Top 5 filmes sobre o mercado financeiro

Tempo de leitura

4 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Conheça mais sobre o mercado financeiro com as nossas indicações exclusivas

Se você não é um ávido leitor de livros, uma imagem pode valer mais que mil palavras. Do mesmo modo, um filme pode lhe ajudar a entender sobre economia, mercado de ações, negociação e muito mais, como ocorre com alguns dos melhores filmes do mercado financeiro.

Atualmente, há inúmeros filmes aclamados pela crítica baseados no mercado financeiro,  com histórias impressionantes e grandes atores, que garantem um ótimo entretenimento.

Sendo assim, aqui está uma lista dos 5 melhores filmes de mercado financeiro que valem a pena assistir.

Se você deseja estar sempre um passo à frente e fazer bons investimentos, seja um membro Vip no iHUB Lounge. Aproveite nossos materiais exclusivos agora, o seu cadastro é gratuito clicando aqui.

The Big Short / A Grande Aposta (2015)

Um dos top filmes do mercado financeiro é o The Big Short. Ele é baseado no livro de não-ficção escrito por Michael Lewis e dirigido por Adam Mckay. O filme, estrelado por Christian Bale, Steve Carell, Brad Pitt e Ryan Gosling, trata dos eventos reais da crise financeira de 2008 e conta três histórias separadas: o bem-sucedido investimento em fundos de Michael Burry, a entrada de Jared Vennett no mercado de credit default swap (CDS) e como Geller e Shipley obtiveram enormes lucros com a queda do mercado. 

Além disso, The Big Short foi vencedor do Oscar de 2015, na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, ganhando mais 37 prêmios. Em suma, trata-se de um ótimo filme sobre o mercado financeiro e, embora se concentre principalmente em dívidas e na crise do mercado de 2008, abrange muitos conceitos importantes de negócios, expondo ao público o impacto de eventos imprevisíveis.

The Wolf of Wall Street / O Lobo de Wall Street (2013)

Amplamente elogiado por Hollywood, o filme conta a história real de Jordan Belfort, que, por um método de vendas inteligente, ganha milhões ao persuadir investidores a investir em títulos baratos e sem valor.

Como resultado, os investimentos de seus clientes elevaram os preços cada vez mais, fazendo com que Belfort vendesse seus ativos com enormes lucros e, eventualmente, os investidores perderam dinheiro depois que os preços caíram.

Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, passou 22 meses na prisão por fraudar investidores em seu grande golpe. Em suma, o filme mostra a natureza dos operadores de Wall Street, bem como, as maneiras de cobrir seus rastros e fazer sua fortuna crescer.

Você também pode gostar: Top 10 livros sobre o mercado financeiro

Wall Street (1987) 

Considero um verdadeiro clássico dos filmes sobre o mercado financeiro, “Wall Street”, dirigido e co-escrito pelo aclamado diretor Oliver Stone e estrelado por Michael Douglas e Charlie Sheen, conta a história de um jovem corretor da bolsa que se une a um ladrão corporativo. 

A trama demonstra a importância das informações para se obter promoções, manipular os preços das ações e negociar informações privilegiadas, enquanto o protagonista evita ser pego pelas autoridades.

Em suma, o filme tenta mostrar a ganância associada a Wall Street e os excessos e hedonismo associados às finanças. 

Inside Job / Trabalho Interno (2010)

O filme é um documentário que leva os espectadores pelos dias que antecederam a recessão global de 2008, onde milhões de pessoas perderam seus empregos, suas economias e sua casa própria.

O documentário, dividido em cinco partes, apresenta entrevistas de alto nível com os principais tomadores de decisão e partes interessadas no mundo financeiro, explorando o setor bancário e as políticas que levaram à crise, fornecendo informações sobre as verdadeiras causas e consequências deste evento catastrófico.

Além disso, o documentário ganhou vários prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Documentário em 2011 e um Prêmio da Associação de Críticos de Cinema de Nova York.

Too Big to Fail / Grande demais para falir (2011)

Outro grande filme do mercado financeiro é a adaptação do livro best-seller de Andrew Ross Sorkin “Too Big to Fail: The Inside Story of How Wall Street and Washington Are Fighting to Save the Financial System and Themselves”, este documentário explora a crise financeira que levou à falência do Lehman Brothers.

O documentário busca explicar a mecânica por trás da crise e ajudar os espectadores a entender como ela se desenrolou até aquele ponto, capturando a frustração dos funcionários do governo à medida que todas as brechas eram corrigidas, seguidas por vazamentos maiores.

Em poucas palavras, o filme se concentra na crise de 2008, na importância da falsa estabilidade das instituições financeiras e nos danos que suas falhas causam à economia como um todo.

Bônus: Margin Call / Chamada de Margem (2011)

Dirigido por J.C. Chandor, o filme ganhador de oito prêmios e um Oscar, conta sobre uma empresa fictícia de Wall Street, revelando como as grandes instituições financeiras operam e as motivações das pessoas que nela trabalham. 

No filme, o chefe do departamento de risco, Eric Dale (Stanley Tucci) é demitido e, após deixar a empresa, tenta convencer os colegas de que o valor de determinados produtos que o banco vendeu ao longo dos anos podem conter muito mais risco do que sabiam os diretores, fazendo com que todos os ativos financeiros da empresa não sejam suficiente para cobrir as perdas.

Assim, o filme mostra claramente como o departamento de análise de risco é pouco visto e ouvido pelos outros, e como o banco vende produtos que as pessoas não conhecem. Em suma, pode-se observar o quão frágil o sistema financeiro pode se tornar e o potencial de ruptura total em uma onda de choque do mercado.

Você assistiu algum filme que acredita ser tão bom quanto algum dessa lista para entender melhor o mercado financeiro? Compartilhe conosco através do formulário abaixo, ou enviando para a nossa equipe nas redes sociais.