Por iHUB 13 de dezembro 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Pode parecer simples, mas a diferença entre os tickers ELET3 e ELET6 pode fazer total diferença na decisão de investimento

Ao iniciar o investimento na bolsa de valores, é importante que o investidor se atente às informações mostradas na tela da corretora. Uma destas informações é o “ticker”, o código que representa um ativo (empresa ou produto financeiro) negociado na bolsa de valores. Por exemplo, a Eletrobras possui alguns tickers que representam seu ativo, mas qual a diferença entre ELET3 e ELET6?

Pode parecer algo simples, mas a diferença entre os tickers pode fazer total diferença na decisão de investimento. Sendo assim, abaixo será explicado ao leitor como funcionam os tickers na bolsa de valores e, com isso, entender a diferença entre ELET3 e ELET6, bem como outros tickers que representam a mesma empresa.

Como os tickers funcionam?

Os tickers possuem um formato padrão, formado por quatro letras e um número ao final, como, por exemplo, ELET3. Nesse sentido, no mercado de ações, esse ticker identifica, através das letras, qual é a empresa e o número, o tipo. Neste caso, o número 3 identifica que o ativo se trata de uma ação ordinária.

Sendo assim, em relação às ações de empresas, a numeração que fica na parte final do ticker possui fundamental importância ao representar o ativo de uma empresa, sendo possível, dessa forma, entender melhor a diferença entre ELET3 e ELET6.

Quer ter acesso a relatórios que ajudem a começar a investir? Faça o seu cadastro em nossa plataforma e confira! O cadastro é gratuito clicando aqui.

Além disso, é importante que o investidor entenda que não existe apenas tickers de final 3 e 6, como o exemplo da Eletrobras, a numeração vai de 1 a 11, conforme abaixo:

  • 1: identifica o direito de subscrição de uma ação ordinária;
  • 2: identifica o direito de subscrição de um ação preferencial;
  • 3: identifica que o ticker representa uma ação ordinária;
  • 4: identifica que o ticker representa uma ação preferencial;
  • 5 a 8: identifica tickers de ações preferenciais pertencentes às classes A, B, C e D, respectivamente;
  • 9: identifica que o ticker é um recibo de subscrição de ações ordinárias;
  • 10:  identifica que o ticker é um recibo de subscrição de ações preferenciais;
  • 11: identificar outros produtos financeiros, como BDRs, Units, ETFs ou fundos imobiliários (FIIs).

Por fim, outro fato importante sobre os tickers é que, em outros mercados, como o de derivativos, os números representam questões bastante diferentes do que observamos no mercado de ações. Com isso, ao operar no mercado de derivativos, é necessário que o investidor conheça o que cada número de ticker representa neste mercado.

Qual a diferença entre ELET3 e ELET6?

Após ter entendido o que cada número de ticker significa, podemos concluir que o ELET3 representa as ações ordinárias da Eletrobras e o ticker ELET6 representa as ações preferenciais de classe B da companhia. 

Contudo, o que significa ter, em um portfólio, ações ordinárias e ações preferenciais de classe B, no entendimento dessa diferença entre ELET3 e ELET6?

Nesse sentido, as ações ordinárias garantem ao investidor o direito de voto, bem como participação nas decisões da companhia. A importância da influência de um investidor que detém ações ordinárias de uma companhia é diretamente proporcional à quantidade que ele possui. Sendo assim, acionistas majoritários possuem maior influência sobre os rumos da companhia.

Por outro lado, as ações preferenciais são as que dão preferência ao investidor no recebimento de proventos distribuídos pela companhia, seja ele Juros sobre Capital Próprio ou Dividendos. Investidores que detém as ações preferenciais recebem tais proventos antes daqueles que possuem ações ordinárias e no caso da Eletrobrás, é identificada como ELET6.

Qual ação da Eletrobras é a melhor?

Após entender a diferença entre ELET3 e ELET6, muitos investidores têm dúvidas de qual investir. Neste caso, não é possível definir qual é a melhor tipo de ação da Eletrobras e essa afirmação cabe para todas as empresas que possuem tickers diferentes na bolsa de valores. Esta decisão deverá ser tomada conforme a estratégia que cada investidor possui.

Leia também: Dividendos do Bradesco (BBDC4) valem a pena?

No entanto, investidores que buscam obter renda passiva através da bolsa de valores costumam investir em ações preferenciais, garantindo um fluxo de dividendos para sua carteira. Inclusive, é bem comum que utilizem os proventos pagos para reinvestir em novas ações para sua carteira.

Por fim, é importante lembrar que, embora haja diferença entre ELET3 e ELET6, ambas pagam proventos ao investidor, a diferença é que aqueles que possuem ações ordinárias podem ficar sem proventos caso todo o capital para distribuição seja utilizado para o pagamento de proventos aos detentores das ações preferenciais.

Quer saber mais sobre investimentos? Através do formulário abaixo, um especialista da iHUB Investimentos, nossa empresa parceira, pode esclarecer dúvidas e ajudar a montar um portfólio que esteja de acordo com o seu perfil investidor.