Por Tatiana Tribiolli 22 de julho 2022
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Saiba como funciona a Fence, opção de estratégia na renda variável para momentos de incerteza no mercado

Os mercados globais estão passando por uma grande turbulência, principalmente por conta da alta inflacionária, alta de juros e os temores de recessão global. O Brasil não está avesso a isso e, ao mesmo tempo em que diversos ativos podem se encontrar em uma região de compra, a cautela deve permanecer. 

Tendo isso em vista, dentre diversas estratégias em renda variável, podemos destacar uma operação com opções que visa participar da alta do ativo, porém com proteção parcial: Fence. Em tradução livre, “cerca”. 

Basicamente, essa opção constitui a ideia de formar uma cerca em torno do ativo, limitando tanto o ganho quanto o risco de perda.

Ela pode ser utilizada como proteção para o investidor que já possui um ativo, ou deseja comprá-lo. Nessa estratégia, o investidor assegura uma defesa parcial da posição, normalmente a custo zero. 

Quer acessar os principais balanços de empresas listadas na Bolsa? Faça o seu cadastro na plataforma iHUB Lounge, e confira já!

No entanto, para que possa estar protegido, o ganho máximo do ativo fica limitado a um determinado nível de preço.

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente
Fonte: XP Investimentos

Geralmente o fence pode ser colocado em prática em cenários com possibilidade de queda do ativo, porém, também com probabilidade de alta moderada. 

Ao vencimento da estratégia, se o mercado cair, o investidor tem a proteção garantida até determinado ponto e, em caso contrário, o ganho fica limitado.

Como funciona?

Hipoteticamente, o investidor compra um ativo ao custo de R$10,00, com o vencimento em agosto de 2022, e para proteger-se de perdas, vende uma opção de compra e limita o seu ganho a até 10%, com o valor da venda da opção compra uma opção de venda e garante uma proteção de até 20%, onde vende uma opção de venda. 

No vencimento do prazo, a partir de 20% de queda, o investidor participa na perda da ação. Por exemplo, se a ação cai 28% no período, ele tem uma perda de 8%.

O valor de mercado da estratégia antes do vencimento não é linear porque a precificação das opções que a constituem depende de uma série de fatores como volatilidade, liquidez e proximidade da data de vencimento. 

Você também pode gostar de: É o momento de investir em ações de shoppings centers?

O encerramento antecipado, total ou parcial, da operação pode implicar em um resultado significativamente diferente daquele esperado para o vencimento, por exemplo. 

A estratégia de fence é uma opção quando o mercado de renda variável apresenta uma volatilidade, logo, existem possibilidades tanto de queda dos ativos quanto de alta. Dentro disso, atualmente temos observado um momento de incerteza por conta da alta na inflação, ocasionada pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. 

Antes de investir, é importante consultar um especialista. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.