Por iHUB 05 de outubro 2023
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

O intuito é mesclar diversos tipos de investimentos para ter uma rentabilidade mais alta, mesmo com segurança – COE

Os certificados de operações estruturadas (COE) são ativos que aplicam em renda fixa e variável, buscando alinhar a segurança dos investimentos fixos com a rentabilidade da renda variável. Esse ativo usualmente paga 100% do valor investido e o lucro, mas existem modalidades de COE que pagam 100% do valor investido, mesmo que haja perdas, são os nomeados COEs com valor nominal protegido.

Tido como um investimento de médio a longo prazo, esse ativo é emitido pelo banco e é semelhante às Notas Estruturadas, negociadas nos Estados Unidos. Além disso, também é possível investir em COEs no mínimo R$5 mil. 

Ao aplicar em um certificado de operações estruturadas, a quantia é investida nas modalidades que aquele COE possui, sendo que, podem ter fundos, ações nacionais e internacionais, títulos públicos, etc. Mesmo com a diversidade, o custo de manutenção desse ativo é baixo.

O intuito é mesclar os investimentos para que a rentabilidade seja atingida com segurança e, nesse cenário, a maior parte do valor investido é em ativos de renda fixa e um valor menor é destinado aos investimentos em renda variável. 

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos como investidor. A sua entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Um exemplo é o COE MAN GLG da XP Investimentos, que tem um índice multimercado com fundos, ações, commodities e títulos no Tesouro Americano. Além disso, a data do investimento é prefixada e, no caso do COE MAN GLG, é de cinco anos.

Para quem é o COE?

Pensado para o público que está começando a operar no mercado de renda variável, o COE possui níveis de risco, de acordo com cada perfil investidor, seja ele arrojado, moderado ou conservador. 

Por ter a possibilidade de juntar diversas classes de ativos, cada COE tem o seu próprio nível de risco e rentabilidade, fazendo com que possa atender diversos perfis, embora seja mais indicado para o perfil de investidor moderado. 

Vantagens e desvantagens

Dentre as vantagens desse ativo, está o fato de que ele pode ser uma porta de entrada para investidores que almejam operar em renda variável. Outro ponto atrativo é a possibilidade de diversificação que ele pode oferecer, sendo que é possível ganhar na alta, na baixa ou em ambos. 

Você sabe analisar fundos imobiliários? Descubra agora clicando aqui!

Porém, entre as desvantagens temos a falta de liquidez no curto prazo, não ser garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) e para aqueles com valor nominal protegido, este só está realmente garantido na data do vencimento. O imposto de renda é a única tributação que afeta o COE, embora outras taxas possam ser aplicadas de acordo com cada corretora.

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!