Por iHUB 03 de novembro 2022
4 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Entenda o que é renda passivan e como você conseguirá ter uma vida com mais segurança financeira, tempo livre e independência

Sucesso nos investimentos está diretamente ligado ao hábito de investir. Este hábito deve ser incorporado ao dia a dia na gestão dos recursos provenientes do trabalho. 

No fundo, ao investir, há o anseio em se ganhar dinheiro com pouco ou nenhum esforço diário, reduzindo a necessidade da manutenção de custos de vida com os esforços do trabalho, trazendo consigo mais liberdade e flexibilidade ao investidor. Esse elemento-chave da independência financeira é chamado de renda passiva e exploraremos aqui seus principais conceitos.

Portanto, entender o que é renda passiva pode ser uma ótima maneira de ajudar os investidores a gerar um fluxo de caixa adicional, seja para administrar um negócio paralelo, planejar uma aposentadoria antecipada ou atender às necessidades e desejos que qualquer ser humano possui, como viajar e passear mais tempo com familiares e amigos.

O que é renda passiva? 

A renda passiva se traduz em ganhar dinheiro sem atuação ativa. Em outras palavras, é a renda que não vem diretamente do trabalho.

No entanto, é importante ressaltar que construir uma renda passiva não acontece da noite para o dia. É necessário ter um planejamento para construção de patrimônio que tenha segurança e que gere fluxo de caixa regular ao investidor.

A renda passiva pode ter origem de imóveis físicos alugados, ações ou fundos imobiliários que pagam dividendos, royalties e outros tipos de ativos, seja de bolsa ou não. 

Mas agora que você sabe o que é renda passiva, é importante entender quais são as formas de obtê-la.

Quais são as formas de gerar renda passiva?

Como mencionado anteriormente, a maioria das fontes de renda passiva precisa ser construída aos poucos ao longo do tempo. Assim, a independência financeira se torna possível após a construção de patrimônio que seja compatível com os objetivos de cada investidor.

Desse modo, vejamos algumas formas de “ganhar dinheiro dormindo”, diferenciando linhas de produtos que podem atender o investidor neste objetivo.

Leia agora: Ações, FIIs ou fundos, qual paga mais dividendos?

Ações pagadoras de dividendos

Por meio do mercado financeiro, os investidores podem comprar ações de empresas que compartilham os lucros com os acionistas pagando dividendos. Os dividendos são pagos por ação, portanto, quanto mais ações um investidor possuir, maior será o pagamento, sendo esta uma das principais fontes de renda passiva.

No entanto, para isso, é necessário que os investidores tenham uma boa avaliação da empresa com base em seu equilíbrio financeiro, bem como em suas perspectivas de longo prazo. Portanto, os dividendos podem ser coletados regularmente a partir de uma perspectiva de longo prazo.

Vale a pena notar que as ações que pagam dividendos normalmente remuneram os acionistas trimestral, semestral ou anualmente, permitindo que os investidores reinvistam os dividendos, gerando juros compostos.

Quer ter acesso a relatórios que mostram quais ações tendem a pagar dividendos no futuro? Faça o seu cadastro em nossa plataforma e confira! O cadastro é gratuito clicando aqui.

Fundos de investimento 

Alguns fundos de investimento destinam capital exclusivamente para empresas pagadoras de dividendos, a fim de gerar renda regular para seus cotistas. Com isso, os investidores não recebem os dividendos em dinheiro mas o próprio fundo reinveste os valores aumentando seu patrimônio investido.

Portanto, para os investidores que buscam principalmente gerar renda por meio de ações que pagam dividendos, um fundo de investimento focado em dividendos pode não apenas fornecer os benefícios da diversificação, como também uma gestão profissional contínua, além de traduzir suavemente a receita trimestral de dividendos em aumento de patrimônio aos cotistas.

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) alocam capital diretamente em imóveis residenciais ou comerciais, como shopping centers, hotéis e prédios de escritórios, onde a renda desses espaços é distribuída aos cotistas dos FIIs.

Essa classe de ativos é voltada para investidores com foco em renda passiva porque possui pagamentos mensais de dividendos, colaborando com a liquidez destes rendimentos para aqueles investidores que buscam esses recursos para tanto reinvestir como para subisidiar seus custos de vida. 

Além disso, essa categoria normalmente apresenta uma volatilidade menor do que o mercado de ações.

Outro ponto que chama atenção dos investimentos em FIIs é que seus dividendos são isentos de imposto de renda, outro ponto favorável com relação às ações.

Quais são as vantagens de possuir uma renda passiva?

Há apenas 24 horas em um dia. Esta é a quantidade total de tempo que uma pessoa consegue gerar renda ativa através do produto de seu trabalho (seja intelectual ou físico). No entanto, ao investir uma parte de sua renda e criar um fluxo de renda passiva, é possível aumentar sua renda e gerar uma série de benefícios. Vejamos alguns.

Segurança financeira

Mesmo que o investidor ainda planeje manter seu emprego, ter várias fontes de renda pode ajudar a melhorar sua segurança financeira. Desse modo, caso esteja desempregado ou doente, ainda poderá ter fundos para pagar suas despesas. 

Mais tempo livre

Ganhar dinheiro por meio de fluxos de renda passiva permite liberar tempo na agenda. Com isso, o investidor pode optar por passar mais tempo com sua família, buscar por projetos criativos, novas ideias de negócios ou viajar pelo mundo.

Independência financeira

A independência financeira é definida como ter renda suficiente para cobrir as despesas sem ter que trabalhar ativamente. Isso permite que os investidores se aposentem mais cedo e tenham mais liberdade para viver da maneira que escolherem.

Foi possível entender o que é renda passiva e suas vantagens? Através do formulário abaixo, um especialista da iHUB Investimentos, nossa empresa parceira, pode esclarecer dúvidas e ajudar a montar um portfólio que te proporcione renda passiva todos os meses.