Panorama de julho – Onde Investir no Segundo Semestre
Pausa no Rally?
O mês de julho tem sido marcado por uma indefinição na continuidade da alta do mercado de ações. O Ibovespa, após atingir o topo de 120 mil pontos , segue em zigue zag, com baixo volume de operação por ser um período de férias. Veja agora onde investir no segundo semestre.
A queda da curva de juros futura, que sustentou o bom momento de mercado ao longo do 2º semestre, também parece ter encontrado um piso próximo aos 10% ao ano. Apesar dos dados positivos da inflação nos últimos meses.
Ainda assim, boa parte dos analistas e gestores está muito mais otimista hoje do que no início do ano. Considerando que o cenário mais pessimista, com a revogação das reformas mais recentes e uma guinada radical à esquerda, foram contidas pelo congresso.
Renda Fixa
O IPCA recuou 0,08% em junho, ante a maio, deixando a inflação acumulada em 3,16% em 12 meses. Resultado bastante positivo para posições pré-fixadas, sinalizando que o Banco Central tem total condições de iniciar um corte de juros já na próxima reunião, que acontece em agosto.
Este fator pode ter afetado momentaneamente os papéis de renda fixa indexados ao IPCA, fazendo-os render abaixo do CDI nos últimos meses, no entanto, este fato é positivo para a marcação a mercado dos ativos, principalmente para aqueles com vencimento a longo prazo.
Aprenda mais sobre como fazer bons investimentos fazendo o cadastro gratuito em nossa área logada clicando aqui.
Interesse em aumentar o risco alcança maior nível desde o início da pesquisa
Uma pesquisa da XP, realizada em julho, apontou que 65% dos clientes planejam aumentar sua alocação em ações, um aumento considerável em relação ao final de 2022, que apontava apenas 14% de clientes propensos a comprar ações.
No entanto, na mesma pesquisa, os entrevistados apontam que a situação fiscal ainda preocupa, sendo o principal risco para a continuidade do breve momento positivo que estamos vivendo nos últimos 3 meses.
Os setores mais acompanhados e comprados estão sendo: Financeiro, Eletrico, Saneamento e Commodities. Geralmente considerados mais maduros e com lucros mais previsíveis.
No entanto, não podemos deixar de citar que as construtoras e varejistas também passaram por uma recuperação considerável e bem acima da média do Índice.
Reflexões para o segundo semestre de 2023 na Bolsa
O time de analistas da XP projeta um cenário favorável para o Brasil. Embora o mercado já tenha em grande parte precificado a perspectiva de taxas de juros mais baixas, acreditam que ainda há oportunidades para grupos específicos de ações à medida que as taxas continuam a cair. São citadas justamente as empresas da categoria Small Caps, porém adotando uma abordagem seletiva de qualidade.
Por outro lado, apostam menos em empresas ditas de Valor ou ligadas a commodities e exportadoras, que tendem a ser mais afetadas por preços mais baixos das matérias primas, dólar mais fraco e taxas de juros mais baixas.
No geral, o mercado surpreendeu positivamente nos últimos meses, tanto no Brasil como nos EUA. Tivemos uma desaceleração da economia mundial, que, por enquanto, não resultou em uma recessão global. A tese do pouso suave vem ganhando força e o Brasil pode se beneficiar deste cenário se não tivermos grandes mudanças nos rumos da política econômica.
A pergunta que fica é: Vamos saber aproveitar a oportunidade?
Antes de investir, é sempre importante consultar um profissional. Preencha o formulário abaixo e entenda como proteger os seus investimentos de grandes perdas. Após enviar a sua mensagem, um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato.