Por iHUB 17 de março 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Saiba quais as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento em renda fixa

Com a desaceleração do crescimento global e o arrefecimento da inflação, vemos um ambiente muito favorável para uma ampla gama de investimentos de renda fixa, que oferecem alguns dos retornos, ajustados ao risco, mais interessantes ​​no mercado financeiro, o que inclui, por exemplo, os investimentos LCI.

Dentre as possibilidades de investimento em renda fixa, que estão se tornando cada vez mais populares entre potenciais investidores, estão os investimentos LCI, que são as Letras de Crédito Imobiliário.

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são representadas por títulos de crédito de renda fixa que possuem lastro em financiamentos imobiliários, garantidos por financiamento ou alienação fiduciária de imóvel.

Os ativos são emitidos por bancos e instituições financeiras que buscam levantar recursos para aplicação em investimentos no setor imobiliário, incluindo financiamentos e projetos de reforma e construção, porém, a responsabilidade de honrar o investimento é estritamente das instituições financeiras.

Desse modo, as LCIs permitem que os investidores se beneficiem do lastro em financiamentos imobiliários, por meio da emissão do título pelo banco, sendo que, nesse caso, a taxa contratada também é garantida pela instituição.

Você quer entender melhor sobre investimentos? Faça seu cadastro gratuito na nossa área logada e tenha acesso a ebooks exclusivos sobre o tema clicando aqui.

Como funcionam os investimentos LCI?

Na prática, o emissor emite títulos na forma de um contrato, e os investidores prometem receber o valor do investimento acrescido de uma determinada taxa de juros no momento da compra.

Para realmente entender como funcionam os investimentos LCI, imagine que você está querendo comprar uma casa nova. Primeiro, você visitará seu banco e solicitará um financiamento. Os bancos cobrarão taxas de juros fixas ou variáveis ​​em troca do dinheiro ofertado. Os investimentos LCI podem manter o empréstimo e continuar a ganhar o principal e os juros durante a vida do financiamento. 

Alternativamente, o banco poderia vender os juros e o principal a um grupo de investidores, liberando parte do capital. Desse modo, o banco continua a ganhar dinheiro realizando e reembolsando novos financiamentos.

As instituições financeiras utilizam a venda desses títulos para captar recursos e viabilizar suas atividades, até mesmo na concessão de financiamentos imobiliários. Pegando empréstimos de investidores, compradores de títulos, repassando para seus clientes, que podem ser outras pessoas ou empresas.

Os prós e contras de investir em LCIs 

Existem vantagens e desvantagens nos investimentos LCI, dependendo do título e da entidade onde o investidor aplica seu capital. Veja a seguir algumas das maiores vantagens de investir em LCIs.

Investimento seguro

Os investimentos LCI tendem a ser ativos bastante seguros porque geralmente são empréstimos de taxa fixa com pagamento antecipado. Além disso, são protegidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), desde que o investimento seja limitado a R$250 mil por CPF. 

Caso o investidor aplique em Letras de Crédito Imobiliário e o emissor escolhido quebrar, o investidor não perde seu dinheiro. As LCIs vêm com rendimentos semelhantes ao que o investidor obteria alocando em títulos do governo, a depender da taxa que o investidor comprou, podendo estar alinhada ou acima do CDI.

Isenção do Imposto de Renda

A isenção do Imposto de Renda para pessoas físicas é, sem dúvida, uma grande vantagem das LCIs, diferentemente de CDBs e Tesouro Direto, com a possibilidade de oferecerem retornos mais elevados aos investidores devido a isso. Para pessoas jurídicas, as LCIs são tributadas de forma progressiva.

Contudo, apesar de suas vantagens, as LCIs possuem desvantagens potenciais. Veja as principais desvantagens dos investimentos LCI a seguir.

Risco de taxa de juros 

Às vezes, os investimentos LCI têm maior risco de taxa de juros, afinal a categoria pós-fixada está atrelada ao CDI, o que significa que quando a taxa de juros cair, ele iria acompanhar a taxa de juros e render menos. No entanto, existem as LCIs pré-fixadas que travam em uma taxa, e, no momento atual, essas taxas pré-fixadas estão altas ou até mesmo acima da taxa Selic.

Risco de prorrogação

Existe também o risco de um emissor decidir não pagar seu financiamento tão cedo quanto inicialmente esperado. Quando isso acontece, os juros do título podem ser menores do que o esperado devido ao principal menor. Isso geralmente acontece quando as taxas de juros dos títulos do Tesouro começam a subir.

Os títulos com lastro em financiamentos mudaram ao longo dos anos. As LCIs de hoje são investimentos mais seguros do que no passado devido ao aumento da regulamentação do setor financeiro.

No entanto, não há investimento sem risco. Por essa razão, antes de alocar capital em qualquer ativo, como os investimentos LCI, os investidores devem sempre se familiarizar com os riscos e recompensas potenciais.

Quer saber mais sobre como investir em renda fixa no Brasil? Preencha o formulário abaixo que um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato para ajudar com suas dúvidas.