Por iHUB 07 de junho 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Entenda os motivos que levaram os fundos multimercado a se destacarem no ano de 2022, obtendo relevantes rendimentos no período

Mesmo com um início de ano turbulento, os fundos multimercados mostraram a sua força e o seu poder de rentabilidade. Os fundos multimercados se apresentam como uma ótima alternativa para aqueles que buscam a diversificação de seus investimentos através de estratégias que comportam tanto a renda fixa, renda variável, commodities e até mesmo a parte de câmbio.

Nesse sentido, essa categoria de investimento possui o histórico de entregar retornos superiores ao CDI, por exemplo, em janelas de médio e longo prazo e sem necessariamente correr o risco de crédito privado.

Você pode ter acesso a relatórios e planilhas exclusivas para ajudar nos seus investimentos. Acesse a nossa área logada, e aproveite!

O cenário macro e o impacto nos fundos multimercados

O cenário macroeconômico que tem trazido tanto medo aos investidores de ações, tem sido um dos grandes responsáveis pela boa rentabilidade dos fundos multimercados neste primeiro semestre de 2022.

A volatilidade posse ser explicada por diversos fatores, como: o aumento na taxa de juros em diversos países, como tentativa de reduzir os impactos da inflação, o conflito no Leste Europeu que fez com que o preço de commodities energéticas e agrícolas saltassem, assim como ações do setor de matérias básicas que também tiveram um relativo aumento.

Com isso, graças ao seu dinamismo e uma vasta possibilidade de aportes, os gestores de fundos multimercados conseguiram se ajustar e captar boas variações nos demais setores comentados acima, encorpando ainda mais a rentabilidade total de seus fundos.

As estratégias que mais renderam

Por conta da sua vasta extensão de possibilidades, os fundos multimercados apresentam algumas estratégias, são elas:

  • Estratégias Macro: Com foco no cenário macro, eles são responsáveis por alocações em juros e câmbio;
  • Estratégia Trading: Nesse caso, o foco é escolher ativos que apresentem boas rentabilidades num prazo curto;
  • Estratégia Long and Short: Conhecido por muitos como Equity Hedge, os gestores focam na renda variável, como ações para aumentar a rentabilidade do fundo, nesta estratégia o gestor fica comprado em uma ação e vendido em outra;

Nesse sentido, num período em que os índices de ações não estão performando tão bem, como é o caso do Ibovespa, Sp500 e outros, os grandes responsáveis pela elevada rentabilidade tem sido as estratégias macro, com foco nos juros.

Outra grande fonte que contribuiu para a rentabilidade dos fundos, foram as commodities. Com a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia, deflagrou-se uma rápida ascensão dos preços, principalmente das commodities energéticas e agrícolas.

O respaldo para tal acontecimento é explicado pela Rússia, que é grande fornecedor de petróleo e gás para a Europa e a Ucrânia, uma grande fornecedora de insumos agrícolas, como fertilizantes, para o mundo.]

Leia também: Por que os milionários escolhem investir em fundos multimercados?

Comparando resultados

Ao comparar resultados, entre investimentos mais comuns como índice de ações e ao CDI, que é de fato o benchmark dos fundos multimercados, a rentabilidade dos multimercados se sobressaem ainda mais.

Para fins de comparação com fundos multimercados, utilizamos o IHFA.O IHFA (Índice de Hedge Funds ANBIMA) é uma referência para a indústria de hedge funds. No Brasil, esses produtos se assemelham aos fundos multimercado de gestão ativa, com aplicações em diversos segmentos do mercado e várias estratégias de investimento.

Gráfico: Rentabilidade de outros segmentos

Fonte: Anbima / Elaboração própria

O que esperar dos fundos multimercados no segundo semestre?

Muitos investidores podem se perguntar se ainda dá tempo para realizar aportes nesta categoria, ou se o “boom” já passou e agora torna-se mais arriscado. No entanto, segundo o ciclo e o cenário macroeconômico, os investidores ainda podem obter rentabilidades favoráveis no segundo semestre.

Seguindo o caminho das grandes fontes de rentabilidade do primeiro semestre, muitos países ainda não começaram a elevar seus juros, como é o caso da Europa, com isso, gestores podem se aproveitar para aumentar a rentabilidade de seus fundos, como aconteceu no primeiro semestre.

Enquanto os impasses no leste europeu continuarem e possíveis lockdowns acontecerem na China, as commodities continuarão com uma volatilidade grande, o que pode acabar pela elevação dos preços e, consequentemente, alavancar novamente as rentabilidades dos fundos.

Além disso, os fundos multimercados possuem uma certa liberdade para migrar de uma estratégia para outra, coisa que os outros tipos de fundos geralmente não conseguem implementar devido a restrições em seus regulamentos ou regras da CVM.

Contudo, vale alertar aos investidores, que apesar do histórico de significativas rentabilidades no ano, os fundos multimercados atacam grande parte da renda variável, o que acaba por sinalizar riscos. Portanto, é papel do investidor ser capaz de analisar bons fundos e, claro, bons gestores.

Ficou com alguma dúvida? Preencha o formulário abaixo, e um dos especialistas de nossa empresa parceira vai te ajudar com os seus investimentos.