Onde investir seu 13º salário?

Tempo de leitura

2 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Investimentos podem trazer mais retorno do que deixar o dinheiro parado na poupança

Você recebeu ou vai receber em breve o seu 13º salário, mas não sabe o que fazer com o dinheiro? Saiba que investir pode trazer um retorno muito maior do que deixar tudo parado na poupança.

Em primeiro lugar, quando receber o 13º salário, veja se você não tem nenhuma pendência para pagar. Afinal, o primeiro passo para investir é saber poupar.

Depois de conferir se está tudo certo, é hora de pensar no que fazer com o dinheiro que restou. Em vez de deixar o valor parado na poupança, é possível ter um rendimento mais atrativo.

O salário “extra” do final do ano pode ser uma boa oportunidade para você começar a investir.

Assim, separamos para você uma lista de opções para investir seu 13º salário. Confira:

13º salário em renda fixa

Investir em opções de renda fixa pode ser uma boa pedida para o seu 13º salário. Neste caso, os títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou atrelados à inflação.

No primeiro caso, você já sabe quanto vai resgatar quando investe. Um exemplo é o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Se na hora de comprar, a taxa for de 10% e você investiu R$2.000,00, você terá R$2.200,00 no final.

Por sua vez, o pós-fixado pode estar atrelado a um índice, como o CDI. Assim, quando investe, sabe que vai receber 100% do CDI, por exemplo, mas o valor exato só vai ser informado no final.

Por fim, os investimentos atrelados à inflação variam de acordo com  o índice IPCA. Portanto, o cenário econômico deve ser considerado na hora de comprar este tipo de título.

Se você acha que esse investimento combina com o seu perfil, leia o texto: O que são investimentos em renda fixa?

13º salário no Tesouro Direto

Outra opção é o próprio Tesouro Direto, que também é um tipo de investimento de renda fixa. Na prática, o investidor compra um título público emitido pelo próprio Tesouro Nacional.

Assim, você compra uma dívida do Governo Federal. Depois, recebe o valor com juros e, portanto, ganha dinheiro com esse investimento.

Quer ter acesso a relatórios valiosos para saber quais são as melhores opções para investir? Se inscreva em nossa área VIP.

Investir em debêntures com o 13º salário

Além de poder comprar dívidas do governo, você também pode comprar títulos de dívidas de empresas. É o caso das debêntures.

Esse tipo de investimento também pode ser pré-fixado, pós-fixado ou ainda híbrido. Neste último caso, você vai saber qual será o retorno para uma parte do investimento, mas a outra parte vai variar de acordo com algum índice já determinado.

Ações

Agora, se quer arriscar a ganhar um pouco mais, também pode investir em ações. Entretanto, é preciso entender bem sobre cada tipo de ação, porque os riscos de investimentos em ações  normalmente são maiores. Ficou com dúvidas? Preencha o formulário abaixo, que um de nossos assessores de investimentos vai entrar em contato com você!