Por iHUB 12 de janeiro 2022
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Conhecer a diferença entre estas duas opções pode te ajudar a decidir melhor na hora de investir

Você sabe o que são juros pré-fixados e pós-fixados? É importante que você conheça a diferença entre as duas opções. Assim, você consegue decidir de forma mais sábia na hora de investir.

Primeiro, vamos à principal diferença entre juros pré-fixados e pós-fixados. No primeiro caso, a taxa é definida desde o começo. Já no segundo, ela varia de acordo com índices diversos.

Assim, quando os juros são pré-fixados você já sabe, com certeza, qual percentual vai ganhar ao investir em um ativo específico. Por sua vez, quando os juros são pós-fixados, eles dependem de variáveis que ainda são desconhecidas.

Desta forma, você pode investir em ativos ligados à inflação, por exemplo. Neste caso, quanto maior o índice, mais você ganha.

Que tal ter acesso a materiais gratuitos sobre o mercado financeiro? Se inscreva em nossa área VIP.

Juros pré-fixados e pós-fixados: qual escolher?

Agora que você já sabe a diferença entre juros pré-fixados e pós-fixados, é hora de saber decidir entre estes dois, na hora de investir.

Se você estiver buscando uma opção mais segura, pode ser melhor escolher um investimento com juros pré-fixados. Desta maneira, você não precisa contar com situações variáveis ou depender da economia do país.

Então, se você quer investir e precisa saber quanto vai ter de retorno, porque vai usar o dinheiro na data em que o investimento vai vencer, por exemplo, talvez esta seja a melhor opção.

Por outro lado, optar por juros pós-fixados não significa perder. Pelo contrário, seus ganhos podem inclusive ser maiores.

Entretanto, você deve observar as tendências econômicas para optar por esse tipo de taxas de juros. Na prática, é preciso ter uma noção de para onde os índices estão indo.

Por exemplo, se você faz um investimento com ganhos atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), seus rendimentos vão depender da inflação. Portanto, quanto maior for esse índice, mais você vai ganhar.

Também é muito comum investir em um ativo ligado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Assim, a inflação não terá influência direta e você se beneficiará das altas na taxa Selic.

Quais investimentos têm juros pré-fixados e pós-fixados?

Afinal, quais são os investimentos com juros pré-fixados e pós-fixados? Separamos alguns exemplos para você!

No caso do Tesouro Direto, em que você “empresta dinheiro” para o governo federal, há três opções. Então, você pode obter retorno ligado ao IPCA, à Selic e ainda pode escolher juros pré-fixados.

No caso do CDB (Certificado de Depósito Bancário), você também encontra  opções com juros pré-fixados, pós-fixados e atrelados ao IPCA, que também são chamados de híbridos porque possuem uma parte pré-fixada e outra pós-fixada.

Por fim, as LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) têm opções iguais as dos CDBs com a diferença que elas são isentas de IR.

Leia também: Onde investir a partir de R$10,00?

Se você ainda está em dúvida sobre qual opção é a melhor para você, talvez seja o caso de, primeiro, saber qual é o seu perfil de investidor. Em geral, você precisa conhecer seus objetivos, o quanto você pode se expor a riscos, entre outras variáveis.

Caso queira saber mais sobre seu perfil, entre em contato com nossa equipe, é só preencher o formulário abaixo.