Como investir em fundos de investimentos internacionais?
Entenda como funcionam os fundos de investimentos internacionais e saiba como diversificar a carteira
Investir em fundos de investimentos internacionais pode ser uma ótima maneira para os investidores diversificarem seus portfólios e encontrarem oportunidades no mercado global, uma vez que esses fundos dão acesso a vários tipos de mercados, proporcionando uma oportunidade de crescimento e exposição a diferentes setores e moedas.
Desse modo, os fundos de investimentos internacionais agrupam recursos financeiros de investidores que compartilham um objetivo de investimento comum e investem o capital acumulado em instrumentos de patrimônio e dívida de empresas estrangeiras.
Benefícios dos fundos de investimentos internacionais
Os fundos de investimentos internacionais são uma excelente forma de diversificar sua carteira de investimentos e, assim, aumentar a rentabilidade. Inicialmente, eles dão acesso a fundos que podem ser usados para comprar ações em diferentes países, que podem ter um potencial de crescimento maior do que o mercado doméstico.
Aprenda mais sobre investimentos fazendo o cadastro gratuito na nossa área logada clicando aqui.
Além disso, a diversidade geográfica pode mitigar riscos específicos de um único país ou região, ou seja, para os investidores brasileiros, a possibilidade de proteção contra a desvalorização do real.
Outra vantagem é a possibilidade de comprar ações em setores e empresas que estão fora do alcance dos investidores locais, que podem impulsionar suas carteiras através do crescimento e o sucesso de empresas em todo o mundo.
De modo geral, um fundo de investimentos dessa categoria pode permitir que investidores comuns tenham acesso a empresas de tecnologia pioneiras, como nos EUA, ou indústrias emergentes em países em desenvolvimento.
Por fim, os fundos de investimentos internacionais também concedem aos investidores a possibilidade de usar as flutuações cambiais e, assim, explorar as oportunidades de arbitragem em diferentes moedas.
Desafios dos fundos dessa categoria
Embora os fundos de investimentos internacionais tendem a ter um efeito mágico nos retornos de longo prazo e na volatilidade do portfólio, esses benefícios também vêm com alguns riscos subjacentes.
Um dos problemas é a possibilidade de ter uma mudança de preço, já que a taxa de câmbio pode variar. Assim, os investidores devem estar preparados para lidar com a volatilidade da moeda e estudar formas de proteger seus investimentos, se necessário.
Outro perigo é a necessidade de compreender as particularidades da economia internacional, incluindo as características da política, da economia e das regras. Por essa razão, é fundamental fazer um estudo detalhado para compreender as particularidades de cada mercado.
Estratégias de investimento em fundos de investimentos internacionais
Antes de investir em fundos de investimentos internacionais, é importante definir uma estratégia de investimento clara. Por essa razão, aqui estão algumas estratégias que os investidores devem considerar.
Diversificação global
Investir em vários fundos que se adaptam a diferentes zonas geográficas e regiões econômicas pode reduzir o risco e aumentar as possibilidades de sucesso. No entanto, lembre-se de que, nos momentos mais sombrios, é fácil ignorar que os declínios do mercado, mesmo os grandes, são uma parte permanente da economia. É necessário ter uma análise completa sobre as economias ao redor do globo, para assim, ter perspectivas de onde alocar os investimentos.
Por isso, comprar ações, títulos e equivalentes a dinheiro a um preço mais baixo, por meio de fundos de investimentos internacionais, trata-se de uma excelente estratégia para equilibrar as necessidades por retornos e estabilidade.
Fundos temáticos
Buscar fundos que se concentram em setores específicos, como tecnologia, energia renovável ou saúde, permite aos investidores aproveitar o potencial de crescimento em áreas de destaque global.
Essa perspectiva de investimento difere da abordagem financeira tradicional, que se preocupa com a capacidade de uma empresa gerar lucros, em vez de sua relação com uma tendência ou tema maior.
Assim, os fundos de internacionais temáticos podem ser uma maneira poderosa de captar tendências emergentes e avanços tecnológicos, além de alinhar as origens e crenças pessoais de cada investidor.
Acompanhamento de mercados emergentes
Os mercados em desenvolvimento, como a China e a Índia, podem proporcionar grandes oportunidades de crescimento devido a fatores como o aumento da população, a urbanização, a classe média alta,os avanços da tecnologia e a variação de juros dentro dos países.
Além disso, muitos dos mercados em desenvolvimento têm recursos naturais muito ricos, uma base de consumidores que aumenta e custos de trabalho reduzidos, o que os torna atrativos.
Entretanto, comprar ações em mercados emergentes também possui um risco maior. Essas economias estão geralmente sujeitas a uma alta diversidade, instabilidade política e mudanças cambiais, o que pode causar um grande prejuízo para os investidores.
Em suma, investir em mercados emergentes através dos fundos de investimentos internacionais requer consideração cuidadosa e disposição para aceitar um nível mais alto de risco.
Antes de investir, é sempre importante consultar um profissional. Preencha o formulário abaixo e entenda como proteger os seus investimentos de grandes perdas. Após enviar a sua mensagem, um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato.