Por iHUB 03 de novembro 2021
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Conheça as principais vantagens de ter um perfil de investidor qualificado e como saber se um fundo é destinado para você

Investidor qualificado é um termo criado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para falar sobre uma pessoa (física ou jurídica) com mais de R$ 1 milhão investidos. Contudo, este valor no mercado financeiro deve ser atestado por escrito para que o investidor tenha este nome.

Quer saber qual é o seu perfil investidor? Abra sua conta com a gente e descubra: clique aqui!

Assim, mesmo que você tenha este valor aplicado, você precisa declarar de maneira formal. Para isso, é preciso pedir para a sua corretora o chamado Termo de Investidor Qualificado e preencher. Em seguida, você já está apto a receber opções exclusivas de investimento.

Entretanto, também é possível ser um investidor qualificado com base em outros critérios. Então, você não precisa ter todo este montante investido se: for um investidor profissional, tenha sido aprovado em um exame de qualificação técnica ou possuir certificação aprovada pela CVM.

No caso desta certificação, você pode ser registrado como agente autônomo de investimento, analista, consultor de valores mobiliários ou mesmo administrador de carteira. Mas atenção: isso em relação aos seus próprios recursos.

Por fim, este status também pode vir por meio de clubes de investimento. Neste caso, eles devem ter a carteira gerida por um cotista ou mais que já tenham o título de investidor qualificado.

A definição de investidor qualificado é feita pela instrução 539 da Comissão de Valores Mobiliários, mas é bom que você saiba que há um debate para a revisão destes critérios. Assim, é possível que o valor mínimo também possa cair para R$ 627 mil em aplicações.

Leia também: Como investir em cenários de incerteza

Quais as vantagens de ser um investidor qualificado?

Uma das grandes vantagens é ter muitas opções na hora de investir. Isso porque, se você consegue este título, você pode ter acesso a investimentos mais restritos. Então, não é apenas uma questão de status.

Com maior variedade na hora de investir, você aumenta as chances de ter um retorno maior. Entretanto, o risco também é mais alto. Por isso, se você está pensando em ser um investidor qualificado para ter acesso a mais opções, tome cuidado com suas escolhas.

Mas, por que mais riscos? Quando um investidor qualificado acessa investimentos mais restritos, ele acaba tendo contato com opções que não são tão conhecidas. Assim, é preciso conhecer muito mais sobre o mercado financeiro.

Para ficar atualizado sobre as melhores opções de investimentos e consumir materiais gratuitos que podem te ajudar a entender mais sobre o mercado financeiro, se inscreva em nossa área VIP, o iHUB Lounge. Cadastre-se!

Como saber se um fundo é para investidor qualificado?

Em geral, são fundos de acesso restrito para investidores comuns. Portanto, essa é a melhor forma de identificar que o fundo é exclusivo para quem tem o perfil qualificado.

As opções mais comuns são FIP (Fundos de Investimentos em Participações), FIEX (Fundo de Investimento no Exterior), FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) e FII (Fundos de Investimentos Imobiliários).

Outras opções são os CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários), e os CRA (Certificados de Recebíveis do Agronegócio). Entretanto, cada instituição oferece um tipo de produto e fundo exclusivo para os investidores qualificados. Assim, você deve conferir o portfólio das corretoras.

Para conhecer o nosso portfólio e saber quais são as opções para investidor qualificado, fale conosco! É só preencher o formulário abaixo.