Mercado é impactado pelas decisões do FED e do Copom nesta semana
Com queda no mercado norte-americano, o real está valorizado perante o dólar
Nos Estados Unidos, os temores sobre os bancos regionais voltaram após a queda de 40% nos depósitos do First Republic Bank. No entanto, os balanços corporativos das techs sustentaram as bolsas no positivo.
Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre de 2023 subiu 1,1%, abaixo do esperado de 2,0%. A inflação ao consumidor em março subiu 0,1% na comparação anual, contra 0,3% da expectativa. Assim como, o núcleo da inflação mostrou ainda resiliência, mantendo-se nos 4,6%.
Na Europa, o PIB da zona do euro subiu 1,3% no primeiro trimestre do ano, abaixo do esperado de 1,4% esperado pelo mercado. Além disso, super quarta com decisões do Copom e FED movimentam a semana.
Cenário Local
Na última semana, o Ibovespa recuou com exterior e balanços abaixo do esperado de Santander e Vale. Ao mesmo tempo, o mercado ficou em compasso de espera antes das reuniões do FED e Copom nesta quarta-feira. No mesmo ritmo, as vendas no varejo recuaram 0,1% em fevereiro, porém subiram 1% na comparação anual e estão acima das expectativas de 0,9%.
Em abril, o IPCA-15 foi de 0,57%, abaixo dos 0,61% esperado e com os grupos habitação, comunicação e alimentação contribuindo para a menor pressão inflacionária. Além disso, a taxa de desemprego ficou em 8,8% em março, um pouco acima dos 8,7% de consenso.
Ainda continua com dúvidas sobre como investir? Faça seu cadastro gratuito na nossa área logada e aprenda melhor clicando aqui.
Commodities e Câmbio
As commodities recuaram na semana, com barril de petróleo recuando 4% e metálicas acompanhando a queda do petróleo. O real se valorizou perante o dólar, com fluxo positivo de estrangeiro.
Juros
Os ativos com vencimentos curtos na curva tiveram leves altas, se ajustando às recentes quedas e sendo também influenciados pelas declarações de Campos Neto em relação ao núcleo de inflação ainda não aliviado. Agora, os vencimentos mais longos foram influenciados pela queda dos treasuries nos EUA.
Leia também: Conheça a carteira Bunker que rendeu 16,50% desde a criação em 2021
Renda Fixa
As taxas dos vencimentos longos recuaram com alívio da curva de DI. Dentro disso, as taxas de vencimentos curtos ficaram estáveis.
Perspectivas para a semana
No Brasil, teremos o Copom e balanços corporativos (CSN, Gerdau, Bradesco). As repercussões do ataque à taxa de juros pelo Planalto no final de semana. No Exterior, ocorre a decisão de juros nos EUA, payroll e juros no bloco europeu.
A JP Morgan comprou o First Republic Bank, diminuindo as chances de um contágio sistêmico no sistema bancário nos EUA.
Antes de investir, é sempre importante consultar um profissional. Preencha o formulário abaixo e entenda como proteger os seus investimentos de grandes perdas. Após enviar a sua mensagem, um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato.