Por iHUB 07 de dezembro 2023
4 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Investimentos podem trazer mais retorno do que deixar o dinheiro do 13º salário parado na poupança

Você recebeu ou vai receber em breve o seu 13º salário, mas não sabe o que fazer com o dinheiro? Saiba que investir pode trazer um retorno muito maior do que deixar tudo parado na poupança.

Em primeiro lugar, quando receber o 13º salário, veja se você não tem nenhuma pendência para pagar. Afinal, o primeiro passo para investir é saber poupar. Depois de conferir se está tudo certo, é hora de pensar no que fazer com o dinheiro que restou. 

Em vez de deixar o valor parado na poupança, é possível ter um rendimento mais atrativo. O salário “extra” do final do ano pode ser uma boa oportunidade para você começar a investir. 

Antes de tomar qualquer decisão, é importante avaliar seu perfil de investidor, objetivos financeiros e horizonte de tempo. Além disso, considere buscar a orientação de um profissional financeiro para ajudá-lo a tomar decisões alinhadas com sua situação específica.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você entender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Nesse cenário, a diversificação de portfólio é sempre muito importante, tanto em liquidez, quanto em risco e até mesmo diversificação geográfica, a fim de diluir os riscos e a volatilidade da carteira de investimentos.

Como investir o 13º salário?

Além de ter atenção às despesas, certifique-se também  de ter uma reserva de emergência, isso ajuda a garantir que tenha caixa para imprevistos, como despesas médicas inesperadas ou até perda de emprego. 

Outro tipo de investimento, menos palpável, mas muito importante seria na educação financeira, cursos, livros sobre o tema, auxiliando no entendimento sobre finanças, para melhor tomar as decisões futuras sobre investimentos, ou até algum curso complementar que possa ajudar em sua profissão.

Para composição de reserva de emergência, os ativos menos arriscados e com liquidez imediata podem ser uma alternativa. Aqueles que ainda possuem um bom momento de investimento são os de renda fixa (Tesouro Selic, CDBs, LCAs, LCIs). 

13º salário em renda fixa

Investir em renda fixa pode ser uma boa pedida para o seu 13º salário. A taxa de juros no Brasil, apesar de estar em um movimento de queda de juros, ainda é muito atrativa. A XP Investimentos, no relatório intitulado Onde investir em 2024, projeta inflação Brasil em 4,50% final de 2023 e 3,90% para o final de 2024. A expectativa para a taxa de juros no final de 2023 pode estar em 11,75% e em 10% ao final de 2024. 

Neste caso, os títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou atrelados à inflação. No primeiro caso, você já sabe quanto vai resgatar quando investe. Um exemplo é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Se na hora de comprar, a taxa for de 10% e você investir R$2.000,00, você terá R$2.200,00 no final.

Por sua vez, o pós-fixado pode estar atrelado a um índice, como o CDI. Assim, quando investe, sabe que vai receber 100% do CDI, por exemplo, mas o valor exato só vai ser informado no final.

Algumas opções atrativas são os prefixados com vencimentos longos a taxas acima da Selic, a renda fixa com SWAP de bonds de empresas brasileiras emitidos no exterior a taxas de IPCA+7,00%, com juros semestrais e até mesmo a renda Fixa internacional nos EUA e Europa porque as taxas estão historicamente elevadas no momento.

Além destes investimentos, pode-se optar por fundos de investimentos em renda fixa, ou até mesmo em crédito privado podem ser interessantes e com liquidez mais imediata. Ou os mesmos investimentos com prazos de resgate mais longos, caso já seja um adicional a reserva de emergência tentando buscar taxas mais atrativas. 

13º salário no Tesouro Direto

Outra opção é o próprio Tesouro Direto, que também é um tipo de investimento de renda fixa. Na prática, o investidor compra um título público emitido pelo próprio Tesouro Nacional.

Assim, você compra uma dívida do Governo Federal. Depois, recebe o valor com juros e, portanto, ganha dinheiro com esse investimento. 

Existem alguns tipos de títulos que podem ser atrativos para alocar parte do valor a ser investido, como o Tesouro IPCA+, os prefixados, o Tesouro Selic e o Tesouro Renda+. Ele é considerado um investimento de baixo risco.

Investir em debêntures com o 13º salário

Além de poder comprar dívidas do governo, também é possível comprar títulos de dívidas de empresas. É o caso das debêntures. O investidor empresta dinheiro a uma empresa e, em contrapartida, recebe o montante investido corrigido no momento do resgate, juntamente com os rendimentos conforme os termos estabelecidos no momento da compra. 

Para as empresas, as debêntures muitas vezes representam uma alternativa mais atrativa para a captação de recursos em comparação com empréstimos bancários de curto prazo, devido ao seu menor custo de captação. Para os investidores, esse tipo de ativo geralmente oferece um bom rendimento e maior previsibilidade.

Esse tipo de investimento também pode ser pré-fixado, pós-fixado ou ainda híbrido. Neste último caso, você vai saber qual será o retorno para uma parte do investimento, mas a outra parte vai variar de acordo com algum índice já determinado.

Alocando o investimento em ações

Como investimento um pouco mais arrojado, poderia ser interessante investir uma parte do portfólio em ações brasileiras. A bolsa ainda trabalha com valuation atrativo, no relatório da XP, intitulado “Onde Investir em 2024”, a projeção para o Ibovespa final de 2024 é de 142 mil pontos, atualmente a bolsa trabalha em torno de 127 mil pontos. 

Existem no mercado opções de carteiras recomendadas automatizadas, como a Top Dividendos da XP que tem como objetivo se expor à bolsa em empresas mais sólidas, que já conseguem distribuir lucro aos acionistas, trazendo dividendos em conta que poderão ser reinvestidos, as atualizações são automáticas. Isso possibilita que o investidor não precise se preocupar com análise das empresas e com a equalização da distribuição de ações. 

Outra opção seria a carteira recomendada de Fundos Imobiliários, que também distribuem dividendos e podem também ter potencial de valorização. Ambos possuem liquidez em 2 dias úteis, caso seja necessário. 

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!