Por Breno Giacomini 16 de março 2022
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Confira a entrevista realizada com o atual CEO do Banco do Brasil para entender as ações implantadas no banco desde o início da sua gestão

Fundado em 1808 por D. João VI, e refundado em 1851 por Barão de Mauá, o Banco do Brasil (BB) é a instituição financeira mais antiga do país, sendo um dos cinco bancos constituídos na forma de sociedade mista, em que o governo federal divide a sua participação com investidores que podem adquirir as ações da companhia na bolsa de valores.

Como servidor do banco desde 1988, com formação em Direito e Administração de Empresas, Fausto de Andrade Ribeiro assumiu o cargo de CEO da instituição em março de 2021, com o plano de manter o BB na vanguarda tecnológica, entregando um serviço de qualidade e que atenda às novas expectativas do público brasileiro.

Fausto ocupava o cargo de diretor presidente da BB Consórcios, subsidiária do Banco do Brasil antes de ser indicado ao cargo atual. Também teve experiência na função de gerente executivo da Diretoria de Controladoria.

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Para entender quais desafios o Banco do Brasil tem pela frente, em meio a digitalização e o surgimento de novas fintechs no mercado, Breno Giacomini, assessor de investimentos na iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, conversou com o CEO do BB, que explicou quais os planos e projeções para os próximos anos.

A instituição está presente em 96,6% das cidades brasileiras, com quase 77 milhões de clientes, além de ter sido a primeira empresa brasileira listada na B3. É considerado o banco mais sustentável do mundo com carteira de negócios sustentáveis R$291,4 bi, e líder de mercado na carteira AGRO (possui, aproximadamente, 54% de market share).

Abaixo, confira a entrevista realizada com o CEO do Banco do Brasil, Fausto de Andrade Ribeiro.

  1. 1. O Banco do Brasil foi fundado em 1808, sendo a primeira instituição bancária a operar no país. Como é estar à frente de um banco com tanta história de tanta relevância no dia a dia dos brasileiros?

A história do Banco do Brasil permeia a histórica econômica do nosso país e o impacto positivo da instituição na sociedade pode ser visto de várias formas. Seja no financiamento à agricultura, o banco tem um papel histórico fundamental, ou na geração de renda por meio do financiamento a pequenos produtores ou ao apoio a micro e pequenas empresas, e ainda no comércio exterior brasileiro, apenas para citar algumas de nossas principais frentes.

É um grande prazer estar à frente desta instituição bicentenária. A cada dia, em minhas viagens pelo país visitando a operação do BB e me relacionando com os clientes, vejo na prática a relevância do banco e o seu impacto positivo na comunidade. É marcante a importância do Banco do Brasil no apoio à economia e ao desenvolvimento nacional. 

O que mais me orgulha é olhar para o futuro desta organização e ver como podemos continuar a crescer junto com nossos clientes, oferecendo um atendimento de excelência e trazendo inovação.

Fonte: Banco do Brasil

O Banco, nestes mais de 213 anos, se reinventou várias vezes, liderou uma série de mudanças, criou novas realidades nos serviços financeiros e apoiou o crescimento da sociedade brasileira. Fomos a primeira empresa a listar suas ações em bolsa. Trouxemos o cartão múltiplo ao Brasil, fomos os primeiros a atender por celular e também os primeiros por Whatsapp.

Vejo o Banco do Brasil com um papel fundamental em seguir neste processo de transformação dos serviços financeiros, por meio de sua ampla plataforma de canais, tendo à disposição toda a nossa conveniência física e digital.

A plataforma digital do BB leva comodidade e segurança aos clientes, trazendo para dentro de seu ecossistema soluções inovadoras. Hoje, dentro do app do banco, é possível acessar soluções de parceiros não bancários. Com isso trazemos soluções que adicionam valor ao relacionamento com o cliente e ampliam a nossa forma de fazer negócios.

Fomos ainda o primeiro banco a estar pronto para o open banking, e temos trabalhado na integração de parceiros desde 2017, quando fizemos a primeira integração via API para um produto de crédito do Brasil. 

Vemos o open banking como uma grande oportunidade de expandir a abrangência dos serviços bancários e trazer para dentro do ecossistema do banco ainda mais comodidade e serviços que cubram as necessidades de nossos clientes.

Observo também o papel fundamental do BB na migração para uma matriz econômica sustentável. O Banco está imbuído de práticas de sustentabilidade há mais de 30 anos, muito antes de se falar sobre sustentabilidade.

Já estava desenvolvendo a sua carteira de crédito para financiamento da agricultura de baixo carbono. Esta carteira completou 10 anos em 2021, atingindo R$7,4 bilhões. No ano passado, focamos em iniciativas para o financiamento de energia renovável para os diversos segmentos de clientes e chegamos a uma carteira de R$8,5 bilhões.

Hoje, mais de 30% da carteira de crédito do Banco do Brasil é considerada sustentável, ou seja, são operações onde financiamos atividades ou segmentos que trazem impactos socioambientais positivos ou que tenham adicionalidades ambientais e sociais. Essa carteira totalizou R$291,4 bilhões. É uma marca impressionante. 

Essa carteira segue taxonomias e parâmetros internacionais e é, inclusive, validada por uma terceira parte. Essa nossa posição foi um dos critérios mais importantes na nossa classificação como Banco mais sustentável do mundo pela terceira vez consecutiva, pela Corporate Knights em seu ranking Global 100. Isto além de outros reconhecimentos nesta área.

Com tudo isso, tenho a certeza de que o Banco do Brasil vai permanecer se posicionando na vanguarda, presente e relevante na vida dos brasileiros.

Fonte: Banco do Brasil

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2. Apesar de ser uma empresa centenária e de economia mista, o Banco do Brasil possui um dos aplicativos de celular mais bem avaliados pelos usuários. Como é possível conciliar a cultura de uma instituição tão antiga com os desafios tecnológicos que o setor financeiro vem passando e quais as principais iniciativas do BB para acompanhar tais circunstâncias?

O fato do BB ter o seu aplicativo reconhecido há muitos anos como o melhor do mercado é a prova deste banco moderno e inovador de que estamos falando, fruto da reinvenção constante da organização. Minha administração está empenhada em estimular ainda mais inovação, colocando o banco como agente transformador do mercado financeiro brasileiro.

Investimos em pesquisa da experiência do usuário e estamos aperfeiçoando as soluções de forma que sejam cada vez mais amigáveis e intuitivas para se utilizar. Temos levado também nossas soluções com uma ótica de omnichannel, ou seja, um canal integrado que permite que uma transação seja realizada em diversos canais, passando do físico ao digital. Além disso, temos diversificado a oferta de produtos e serviços, trazendo soluções não financeiras, o que traz ainda mais recorrência no uso do nosso app.

O grande diferencial do Banco do Brasil é ser um banco com uma gama de ofertas no digital, englobando necessidades das pessoas em seus mais diversos níveis de vida, integrados com uma presença física. Assim, o cliente pode ser atendido pelo meio que lhe for mais conveniente e no momento em que for adequado. É dar poder aos clientes para decidirem a melhor abordagem.

Temos investido também muito em inteligência analítica, para conhecer melhor nossos clientes, e a partir disso prover soluções desenhadas aos diversos perfis. É uma microsegmentação, passando da segmentação tradicional baseada apenas na renda, para uma segmentação em comportamento e preferências, construindo um banco para cada cliente.

Fonte: Banco do Brasil
  1. 3. Quais as principais estratégias atualmente do BB para fazer frente às concorrências que as Fintechs vêm trazendo, como crédito P2P, sistemas de pagamento descentralizados, zerar as tarifas, entre outras?

Assim que assumi o Banco do Brasil, trouxe 10 iniciativas estruturantes olhando para o futuro da organização. Estas iniciativas passam por tornar o BB um banco digital na prática, transformando a relação com nossos clientes e colaboradores, construindo uma nova abordagem em serviços financeiros. 

Para isso, foco no desenvolvimento de competências em nossos colaboradores, estimulando a requalificação profissional para atender as demandas deste novo cenário competitivo. A construção do banco passa pela eficiência e lucratividade, construindo resultados sustentáveis que atendam nossos acionistas.

E nesse contexto, entendo que o relacionamento próximo com os clientes é o nosso diferencial. A proximidade, somada à disponibilidade integrada em múltiplos canais, inclusive o físico, e a disponibilidade de uma plataforma ampla de produtos e serviços, nos coloca à frente nesse cenário competitivo mencionado. 

Nós temos aprimorado nosso atendimento com especialização. Por exemplo, construímos estruturas especializadas para os clientes de perfil investidor que passaram a contar com um gerente dedicado. Também temos aprimorado nosso modelo de negócios de cartões, concedendo benefícios de acordo com o perfil de cada cliente. Hoje não há nada que uma fintech ofereça que o BB não disponibilize.

Fonte: Banco do Brasil

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  1. 4. Quais os principais planos do BB para os clientes e para os investidores em 2022?

Para os nossos clientes, o compromisso é com o atendimento excepcional, entregando um banco moderno e que lhe permita se relacionar de forma conveniente e nos canais desejados, assim como uma instituição que traga inovação em seus produtos e serviços, entregando soluções bancárias e não bancárias.

Falando dos nossos investidores, o compromisso é entregar uma rentabilidade compatível com o perfil da instituição, com resultados que sejam recorrentes e sustentáveis. 

Em 2022, o BB aprovou a distribuição de 40% do seu resultado aos acionistas e nossa perspectiva é que esse valor seja maior do que o distribuído no ano passado. Hoje, temos mais de 870 mil acionistas, e o número de pessoas físicas em nossa base de clientes tem aumentado nos últimos anos.

Evolução do desempenho do preço das ações do BB desde 2021

Fonte: Levante Corp
  1. 5. As ações do BB hoje estão negociando com descontos expressivos frente aos bancos privados quando olhamos para múltiplos como V/VPA e P/L, apesar de estar apresentando lucros e resultados considerados consistentes pelos analistas. Na sua visão este desconto com relação aos pares é justificável?

Em nossa visão, os múltiplos atuais do BB não representam adequadamente o desempenho operacional e as entregas recentes do time do BB, tampouco a capacidade de geração de resultados futuros da organização.

Tanto o resultado de 2021 quanto a orientação de 2022 deixam claro que, nessa gestão, nós temos compromisso com resultados consistentes e com a entrega de soluções modernas para nossos clientes.

Nós temos confiança que seguir com a consistência em nossas práticas e a entrega de resultados crescentes é a melhor forma de trabalhar para que a cotação das ações reflita melhor a alta qualidade da nossa empresa.

Fonte: Banco do Brasil
Fonte: Banco do Brasil
  1. 6. Como foi sua trajetória até se tornar CEO do BB e como você espera que serão os próximos anos?

Meu pai também foi funcionário do Banco do Brasil e me passou este compromisso com o trabalho. Sinto como se tivesse nascido no BB, pois construí minha história profissional dentro do banco, que foi uma grande escola.

Tomei posse na agência Planaltina de Goiás, passei por várias experiências como executivo, em projetos importantes na gestão de risco e de compliance. Passei pela gestão no exterior quando fui gerente do Banco do Brasil em Madrid (Espanha) e como representante do Banco na operação de aquisição do Banco Patagônia (Argentina). Fui presidente da BB Consórcios antes de me tornar CEO do Conglomerado Banco do Brasil.

Tenho dedicado todos os meus dias nestes últimos anos para entregar o meu melhor e me orgulho muito por isto.

O próximo passo é acelerar a transformação digital do Banco do Brasil, ganhando escala, e seguir prestando atendimento de excelência, entregando a melhor rentabilidade e com resultados cada vez melhores.

Fonte: Banco do Brasil

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