Por iHUB 18 de setembro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Ibovespa passa por cenário de recuperação e bolsas norte-americanas seguem em queda

O Ibovespa teve uma semana de recuperação, se mantendo entre os 115 e 118 mil pontos. Além disso, alguns indicadores contribuíram para a melhora do humor na semana, como os dados da China de varejo e indústria acima das expectativas, que puxaram os preços das commodities e, consequentemente, a Vale e o setor de siderurgia e mineração no mundo.

Em Wall Street, as bolsas encerraram em posições mistas, pesando as preocupações de inflação, após os dados de agosto puxados pelo preço da gasolina. A inflação nos EUA em agosto veio +0,6%, mas com o núcleo da inflação em +0,3%, acima dos 0,2% esperado. Um dos motivos da alta do índice foi a alta dos combustíveis, devido à subida do barril de petróleo no último mês.

O preço ao produtor subiu 0,7% em agosto, contra a expectativa de 0,4% e +1,6% na comparação anual, contra +1,2% projetado. As vendas no varejo tiveram alta de 0,6% em agosto, acima do esperado de +0,2%.

Fonte: Investing

Na Europa, o Banco Central Europeu subiu em 25pts as taxas de juros devido a riscos inflacionários ainda persistirem nas economias da região. Enquanto na China, o Banco Central da China baixou a taxa dos depósitos compulsórios em 25 pontos na tentativa de estimular a economia.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para multiplicar os ganhos como investidor. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Cenário Local

O IPCA de agosto veio em +0,23%, abaixo dos 0,28% projetados, dentro disso, o índice foi afetado pelo setor de habitação, liderado pela energia elétrica, com o fim do bônus de Itaipú. Além disso, as vendas no varejo subiram 0,7% em julho, acima dos 0,5% esperado.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros teve leve recuo na parte curta e vencimento no miolo da curva, com IPCA abaixo do esperado. Enquanto a parte longa da curva ficou parada com o exterior influenciando.

Câmbio e Commodities

O Real teve apreciação na semana com alta das commodities favorecendo o fluxo para o país.

As commodities tiveram uma semana de recuperação com dados do varejo e indústria acima do esperado de agosto, puxando os preços das commodities para cima. Já as expectativas de manutenção de cortes de barris pela OPEP e Rússia puxaram o preço do barril para perto dos USD 94.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa continuam atrativas, após abertura da curva de juros na semana anterior. Assim, títulos públicos voltaram a ser procurados. A semana ainda teve grandes emissões de crédito privado em andamento no mercado primário.

Perspectivas para a semana

A semana terá importantes decisões das taxas de juros pelo mundo, com a super quarta de Copom e FOMC, além de decisões dos bancos centrais na Inglaterra, Suíça e Japão.

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!