LAME4 e AMER3: quais as diferenças entre as ações da Americanas?

Tempo de leitura

3 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Entenda os motivos que levaram a mudanças nos tickers e as diferenças entre as ações AMER3 e LAME4

LAME4 e AMER3 deixaram de ser negociadas na bolsa de valores. Mas por que isso aconteceu? Recentemente, essa dúvida se tornou comum entre os investidores das Lojas Americanas e da atual Americanas.

O motivo da extinção dos tickers LAME3 e LAME4 foi que as Lojas Americanas divulgaram ao mercado em 10 de dezembro de 2021, a aprovação da incorporação da companhia pela Americanas, que é negociada atualmente com ticker AMER3. Com isso, as ações da Lojas Americanas foram extintas, assim como os tickers dos papéis que ela utilizava.

Importante lembrar que as Lojas Americanas, representada por seu formato de lojas físicas, se juntou com a B2W (BTOW3), que tinha como principal diferencial o seu comércio online. 

Com isso, a Americanas (AMER3) é resultado da união do que cada uma dessas empresas tinha de melhor, a fim de expandir ainda mais os negócios. Nessa união também se inclui 57% de participação do Ame Digital.

Desse modo, LAME3 e LAME4 saíram das negociações na bolsa de valores em 21 de janeiro de 2022, enquanto a B2W é negociada com o ticker AMER3. Assim, a Americanas é representada na B3 apenas pelas ações da AMER3.

Você também pode gostar: Qual a diferença entre as ações PETR3 e PETR4 da Petrobras?

Quais eram as diferenças entre LAME3 e LAME4?

Antes da extinção, as Lojas Americanas tinham duas alternativas de ticker para investimento. Como dito, elas se diferenciavam entre LAME3 e LAME4. Os tickers terminados em 3 e 4 representam uma diferenciação entre ações Ordinárias (ON) e ações Preferenciais (PN), respectivamente.

Sendo assim, LAME3 era um tipo de ação Ordinária (ON). Os investidores que optaram em ter esse tipo de ação tinham os seguintes diferenciais:

  • Direito de voto nas assembleias deliberativas das Lojas Americanas;
  • A quantidade de ações é determinante para o peso do voto;
  • Possibilidade de usar o “tag along”, recurso que permite receber entre 80% e 100% do preço que o acionista majoritário recebe durante a venda das ações;
  • Em caso de falências, eles recebem dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP) após os investidores de ações Preferenciais (PN).

A escolha de ações ON, como era LAME3, é feita geralmente por grandes investidores, já que estes, por terem um grande capital investido na companhia, têm preferência em adquirir maior relevância nas votações e serem decisivos nas eventuais mudanças que ocorrem na empresa.

Já a LAME4 se trata de uma ação Preferencial (PN). O investidor que prefere as ações PN tem o diferencial em possuir prioridade no recebimento de dividendos e Juros Sobre o Capital Próprio (JCP) da empresa. 

É a opção mais escolhida pelo investidor de menor porte, visto que muitos estão buscando mais a construção de uma renda passiva com proventos do que propriamente influenciar no andamento da empresa através de votação.

Você quer ter acesso a relatórios de análise de ações para ajudar nos seus investimentos? Faça o seu cadastro na plataforma Lounge, e aproveite! 

Quais são as diferenças práticas entre LAME4 e AMER3?

Uma das principais diferenças entre LAME4 e AMER3 é que a estruturação das empresas mudou completamente. O ticker LAME4 não existe mais, mas a empresa que ela representava está de alguma forma inserida na atual AMER3. 

Quanto ao tipo de ação, LAME4 se tratava de uma ação Preferencial. Sendo assim, ela apresentava ao investidor todas as características de uma ação PN, ou seja, que tem  prioridade no recebimento de dividendos.

Com a troca para as ações AMER3 todos os acionistas passaram a ter ações Ordinárias (ON).

Americanas após a fusão com a B2W

Depois das Americanas ter se fundido com a B2W Digital, a empresa lucrou R$730,2 milhões durante o 2º semestre do ano de 2021. A receita líquida das Americanas cresceu 51,8% nos últimos 3 anos, considerando a taxa anual composta.

Algumas vantagens em relação à presença competitiva da Americanas no mercado é a plataforma com múltiplas marcas. Além disso, ela possui uma grande diversidade de produtos, e operações mais concentradas na região Sudeste. Apesar disso, a empresa precisa lidar com o crescimento da concorrência no setor.

Alguns dos maiores concorrentes das Americanas estão presentes no segmento do comércio online brasileiro. Sendo assim, Mercado Livre (MELI34), Amazon Brasil (AMZO34), Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3) são os principais concorrentes na disputa por espaço no varejo brasileiro.

Ficou com alguma dúvida referente a ação das Americanas? Preencha o formulário abaixo, e um especialista da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, entrará em contato com você para ajudar!