 1 a 99 unidades.

Agora ficou mais fácil entender como funciona e você já conhece uma vantagem das ações fracionadas, que é poder comprar ações mesmo com pouco dinheiro. Portanto, você consegue uma carteira diversificada sem precisar investir muito.

Agora, é preciso chegar à parte da desvantagem. Em geral, esses papéis têm menos liquidez do que as ações convencionais e por isso o preço pode variar um pouco entre elas e as ações negociadas no lote padrão.

Quer ter acesso a relatórios e outros materiais que vão te ajudar a fazer bons investimentos? Faça o seu cadastro gratuito em nossa área logada, e aproveite! 

Principais diferenças das ações fracionadas

Conforme já detalhado, a diferença entre os dois tipos de ações é que no mercado à vista quem investe precisa ter o dinheiro para comprar o lote de pelo menos 100 ações. Já no mercado fracionário, você já pode começar a partir de 1 ação.

Além disso, nas ações fracionadas geralmente o spread acaba sendo maior. Na prática, isso significa uma maior diferença entre o preço de compra e o preço de venda. Isso ocorre justamente por conta do fato de a liquidez ser menor.

Assim, antes de comprar ações fracionadas, é preciso saber que há menos investidores com interesse nelas. Então, você pode achar mais difícil de vender esse tipo de ação.

Como investir em ações fracionadas

Assim como as ações comuns, as ações fracionadas são negociadas na B3. Mas, os acionistas acabam tendo uma pequena diferença na hora de investir.

Na prática, o jeito de investir é bem parecido com o lote padrão. Você entra no ambiente de negociação de ativos da B3 (chamado home broker) e digita o código da ação que quer comprar (ticker), mas coloca a letra F no final. 

Por exemplo, o código das ações PN da Petrobrás é PETR4 e o código das  ações fracionadas da Petrobrás PN é PETR4F. Vale lembrar que estamos citando esta ação apenas para fins educacionais e que isso não se trata de recomendação.

Mas e se eu quiser comprar 150 ações?

Usando o exemplo da Petrobrás mencionado acima, para comprar 150 ações você deve comprar 100 ações via lote padrão, ou também como é conhecido, integral, usando o ticker PETR4 e comprar as 50 separadamente usando o ticker PETR4F, simples assim.

É importante saber que as ações fracionadas possuem os mesmos direitos de uma ação comum, ou seja, você vai receber os mesmos proventos, como dividendos e JCP, que a empresa distribui. 

Entretanto, é preciso ter em mente que o investimento em ações é considerado um investimento de risco e por isso preste muita atenção. Antes de investir, é preciso analisar a empresa, o setor e as perspectivas de mercado, senão você pode perder dinheiro.

Portanto, invista em um setor que você conhece. Outra dica é pesquisar muito sobre a empresa e analisar os indicadores dela. 

Leia também: Confira as 10 ações que mais caíram em 2021

Quando toda a análise estiver pronta, se ainda não tiver, basta abrir uma conta em uma corretora, verificar as taxas cobradas e começar a investir. Não se esqueça de colocar a letra F ao final do ticker antes de comprar as ações. Isso garante que você está investindo em ações fracionadas.

Se você ainda tem muitas dúvidas, não faça o investimento. Entre em contato com nosso time de especialista através do formulário abaixo, e esclareça tudo antes de começar a movimentar o seu dinheiro.