O que é Taxa Selic e como ela influencia os seus investimentos?

Tempo de leitura

3 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Entender o índice pode te ajudar a ganhar mais dinheiro na hora de investir

Você já ouviu falar na Taxa Selic? Para quem investe, o termo não é estranho, mas afinal, na prática, como ela pode influenciar nos seus investimentos?

Em primeiro lugar, é bom ter em mente que a Selic pode ajudar a ganhar mais dinheiro na hora de investir. Assim, você precisa conhecer este poderoso índice.

Taxa Selic detalhada

Afinal, o que é Taxa Selic? O termo na verdade é uma sigla, que significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia. Em suma, trata-se de um sistema do BC (Banco Central) para registrar as operações de títulos escriturais do Tesouro Nacional.

De uma forma mais simples, é a taxa básica de juros da economia. Portanto, é o principal instrumento de política monetária que o BC utiliza para controlar a inflação.

Com isso, a Taxa Selic influencia todas as taxas de juros do Brasil. Assim, sua variação interfere diretamente em empréstimos, financiamentos e, claro, investimentos.

O chamado Sistema Especial de Liquidação de Custódia nada mais é do que uma infraestrutura do mercado financeiro. Com isso, é possível fazer transações de títulos públicos federais.

Diariamente, são feitas inúmeras operações bancárias no país. Assim, a Selic é a taxa média ajustada dos financiamentos de cada dia que são apurados neste sistema. Na prática, o BC impõe que os bancos fechem o dia com um equilíbrio no caixa.

Mas para que tudo isso? É simples, para que não haja excesso de dinheiro em circulação. Agora ficou mais fácil entender o porquê de a inflação ser controlada por meio da Selic, não é mesmo?

Como a Taxa Selic é calculada?

Para que tudo isso seja possível, na prática, as instituições fazem empréstimos umas para as outras. Também há uma taxa de juros e a emissão de títulos em um prazo curtíssimo.

Portanto, é feita uma média ponderada e ajustada. Esse valor é divulgado todos os dias e é o que chamamos de Selic Overnight. Também é possível obter a Selic anual, que é o valor divulgado a cada ano.

Outros “nomes” para a taxa são a Selic Meta (que é a que conhecemos) e Selic Over. A primeira é estabelecida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) em reuniões.

Já a segunda é a média de todas as operações que usam a taxa como base. Ou seja, o número real praticado no mercado.

Preciso saber calcular a Taxa Selic?

O cálculo da Taxa Selic é feito pelo próprio Sistema Especial de Liquidação e Custódia depois que as operações são encerradas, à noite. Assim, não precisamos nos preocupar com fórmulas e contas.

Contudo, é importante saber qual é o valor da Taxa Selic no dia, para saber como isso pode influenciar seus investimentos. Você pode consultar o  site do Banco Central do Brasil para saber mais.

Como a Taxa Selic influencia os investimentos?

Na prática, alguns investimentos são diretamente associados à Taxa Selic. É o caso de alguns títulos públicos do Tesouro Direto. Por exemplo, o Tesouro Selic tem rendimento maior se a Selic aumentar e retorno menor quando a taxa cai.

No caso do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), o valor na prática é com base na taxa Selic Over. Então, eles são semelhantes. Quando um cai, o outro diminui e vice-versa.

Outro caso é que, quando a Selic está muito alta, o valor do dólar tende a cair. Então, se você compra esta moeda para investir, também deve ter maior atenção.

Além disso, quando a taxa sobe, os juros de financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. É isso que faz as pessoas consumirem menos e a inflação cair. Por sua vez, quando a taxa cai, os juros ficam menores e o consumo é estimulado.

Quer saber como a taxa Selic pode influenciar nos seus investimentos? Entre em contato pelo formulário abaixo: