Por Paulo Cunha 10 de outubro 2023
5 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Com conflitos e indicadores instáveis, projeção do Ibovespa para o final do ano pode ser revista

Setembro foi mês de fortes mudanças de percepção sobre as curvas de juros mundiais.  A percepção de um FED mais vigilante e que deve manter juros altos por mais tempo levou a curva de juros por aqui a atingir patamares que não víamos desde maio. 

Este pano de fundo fez a bolsa brasileira andar de lado e o dólar subir, além de uma revisão de projeção do Ibovespa para o final de 2023. No entanto, em 2023 o Ibovespa e Real continuam dentre os indicadores de melhor performance relativa entre os emergentes.

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos Research

Petróleo jorrando a preços altos

Um dos principais culpados pela inflação global tem sido o barril de petróleo, que vem subindo devido a diminuição dos estoques EUA, como também a uma restrição implementada recentemente pela Rússia no comércio do Diesel, mesmo considerando os embargos implementados. O Brasil, que não aderiu aos embargos, era o segundo maior comprador. 

Com dúvidas sobre como investir? Faça seu cadastro gratuito na nossa área logada e aprenda sobre clicando aqui.

Nova velha guerra no Oriente Médio

O conflito entre Israel e Hamas também coloca lenha nessa fogueira, apesar dos países em si envolvidos não serem grandes produtores, a possibilidades de outros países da região serem contaminados, pode resultar em mais alta dos preços.

Interface gráfica do usuário, Gráfico, Aplicativo, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos Research

Não necessariamente ruim para o Brasil

Sendo um país exportador de petróleo e grande exportador de matérias primas, um aumento de preços nesses produtos pode melhorar a balança comercial e atrair fluxos. No entanto, falando especificamente do petróleo, a incerteza quanto a nova política de preços da Petrobras pode retirar boa parte dessa atratividade.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos Research

Mas… falta fazer a lição de casa

Se por um lado vendemos coisas mais caras para o mundo e isso nos favorece comercialmente, por outro piora a perspectiva de inflação e consequentemente o potencial corte de juros. Isso somado às contas públicas que sinalizam estarem cada vez mais desarrumadas, com déficits elevados e longe das metas, cria um sentimento de aversão ao risco perigoso. Resultando em: Dólar e curva de juros para cima, Bolsa pra baixo e menos liquidez nos mercados e potencialmente no crédito.

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos Research

Como ficou a Renda Fixa

Os ativos que mais têm atraído a atenção dos investidores neste ambiente de juros mais altos têm sido os títulos públicos, CDBs e Crédito Privado de primeira linha. A SELIC vem caindo e agora está em 12,75% ao ano, no final de outubro deve ir para 12,25%. Sendo assim o CDI deve começar a rodar um pouco abaixo de 1% ao mês quanto mais se aproximar do final do ano.

O IPCA de setembro rodou a 0,35% que está fazendo as aplicações IPCA+ performarem abaixo do CDI na sua grande maioria. No entanto, no médio e longo prazo estas aplicações seguem sendo as principais apostas de ganhos acima da média, conforme os juros forem sendo cortados no Brasil.

Indicadores Renda Fixa setembro 2023

IPCA: +0,35%

CDI: +0,97%

IMA-B: -0,08%

Reflexos nas carteiras de ações

O Ibovespa encerrou setembro com valorização de 0,7% (que já foi totalmente perdido neste início de outubro). Porém vemos histórias bem diferentes com os investidores privilegiando ações mais maduras e de setores mais conservadores como Bancos, Elétricas, Commodities, Agro e Saneamento.

Na carteira Top Dividendos da XP e na Bunker, por exemplo o desempenho foi de 1,9% e 2,29%, enquanto a Small Caps desvalorizou 0,9%

Tabela

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos Research

A área de análise da XP revisou o preço alvo do Ibovespa de 135 Mil pontos para 128 Mil pontos para Dezembro de 2023

Carteiras Recomendadas XP  Setembro 2023| Movimentações do Mês:

🎯 Bunker XP (destaque mesa): produto de alocação em renda variável mantendo sempre os ativos com baixa volatilidade e momentum de curo prazo positivo, carteira com viés defensivo e com histórico de performance superior ao Ibovespa.       

▫Seleção dos ativos é feita considerando: ações com baixa volatilidade, mantendo a posição em renda variável e aproveitando as melhores possibilidades de mercado. 

📈 Rentabilidade Setembro: 2,29% x 0,71% Ibovespa    

↔️*Movimentações*: ⬅️ SBPS3 ➡️ MULT3

🧺Composição Out/23: BBSE3 / BRAP4 / CMIG4 / CPLE6 / IGTI11 / ITUB4 / MULT3 / RADL3 / VIVT3 / TIMS3

🎯 Top Small Caps: produto de alocação em renda variável com foco em alocações com alto potencial de crescimento, podendo apresentar um desempenho acima do Ibovespa no horizonte de longo prazo.   

▫Seleção dos ativos é feita considerando: empresas com menor valor de capitalização, com diversificação setorial para a carteira, 

📈 Rentabilidade Setembro: -0,90% x 0,71% Ibovespa    

↔️*Movimentações*: ⬅️ RANI3 / Aumento de peso: KEPL3 / TTEN3

🧺Composição Out/23: ANIM3 / CURY3 / KEPL3 / ONCO3 / ORVR3 / RECV3 / STBP3 / TTEN3 / VIVA3 / VULC3

🎯 Top 10 Ações XP: produto de alocação em renda variável voltado para o longo prazo com viés fundamentalista — Carteira com maior correlação com o Índice Ibovespa, sendo a principal carteira para aproveitar uma recuperação da bolsa local.  

   ▫Seleção de ativos é feito por mais de 50 especialistas, considerando tanto o cenário Macroeconômico e Político, quanto a visão fundamentalista de cada empresa para selecionar as ações top picks do Research XP. 

📈 Rentabilidade Setembro: -0,20% x 0,71% Ibovespa    

↔️*Movimentações*: ⬅️ GGBR4 / IGTI11/ SOMA3 ➡️ VALE3 / MDIA3 / EQTL3

🧺Composição Out/23: ASAI3 / CPLE6 / EQTL3 / ITUB4 / RENT3 / MDIA3 / PETR4 / PRIO3 / RAIL3 / VALE3

🎯 Top Dividendos XP (fechada p/ captação):  produto de alocação em renda variável que busca de ações que têm boa perspectiva de distribuição contínua de lucros. O investimento em dividendos oferece uma alternativa para quem busca menor volatilidade e oportunidade de criar um fluxo de renda recorrente, além do crescimento do valor de mercado do portfólio pela valorização das ações. Carteira com viés defensivo.

📈 Rentabilidade Setembro: +1,90% x 0,71% Ibovespa    

↔️*Movimentações*: Nenhuma alteração

🧺Composição Out/23: AURE3 / BBAS3 / CPLE6 / EGIE3 / ITUB4 / KLBN11 / PETR4 / TAEE11 / TIMS3 / TRPL4

🔎Confira Relatório Raio XP aqui. 

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!