Onde investir em 2026, segundo a XP
Saiba quais os cenários de cada uma das modalidades de investimento para entender onde investir em 2026
Com o cenário macroeconômico em constante evolução, o investidor brasileiro se depara com um ano de 2026 repleto de nuances. Portanto, entre a trajetória da inflação e as movimentações políticas, a pergunta que domina o mercado é: onde investir em 2026 para proteger o patrimônio e buscar rentabilidade?
Por isso, baseado nas análises mais recentes do time de Research da XP Investimentos, detalhamos a estratégia de alocação que equilibra cautela, proteção e oportunidades.
O Cenário macro: Juros e inflação
Antes de tudo, para entender onde investir em 2026, é preciso primeiro olhar para os fundamentos da economia brasileira. A XP projeta um ano de transição. Após um período de taxas de juros extremamente elevadas, 2026 sinaliza o início de uma flexibilização monetária, com a Selic tendendo a sair dos 15% para o patamar de 12% a 12,5%.
O iHUB Conteúdos possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para multiplicar os ganhos como investidor. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
Embora a inflação (IPCA) dê sinais de estabilização próxima aos 4%, o grande fiel da balança continua sendo o risco fiscal. Portanto, a capacidade do governo de cumprir metas de gastos é o que determinará se o Banco Central terá espaço para cortes mais agressivos ou se precisará manter o freio de mão puxado.
Renda Fixa ainda se mantém atrativa
Primeiramente, mesmo com a queda gradual da Selic, a Renda Fixa continua sendo a base de qualquer carteira resiliente em 2026. A lógica é simples: com juros reais (juro nominal menos inflação) ainda elevados, o prêmio de risco é excelente.
Confira o relatório completo da XP sobre onde investir em 2026
- Títulos Atrelados à Inflação (IPCA+): considerados atrativos pela XP. Eles garantem o poder de compra e oferecem taxas reais que historicamente superam a média de longo prazo.
- Pós-fixados (CDI): essenciais para a reserva de oportunidade. Enquanto a Selic não atingir um dígito, o CDI segue entregando retornos robustos com baixa volatilidade.
O que esperar na Renda Variável?
A XP aponta, para quem busca saber onde investir em 2026 na bolsa de valores, a seleção de ativos de alta qualidade, em vez de simplesmente “comprar o índice”. Entre os setores de destaque, o Financeiro é apontado, com a sugestão de instituições, como o Itaú (ITUB4), que possuam balanços sólidos e capacidade de repasse de custos.
Além disso, empresas de Utilidade Pública, como a Equatorial (EQTL3), também são indicadas por apresentarem receitas previsíveis e resiliência a ciclos econômicos. Adicionalmente, o setor de Bens de Capital, exemplificado pela Marcopolo (POMO4), é visto como promissor, beneficiando-se da renovação de frota e do aumento das exportações.
Dólar e Investimentos Globais
Em um ano que antecede as eleições presidenciais, a volatilidade do câmbio é esperada. A XP enfatiza que a dolarização não é especulação, mas sim um seguro contra essa volatilidade, com a expectativa de que o dólar flutue entre R$ 5,60 e R$ 5,80.
Leia também: Aprenda a fazer um planejamento financeiro para a sua vida pessoal em 2026
Além disso, a exposição a ações e bonds globais, especialmente no mercado americano, é recomendada para diversificar riscos geográficos e acessar teses de crescimento, como a Inteligência Artificial, que não estão tão presentes no mercado local.
Portanto, ao decidir onde investir em 2026, a diversificação é a palavra-chave. O cenário permite uma exposição mais otimista em ativos de “tijolo” (Fundos Imobiliários) e ações seletivas, desde que essa alocação esteja ancorada por uma sólida base em renda fixa atrelada à inflação.
Veja mais informações na live transmitida pela XP sobre onde investir em 2026:
Ressaltamos que este texto serve somente como informação e não deve ser considerado como uma recomendação para comprar ou vender ativos de nenhuma natureza.
Antes de investir, é importante consultar um especialista. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Conteúdos, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.