Por iHUB 18 de dezembro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Mercados já começam a apresentar liquidez reduzida com a chegada do final de ano

Na última semana, o Ibovespa rompeu a máxima histórica durante a semana, com bolsas de Nova Iorque puxando o mundo, após o Federal Reserve sinalizar maior intensidade nos cortes de juros em 2024.

Na Terra do Tio Sam, a inflação ao consumidor de novembro subiu 0,1%, com o índice acumulando 3,1% no anualizado, recuando 3,2% da leitura anterior. Ao mesmo tempo, o núcleo ficou dentro do esperado de +0,3%. O Federal Reserve (FED) manteve a taxa de juros inalterada entre 5,25% e 5,50%. 

Na Europa, o Banco Central Europeu manteve a taxa de juros inalterada e ainda não dando sinais de um movimento de afrouxamento monetário no curto prazo. No entanto, reconhece o arrefecimento da inflação na região. 

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você entender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Fonte: Investing

Cenário Local

O IPCA de novembro aqui no Brasil subiu 0,28%, dentro das expectativas de +0,29%.Em 12 meses recuou para 4,68%, ante 4,82%. Contribuíram para amenizar o índice os grupos de artigos de residência, vestuário e comunicação. Enquanto, o setor de alimentação e habitação aceleraram. 

Além disso, o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) baixou a taxa Selic para 11,75% a.a., em linha com o esperado e citando um novo corte para a próxima reunião do Copom.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros recuou com mais força, acompanhando o movimento dos treasuries após o Federal Reserve reforçar o arrefecimento da inflação e gráfico de pontos mostrar maiores recuos de juros por parte dos dirigentes do FED já em 2024. 

Porém , a derrubada do veto do congresso na desoneração da folha segurou a queda. Já a Agência de rating Fitch, manteve a nota de classificação do Brasil em BB, reafirmando a perspectiva de estabilidade dada anteriormente.  

Câmbio e Commodities 

O Real teve leve desvalorização perante o dólar, com a moeda norte-americana ganhando força perante a cesta de moedas. As commodities metálicas subiram na sua maioria e com agrícolas mistas ao longo da semana. O barril de petróleo teve leve alta, corrigindo as recentes quedas da commodity.

Leia também: Entenda o que é o rali de fim de ano na Bolsa 

Renda Fixa

As taxas de renda fixa tiveram mais uma semana de queda, com fechamento de curva de juros e IPCA dentro do projetado. As taxas de vencimentos mais longos também acompanharam a queda refletindo a baixa dos treasuries norte-americanos. 

Perspectivas para a semana

A semana terá importantes eventos, com a ata do Copom no Brasil e PIB e inflação nos EUA e Europa. No mais, a liquidez dos mercados tende a ficar cada vez menor com a proximidade das festas de final de ano.

Fonte: Investing

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!