Por iHUB 13 de abril 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Saiba como funciona um dos investimentos da renda fixa que é considerado um dos mais seguros

O Tesouro Direto, plataforma de investimento em títulos públicos do Tesouro Nacional, vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros na renda fixa como opção de investimento segura, rentável e acessível, tendo como uma das possibilidades o Tesouro IPCA+.

Entre as diversas opções de investimento na renda fixa, esse investimento vem se destacando com o objetivo de proporcionar aos investidores uma maior proteção contra inflação, buscando gerar uma rentabilidade real.

O que é o Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ é um título público de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional. Ele está atrelado ao índice de inflação oficial do Brasil, o IPCA, oferecendo uma taxa de juros prefixada no momento da compra.

Isso significa que o investidor receberá a variação do IPCA no vencimento do título mais a taxa pactuada no momento da compra. Por exemplo, o IPCA acumulado durante o período de investimento é de 5%, e a taxa de juros pactuada é de 6%, e o investidor receberá um retorno total de 11% no vencimento.

Não perca essa oportunidade de saber mais sobre o Tesouro IPCA+! Faça o seu cadastro em nossa área logada gratuitamente clicando aqui.

Além disso, o Tesouro IPCA+ é considerado um investimento de baixo risco, sendo uma boa opção para quem quer proteger seu dinheiro contra a inflação e ter um retorno real (ou seja, acima da inflação). 

Contudo, é importante lembrar que, como qualquer investimento, o Tesouro IPCA+ está sujeito à volatilidade do mercado, o que pode resultar em perda de valor caso o investidor precise vender antes do vencimento.

Tesouro IPCA+ é seguro? 

O Tesouro IPCA+ é considerado um investimento seguro porque é emitido pelo Tesouro Nacional, que administra a dívida pública brasileira. Como o Tesouro é uma instituição pertencente ao governo, o risco de inadimplência é considerado muito baixo, ou seja, é uma dívida financiada diretamente pelo Governo Federal.

Por isso, essa aplicação em renda fixa é considerada um investimento de baixo risco para quem quer proteger seus recursos da inflação e ter lucros reais. Mas, como em qualquer investimento, é importante que o investidor avalie seus objetivos, bem como seu perfil de investidor, a fim de tomar a decisão mais assertiva. 

No entanto, esse investimento apresenta também o risco de marcação a mercado, afinal, os papéis de renda fixa também apresentam oscilações. A partir de 2023, os títulos públicos e de crédito privado serão obrigatoriamente marcados no mercado todos os dias. 

Dentro disso, quando o investidor deseja vender o Tesouro IPCA+ antes do vencimento do título, com a precificação diária do título comprado (marcação a mercado), no ato da venda antes do vencimento, esse título pode valer menos do que estava valendo no ato da compra. 

Vantagens do Tesouro IPCA+ 

O Tesouro IPCA+ apresenta algumas vantagens como investimento de renda fixa, tais como:

Proteção contra a inflação

O IPCA+ do Tesouro está atrelado ao índice oficial de inflação do Brasil, IPCA, o que significa que os investidores estarão protegidos da inflação e obterão rentabilidade real em suas aplicações.

Rentabilidade previsível

Uma taxa fixa de juros na hora da compra garante um retorno previsível até o vencimento do título, o que pode ser interessante para quem busca um planejamento financeiro de longo prazo.

Fácil acesso 

Investir no Tesouro IPCA+ pode ser feito pela internet, pelo site do Tesouro Direto, sem sair de casa ou pagar qualquer taxa de corretagem.

Liquidez diária

O Tesouro IPCA+ pode ser resgatado a qualquer momento antes do vencimento, o que significa uma certa flexibilidade aos investidores. Vale destacar que o próprio governo realiza a recompra imediata dos títulos quando o investidor deseja vendê-los. 

Contudo, as aplicações e resgates estão disponíveis apenas em dias úteis, entre 9h30 e 18h, e os preços e taxas são praticados no momento da negociação.

Tributação do Tesouro IPCA+

A tributação é um fator importante a considerar na hora de escolher um investimento, seja ele de renda fixa ou renda variável. No que diz respeito à tributação do Tesouro IPCA+, ela segue as mesmas regras fiscais de outros investimentos de renda fixa no Brasil.

Portanto, a incidência do Imposto de Renda (IR) varia conforme o momento do investimento. Dessa forma, a alíquota do IR vai diminuindo, ou seja, quanto maior o prazo do investimento, menor a alíquota do IR a ser paga.

Atualmente, as alíquotas do IR para aplicações do Tesouro Direto, incluindo IPCA+ Tesouro, são as seguintes:

  • – Investimentos com prazo de até 180 dias: alíquota de 22,5%;
  • – Investimentos com prazo de 181 dias até 360 dias: alíquota de 20%;
  • – Investimentos com prazo de 361 dias até 720 dias: alíquota de 17,5%;
  • – Investimentos com prazo acima de 720 dias: alíquota de 15%.

Em suma, é importante lembrar que o Tesouro IPCA+ também está sujeito ao IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) se os títulos forem resgatados em menos de 30 dias após a compra.

Antes de investir, é sempre importante consultar um profissional. Preencha o formulário abaixo e entenda como proteger os seus investimentos de grandes perdas. Após enviar a sua mensagem, um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato.