Por iHUB 11 de março 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Com o investimento, é possível se aposentar sem precisar depender do INSS

Já ouviu falar na previdência privada da XP? Com esse tipo de investimento, é possível se aposentar sem depender do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nem precisar esperar passar dos 60 anos para isso.

Mas, afinal, a previdência privada da XP é boa? Como funciona e como é possível contratar? Separamos todos esses detalhes para que você possa tomar sua decisão!

O que é a previdência privada da XP?

A previdência privada da XP é uma aplicação que você investe o seu dinheiro para poder receber um “salário” no futuro. 

Além disso, ela permite que você desista do plano e pode, eventualmente se assim desejar, resgatar o dinheiro de uma só vez. Se esta for sua opção, os valores também são corrigidos como em um fundo de investimentos tradicional.

Portanto, a previdência privada é mais uma opção de investimento. A diferença é que o foco é no longo prazo, pensando no momento da aposentadoria.

Em suma, existem duas modalidades de previdência privada: PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

No primeiro caso, o valor pago ao plano é abatido no Imposto de Renda. Entretanto, o valor tem que representar até 12% da renda bruta anual. Além disso, quando você sacar o dinheiro, vai pagar o imposto referente ao valor total do resgate.

Então, se você declarar o IR pelo modelo completo e contribuir para o INSS, este é o modelo ideal para você. Isso porque há benefício fiscal.

Leia também: Quais são os benefícios exclusivos da previdência privada da XP?

Já no segundo caso, o VGBL não pode ser abatido no Imposto de Renda. Entretanto, quando você saca o dinheiro, tem o imposto cobrado apenas sobre o rendimento.

Assim, esta opção é mais ideal para quem é isento ou declara o IR pelo modelo simplificado. Também é a melhor alternativa para quem quer aplicar mais de 12% da renda bruta ou diversificar os investimentos.

Em ambos os casos, você pode escolher se a renda vai ser recebida por um período específico ou se vai ser vitalícia. Também é possível definir se os filhos ou o cônjuge vão continuar recebendo após o titular do plano morrer.

Você também pode adicionar um pecúlio por morte ou invalidez. Neste caso, se a pessoa perde as condições de trabalho, recebe o dinheiro. Em caso de morte, a família recebe o valor acumulado.

Como contratar a previdência privada da XP?

Em primeiro lugar, você deve escolher a modalidade da previdência (se é PGBL ou VGBL). Depois, você deve verificar o modelo de tributação, se segue a tabela progressiva ou regressiva. Por fim, você é hora de adquirir o plano que mais se encaixa no seu perfil. Você pode optar por um plano com base no CDI e taxa de juros Selic. Neste caso, o risco é mais baixo.

Outra opção é investir em títulos indexados à inflação. Assim, o risco é moderado, ou seja, um pouco maior, mas não muito.

Quer saber mais sobre os benefícios de ter uma previdência privada? Faça o seu cadastro gratuito em nossa área logada, e confira o nosso e-book sobre o tema.

Além disso, você pode optar por fundos multimercado. Nesta alternativa, o retorno é melhor a médio ou longo prazo, mas os riscos são altos.

Por fim, há a opção do fundo dinâmico, que é uma mistura de renda fixa de curto e longo prazo, inflação e Renda Variável. O risco deste tipo de fundo também é maior do que aqueles que possuem como referência o CDI.

Vale a pena contratar os planos de previdência da XP?

Se você está buscando uma alternativa ao INSS e quer garantir sua aposentadoria, pode ser a saída. Além disso, se o seu interesse é em um investimento em que o seu dinheiro renda para resgatar depois, esta também pode ser uma boa alternativa.

Ao todo, são mais de 50 planos, você pode conferir clicando aqui. Assim, você pode escolher a melhor opção que se adequa ao seu perfil!