Por iHUB 29 de outubro 2021
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Destaque do mês foi para fundos de renda fixa de duração alta

Se você está aqui, é porque quer saber quais foram os melhores investimentos de setembro e os que não foram assim tão bem. O destaque foi para os fundos de renda fixa que têm duração alta. Neste caso, a rentabilidade média foi de 3,26%. 

Mas você sabe por que esse resultado foi tão bom para esse tipo de investimento? Primeiro porque houve um aumento na taxa Selic. Em suma, essa é a taxa básica de juros da economia.

No começo do ano, a Selic estava em 2%. Após cinco aumentos seguidos, a taxa chegou a 6,25%. Então, os investimentos que estão atrelados a esse índice acabaram tendo mais destaque.

Descubra como a Taxa Selic influencia nos seus investimentos

Quando isso acontece, ou seja, quando essa taxa está alta, o investidor tem ganhos. Este resultado se dá devido ao “carrego”, que é ter o título em carteira, pois a parcela remunerada pelo indexador traz ganhos, acompanhando a Selic.

Segundo lugar do ranking de melhores investimentos de setembro

A medalha de prata vai para o Tesouro IPCA 2024, na lista de melhores investimentos de setembro. A rentabilidade acumulada no mês foi de 0,71%. Segundo os analistas, esse resultado é digno de segundo lugar!

Na prática, um título que é indexado ao IPCA se beneficia deste cenário em que há alta da inflação. Recentemente, o índice foi elevado para 8,45%. Portanto, o Tesouro IPCA 2024 ganhou destaque na carteira dos investidores.

Que tal começar a investir com um dos escritórios de investimentos mais promissores do Brasil? Abra sua conta já!

E os melhores investimentos de setembro de renda variável? 

Até agora, estamos falando só de renda fixa, mas e os melhores investimentos de setembro considerando renda variável, também entram na lista? Claro que sim!

Neste caso, os vencedores foram o multimercado investimento no exterior, com alta de 0,31%, e o multimercado livre, que teve uma alta de 0,13%.

Piores investimentos em setembro

Agora que você já sabe quais foram os melhores do mês, vamos falar um pouco sobre as piores escolhas. Primeiramente, considerando a renda fixa, o pior foi o Tesouro IPCA+ 2045, que teve queda de 7,77%.

Apesar de ter um nome parecido com um dos melhores investimentos, esse tem uma diferença importante: é o título híbrido. 

Afinal, por que esse resultado foi tão ruim? Em geral, os títulos prefixados tendem a sofrer um pouco mais no que chamamos de marcação ao mercado. Ou seja, o ajuste do valor pelo preço de mercado em um dia específico.

Quer ter acesso as melhores carteiras do mercado? Inscreva-se em nossa área VIP!

Isso acontece porque os investidores “emprestam”, mas querem de volta um maior prêmio de risco. Portanto, o resultado é um prêmio de risco maior e um preço menor para o título.

Como falamos sobre os melhores investimentos de setembro, incluindo renda variável, agora temos que falar sobre o pior do mês. De acordo com os analistas, neste caso o desempenho mais baixo foi do fundo de ações índice ativo. Neste caso, a rentabilidade foi de 3,81%.

Desta vez, a explicação é um pouco mais simples: a bolsa fechou em queda de quase 6%. Então, o resultado não foi muito positivo para esse fundo de ações.

Ao ver estes resultados, você acredita que fez uma boa escolha para os seus investimentos? Se você se interessou pelos resultados de setembro, pode se interessar por este artigo: 5 perguntas e respostas sobre volatilidade nos investimentos

Você sabe quais são os benefícios que um assessor de investimentos pode trazer para suas aplicações? Ainda não? Preencha o formulário abaixo e descubra!