Por iHUB 04 de agosto 2021
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

No panorama financeiro, apresentamos que o mês de julho teve impactos mistos no mercado brasileiro.

Ora o Ibovespa se encontrava em território positivo refletindo bons avanços no ritmo de vacinação e ora em território negativo, refletindo instabilidades políticas, em especial relacionadas aos gastos do governo.

Ao final do mês, incluindo uma queda de quase 3% no último dia do mês, o índice fechou em quase -3,9%.

Panorama financeiro internacional

Nos Estados Unidos uma alta do número de casos de COVID (especialmente entre os não vacinados) fez com que diversos estados ensaiassem e até anunciassem a retomada de medidas como a obrigatoriedade de máscaras em estabelecimentos públicos.

Ainda, na última semana do mês, o FED comunicou sua decisão de manter a taxa básica da economia americana, seguido por uma entrevista de Powell na qual ele comentou sobre um possível início de cortes nas recompras de ativos realizadas pelo FED.

Na China, intervenções regulatórias abalaram convicções de investidores do mundo todo que se viram obrigados rever suas expectativas de risco de investimentos na China.

Apesar dos solavancos, os mercados globais não abalaram seu otimismo, chegando a operar em território negativo e rapidamente recuperando seus resultados.

No campo da renda fixa, tanto no Brasil como no mundo, os prêmios de crédito continuaram se contraindo, reafirmando a confiança do mercado na recuperação econômica do pós-pandemia. Ainda que esta recuperação se encontre em diferentes estágios dentro e fora do país, esta contração foi observada para os títulos emitidos em CDI, em IPCA e em dólares, trazendo bons retornos para estas classes.

Perspectivas de Mercado

Para o próximo mês, a XP enxerga um ambiente mais volátil em renda variável Brasil, em especial pelo fato de que nossa tese de um bom ritmo de vacinação no Brasil vai se esgotando e sendo cada vez mais refletida nos preços.

Ainda, as incertezas ficam e, em um segundo momento, eleitorais, também corroboram com a redução desta posição que hoje se encontra próximo ao seu patamar máximo histórico.

Abaixo, veja os indicadores de julho de 2021

✅         CDI: +0,36%

✅         Dólar: +4,90%

✅         S&P: +2,27%

✅         IBOVESPA: -3,64%

✅         IPCA-15: +0,72%

Este conteúdo sobre o panorama financeiro de julho de 2021 foi escrito pela Equipe iHub Investimentos. Aviso legal: este texto é um resumo de relatórios de análise reportados pela XP Investimentos

E se você deseja receber resumos sobre o panorama financeiro de cada mês, entre na nossa lista de transmissão por este link. Para fazer contato com nossa equipe, acesse nossos canais