Como operar no mercado de opções?
Para operar no mercado de opções, é preciso conhecer bem as estratégias. Assim, quanto mais conhecimento você tem, melhores são os seus resultados.
Além de conseguir ter mais renda com esse tipo de investimento, operar no mercado de opções também pode ajudar a proteger seu patrimônio.
O que são opções?
Antes de começar a operar no mercado de opções, o primeiro passo é entendê-lo. Assim como as ações, as opções são um tipo de investimento que você pode negociar por meio da Bolsa de Valores.
Saiba como escolher uma corretora para começar a investir na bolsa
Entretanto, as opções não são ativos. Na prática, são contratos que te dão o direito de negociar um ativo em um dia específico, por um preço já determinado.
Desta forma, é possível dizer que ao operar no mercado de opções você pode utilizar diversos tipos de ativos.
Quer saber mais sobre os diversos tipos de ativos que você tem a disposição? Clique aqui, e se cadastre em nossa plataforma para ter acesso a um material exclusivo sobre o tema.
Glossário do mercado de opções
O próximo passo para operar no mercado de opções é entender os termos usados nele. Portanto, separamos um glossário para que essa tarefa seja mais simples para você. Confira:
Ativo objeto: é o bem que vai ser negociado.
Titular: é o investidor que faz a compra da opção.
Lançador: é quem vende a opção para o titular.
Call: é a opção de compra, ou seja, o direito de comprar uma ação por um preço específico, em uma data determinada.
Put: é a opção de venda, ou seja, quando a ação deve ser desvalorizada em breve. Então, o investidor tem direito de vendê-la. Em ambos os casos (call e put), o investidor não é obrigado a fazer o negócio, pois ele é opcional.
Prêmio: preço pago para exercer a opção.
Strike: valor pelo qual o ativo será negociado no dia do vencimento da opção.
Estratégias para operar no mercado de opções
Agora que os termos já estão claros, separamos algumas das principais estratégias para que você saiba como operar no mercado de opções.
A primeira é a chamada “venda coberta”. Na prática, o investidor negocia uma opção de venda de uma ação. Assim, quando o preço está para cair, ele compra uma put de valor mais alto. Se, quando a opção vencer, ela estiver mais barata, ele exerce o direito da opção e lucra com a venda por um valor maior que o custo.
Por sua vez, há a opção de venda a descoberto. Neste caso, se a ação está mais cara do que o valor da opção na data de vencimento, quem vendeu a call deve vender a ação. Assim, quem vendeu a opção deve entregar a ação.Portanto, não tem como prever a perda no caso da valorização da ação.
Outra estratégia é chamada de “trava de alta”, quando o investidor espera que a ação tenha uma alta. Assim, ele executa uma call quando o valor de cotação está baixo. Em seguida, quando houver a valorização, ele faz a venda.
A mesma estratégia pode ser feita ao contrário: quando há expectativa de baixa para a ação. Assim, na “trava de baixa”, o investidor vende a opção de compra com um preço próximo ao valor à vista da ação. Em paralelo, ele compra uma opção que vai vencer na mesma data, mas com preço de exercício superior.
Também existem opções mais complexas e direcionadas. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o mercado de opções, preencha o formulário abaixo, um dos nossos assessores vai entrar em contato contigo!