Ações, fundos ou FIIs: qual entrega mais pagamento de dividendos?
Você deseja ter uma renda extra ? Veja qual ativo pode gerar mais pagamento de dividendos
Existem várias formas de obter renda no mercado financeiro, e a renda passiva se dá principalmente por meio do pagamento de dividendos. Os dividendos são a parcela do lucro líquido que pode ser distribuída entre os acionistas de uma empresa.
No entanto, existem algumas maneiras de ganhar dividendos no mercado financeiro: comprando ações de empresas, fundos imobiliários e fundos de investimento. Mas qual dessas opções paga mais dividendos e como ela acontece? Vamos ver tudo isso e muito mais no artigo abaixo:
Dividendos de FIIs x dividendos de ações: quais são as diferenças?
Os dividendos dos fundos imobiliários e a distribuição dos lucros de empresas listadas na bolsa de valores seguem uma lógica muito parecida. Quando um investidor compra uma ação, ele adquire participação no negócio e tem como objetivo participar dos lucros dessa operação. Da mesma forma, ao investir em um FII, o investidor adquire uma cota, que representa uma parte do empreendimento desse fundo.
Nesse sentido, os dividendos de ações e FIIs são a distribuição do lucro líquido da empresa ou fundo entre seus acionistas. Portanto, se os lucros aumentam, também aumenta a probabilidade de pagamentos de dividendos mais altos.
Em nossa área logada, você encontra relatórios e e-books para não cometer erros com os seus investimentos. Faça o seu cadastro gratuito agora clicando aqui.
Por lei, os FIIs precisam distribuir 95% do resultado pelo regime de caixa, enquanto as empresas ações, segundo a lei das Sociedades Anônimas (LEI No 6.404/1976 e No 10.303/2001) são obrigadas a distribuir dividendos caso não haja uma política de proventos definida em seu estatuto ou uma necessidade imediata de reinvestimento na empresa com justificativa em crescimento operacional. Nesses casos, elas são obrigadas a distribuir ao menos 25% dos lucros do período para seus acionistas.
No entanto, quando se trata de fundos de investimento, o mecanismo de rendimento é um pouco diferente. Nesse caso, o próprio fundo de investimento é quem recebe os dividendos das empresas. Para o cotista (investidor) esse rendimento acaba chegando de forma indireta, o fundo de investimento ao receber os dividendos das empresas e FIIs em que investem, transmitem esses ganhos através da valorização das suas cotas.
Periodicidade de pagamento dos dividendos
Poucas ações de empresas listadas na bolsa pagam dividendos mensais, sendo mais comuns as distribuições trimestrais, semestrais ou até mesmo em pagamento único anual. Os fundos imobiliários, por outro lado, tendem a distribuir dividendos mensalmente.
Embora fundos de investimento não realizem pagamentos de dividendos aos seus cotistas, eles são ótimas opções para aqueles que desejam ter maior diversificação em sua carteira, além de uma gestão ativa com estratégia profissional.
Por exemplo, fundos de ações alocam o recurso dos investidores em ações de diferentes setores, buscando mitigar os riscos e aumentar a rentabilidade ao cotista. Além disso, contam com uma gestão composta por profissionais experientes do mercado. Também vale a pena analisar a estratégia que cada fundo se baseia na tomada de decisões ao incorporar isso em seu portfólio.
Maior distribuição de dividendos
Algumas análises são necessárias antes de afirmar qual opção possui a maior distribuição de dividendos, mas é importante lembrar que o desempenho passado de qualquer ativo financeiro não implica que ele levará à mesma rentabilidade no futuro. No entanto, o desempenho indica o potencial de uma empresa ou fundo para gerar lucros ao longo do tempo.
Ainda assim, é difícil dizer qual opção paga mais dividendos. Por exemplo, quando falamos de ações de empresas, algumas empresas nem distribuem dividendos. No entanto, eles costumam tomar essa decisão buscando reinvestir os lucros em seus negócios para gerar maior rentabilidade futura, com a valorização de suas ações.
Além disso, mesmo que fundos de investimento não realizem a distribuição de dividendos, isso não significa que é uma opção menos vantajosa em relação aos FIIs e ações pagadoras de proventos. Existem diversos fundos de investimento que podem garantir maior rentabilidade que estas opções.
Escolha no pagamento de dividendos
Se os investidores querem dividendos frequentes, os fundos imobiliários certamente trarão essa constância, mas a quantidade de distribuições pode variar. No caso das ações, é preciso pesquisar quais empresas costumam pagar dividendos, quanto pagam e quando o fazem.
Por outro lado, é importante avaliar se comprar cotas de um determinado fundo de investimento pode trazer maior rentabilidade que estas duas opções. Existem diversos tipos de fundos, cada um possui uma tese de investimentos diferentes.
Com isso, caso esteja buscando pagamentos de dividendos com frequência , vale a pena examinar quais FIIs e ações oferecem os maiores dividendos para os investidores, mas mantendo sempre como opção a compra de cotas de fundo de investimento para realizar a diversificação de sua carteira, ainda que não faça a distribuição de proventos.
Para ter acesso à informação mais correta, toda empresa que possui ações listadas em bolsa, ou até mesmo os fundos imobiliários tem por obrigação legal publicarem seus números, perspectivas, relatórios e demais informações Relevantes de forma oficial em um site na internet denominado de RI (ou Relação com Investidores). Para encontrar esse site, basta buscar na internet o nome da empresa seguido do termo RI ou “Relação com Investidores”.
É sempre importante consultar um especialista que vai te ajudar a montar uma carteira que esteja adequada ao seu perfil de investidor. E lembre-se que para ter sucesso no mercado financeiro é importante focar no longo prazo e ter recorrência em seus investimentos.
Através do formulário abaixo, você consegue contato com um dos assessores da iHUB Investimentos, nossa empresa parceira, que te ajudará em todas as etapas do processo de investimento sem custo algum.