Por Guilherme Boari 26 de abril 2022
4 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Saiba qual o panorama geral do mercado financeiro até agora

Você quer saber onde investir nos próximos meses em 2022? No geral, esse ano já tivemos alta de juros, da inflação e até a valorização da nossa moeda em relação ao dólar. 

Houveram também problemas com o teto de gastos, reformas essenciais que não deram sequência em 2021, e a pandemia ainda traz mais incertezas ao cenário. Por isso, temos que carregar esse cenário e adaptá-lo para 2022.

Uma das melhores maneiras de medir como está o mercado é através do relatório Focus, um documento disponibilizado pelo Banco Central que resume as expectativas de investidores e especialistas para indicadores como inflação, PIB, taxa de juros, etc.

Valores apresentados pelos últimos relatórios, com base nas expectativas dos analistas

– Inflação: Ao final de 2022, a inflação para o ano está prevista para 6,59% em 21 de março. Porém, é necessário que você seja meticuloso.

1º: O Banco Central possui uma meta e a meta estipulada para 2022 é de 3,5%, ou seja, estamos acima da meta na previsão. 

2º: Essas previsões costumam ter influências, por exemplo, com a eleição existe uma probabilidade de que esse número seja alterado, ou uma nova onda do novo coronavírus no Brasil ou no exterior também pode impactar este indicador. 

A previsão de fechamento do PIB deste ano é de 1,1%, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os analistas preveem que em 2023, o PIB chegará a 0,51%. Se você colocar o PIB em relação à inflação (o que seria o PIB real), estamos em um período recessivo, portanto, fique atento. 

Quer aprender a investir melhor gratuitamente? Faça o seu cadastro em nossa área logada, e aproveite!

3º: Os analistas previam que o câmbio permaneceria na casa dos R$5,50 em janeiro de 2022. Mas, devido às incertezas políticas, ao conflito entre Rússia e Ucrânia, muita coisa já mudou e esse valor não é um consenso. 

– Selic: Analistas pressupõem a taxa básica de juros acima dos 12% até o final de 2022, quase três pontos percentuais acima da taxa no final de 2021 (9,25%). Ou seja, a expectativa é para uma certa estabilização da taxa básica de juros neste ano.

Essa estabilização pode ser interessante, porque você pode estar alocado em diversos títulos que são impactados por conta da Selic, como CDBs e outros títulos de renda fixa. 

A eleição

Neste momento, o cenário eleitoral pode trazer um panorama de muita polarização e volatilidade. Contudo, você deve buscar evitar se expor ao vício. Por isso é importante fazer a revisão do seu portfólio, e o principal ponto desta revisão é verificar como está a sua reserva de emergência.

Estamos em um cenário de incertezas, em que um empresário pode ter prejuízos, uma pessoa que está contratada pode ser demitida (estamos passando por um processo de grandes demissões), tudo isso entra no fator risco.

O contexto de instabilidade também se deve ao ano eleitoral, que terá um papel muito importante no modo em que a economia brasileira irá se comportar. 

Dentro disso, a polarização entre os candidatos Jair Bolsonaro, Lula e o centro, que está se movimentando para lançar um único candidato como terceira via, continua e será um fator chave para entender as mudanças econômicas neste ano.

Se antes o cálculo era de ter uma reserva de emergência de seis meses, seja por uma recolocação comercial ou por uma melhoria dentro da sua empresa, agora é importante que se prolongue o prazo para diminuir o risco.

Imagine passar por 12 meses de recessão, é fundamental ter ativos que estejam rendendo para você não perder o seu poder de compra, e além disso, te dê uma proteção.

Neste sentido, analistas recomendam aproveitar o aumento da Selic. Se ela está em 11,75% e a expectativa é que esse número fique acima da inflação, é um bom momento para você aplicar em títulos que se favoreçam desse cenário. 

Existem diversos investimentos que entregam 100% do CDI com a liquidez diária. Após consolidar a reserva, o principal ponto é começar uma diversificação da carteira. Se você tiver dificuldade em fazer isso, um assessor de investimentos da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, pode ajudar com isso.

Quais são os ativos para serem investidos neste momento?

A começar pelos ativos para você compor a sua reserva. 

Basicamente, esses ativos precisam ter liquidez, podendo variar entre D+0, D+1, D+10, D+15. São títulos mais líquidos, ou seja, à medida que você precisar transformar este ativo em dinheiro, você vai conseguir realizar em um período curto. 

Alguns ativos que podem compor a sua carteira para essa reserva de emergência:  

– Tesouro Direto

– CDB’s com liquidez

– Fundos de renda fixa

Basicamente, esses são os ativos que você pode investir, certifique-se de que tenham ratings altos para aumentar a segurança do seu patrimônio. 

Leia também: Onde investir seu 13º salário?

A segunda classe de ativos recomendada para 2022  são os investimentos que superam a inflação: 

Ativos que tenham prazos maiores (entre dois e quatro anos) e outros que te paguem a inflação e um prêmio adicional. Pode ser por exemplo IPCA+4%, 5%, 6%, dentre outros. 

No pior dos cenários, você recupera o valor da inflação, tem o seu capital protegido e ainda obtém rendimentos. 

Para esta classe de ativos também existem inúmeras opções, as mais comuns são: CDBs, debêntures, tesouro IPCA+, ou NTN-B, LCI e LCA.

Caso queira partir para um nível mais “potente” e buscar retornos maiores do que a inflação, analistas sugerem a renda variável. 

Neste tipo de investimentos é importante destacar que: além das tradicionais empresas que conhecemos da B3, há opções de ETFs e BDRs que podem ser interessantes. 

Esses ativos vão garantir que, com um pequeno valor, você participe de uma série de empresas. É uma maneira fácil de investir em renda variável, tendo em vista os seus benefícios 

Mas, é importante que esse tipo de investimento esteja de acordo com o seu perfil. Caso tenha um alto volume financeiro para investir, é importante alocar junto com um profissional, ou seguindo alguma carteira recomendada. 

A iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, trabalha com carteiras da Benndorf, da XP Investimentos e Levante Corp. Então, você tem um acompanhamento profissional para realizar esse tipo de investimento. 

Talvez seja importante você alocar um pequeno percentual desses ativos para conseguir retornos acima da inflação, para que em 2022 não se surpreenda com possíveis oscilações do mercado. 

Ficou com alguma dúvida do que fazer nos próximos meses? Preencha o formulário abaixo para um especialista da empresa parceira do Lounge, a iHUB Investimentos, te ajudar!