Por iHUB 07 de abril 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Investidores podem ter mais retorno com a alta do indicador

Você sabe como funcionam os investimentos atrelados à inflação? Com a alta deste indicador, os investidores podem ter mais retorno na aplicação do seu dinheiro.

De modo geral, a inflação é um fenômeno que ocorre quando há um aumento generalizado nos preços. Neste cenário, o Banco Central (BC) pode interferir, elevando a taxa de juros para impedir que esse aumento permaneça sendo sentido pela população.

Com uma inflação flutuando próxima dos 10%, por exemplo, os ativos de renda fixa que remuneram a uma taxa inferior a esse percentual podem fazer com que você perca dinheiro com o passar do tempo. Em outras palavras, é como se o seu capital aplicado não fosse capaz de suprir a própria desvalorização do dinheiro.

Por esse motivo, é importante conversar com um assessor de investimentos para proteger os seus investimentos, fazendo com que eles, pelo menos, acompanhem a inflação. O ideal é sempre buscar ter uma rentabilidade superior a ela.

Atualmente, estamos passando por um cenário de inflação elevada não apenas no Brasil, como no mundo. Por isso, os investimentos atrelados à inflação estão sendo mais procurados pelos investidores no momento.

Leia também: O que é a taxa Selic e CDI? 

Fundos de investimentos atrelados à inflação

Na prática, quando pensamos em fundos de investimentos atrelados à inflação, temos opções ligadas à Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, e ao IPCA. 

Então, quando você investe nestes ativos, pode ganhar mais dinheiro quando os juros sobem, caso da Selic, ou ter mais proteção ao seu patrimônio com a alta da inflação, se o seu dinheiro estiver atrelado ao IPCA.

Entre eles, também existem os fundos de debêntures incentivadas. Neste caso, investir via fundo torna o risco menor do que comprar individualmente apenas uma debênture.

Outros exemplos de fundo de investimento atrelado à inflação são os fundos de crédito privado que não se restringem às debêntures incentivadas. Neste caso, eles investem em outros títulos de crédito de empresas.

Leia também: Você sabe o que são debêntures e como investir? 

Além disso, existem fundos de investimento do tipo “high grade”. São títulos de diferentes empresas que têm melhor avaliação de nota de crédito, e levam a segurança em primeiro lugar, ou seja, baixo risco do investidor não receber o seu dinheiro.

Na prática, os riscos destes fundos costumam ser menores do que os fundos “high yield”, que visam exatamente o oposto, obter rendimentos superiores ao CDI, por exemplo, porém correndo riscos maiores.

Quais são os melhores investimentos atrelados à inflação?

Agora que você já sabe como funcionam os investimentos atrelados à inflação e quais são os principais fundos existentes, vamos aos melhores investimentos atrelados à inflação.

  • Títulos públicos do Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto são um exemplo clássico de como se proteger da inflação utilizando investimentos. O principal deles é o Tesouro IPCA, e pode ser consultado no site oficial do Tesouro Direto. 

Neste caso, a remuneração é híbrida. Isso quer dizer que o investimento é tanto pré-fixado quanto pós-fixado.

Faça o seu cadastro na plataforma Lounge para ter acesso a relatórios e planilhas com os melhores investimentos em renda fixa. Clique aqui para se cadastrar gratuitamente!

  • ETFs de renda fixa

Na prática, ETFs de renda fixa acompanham títulos públicos e privados que estejam atrelados à inflação ou sejam pré-fixados.

Atualmente, existem vários desses ativos negociados na B3. Um exemplo é o B5P211, atrelado ao IPCA. Ele acompanha a evolução da carteira de papéis em um prazo de até cinco anos.

Entenda melhor: O que são ETFs e como funcionam?

  • Fundos imobiliários 

Também são uma alternativa para o investidor analisar junto de um profissional técnico. Afinal, quando a inflação está alta, ativos com contratos de aluguel atrelados ao IPCA podem se beneficiar.

O mesmo ocorre quando estes contratos são vinculados ao IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado). Entretanto, neste caso, é preciso tomar cuidado com a alta da taxa de juros, que pode tornar os produtos menos atrativos.

Por esse motivo, é importante consultar um especialista antes de fazer os investimentos. Caso tenha alguma dúvida, fale com os especialistas em investimentos da iHUB – nossa empresa parceira. Basta preencher o formulário abaixo.