Por iHUB 27 de fevereiro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Semana é negativa para os EUA e recessão volta a preocupar o mundo

Nos Estados Unidos, as bolsas caíram com mais força devido à inflação e a ata do FED, a qual mostrou a instituição preocupada com os riscos na inflação com a reabertura da China.

Ao mesmo tempo, o Produto Interno Bruto (PIB) 4T22 veio em +2,7%, abaixo do esperado de +2,9%. A inflação ao consumidor subiu 0,6%, ante a +0,5% esperado, enquanto o núcleo subiu para 4,7% contra +4,3% de expectativa.

Os dados do setor de serviços em fevereiro nos EUA vieram em 53 pontos, acima da expectativa de 51 pts. Assim, o setor manufatureiro subiu para 47,8 pts, contra 47,1 de expectativa.


Não perca a oportunidade de saber mais sobre investimentos! Faça o seu cadastro em nossa área logada gratuitamente clicando aqui
 agora.

Na Europa, a inflação ao consumidor na zona do euro teve deflação de 0,8% em janeiro, dentro do esperado. No entanto, o núcleo subiu 5,3%, acima do esperado. A inflação na Alemanha atingiu 8,7% em janeiro, contra 8,6% em dezembro.

Fonte: Investing

Cenário Local

No Brasil, o IPCA-15 subiu 0,76% em fevereiro, acima dos 0,72%, puxado pelo reajuste de mensalidades escolares. Em semana mais curta de carnaval, o Ibovespa recuou com os investidores temendo que o ciclo de alta nos juros nos EUA se prolongue por mais tempo, após dados mais fortes da inflação em fevereiro nos EUA.

Fonte: B3

Commodities e Câmbio

As commodities recuaram na maioria, com preocupações de recessão global voltando à pauta após temores de ciclo de juros mais prolongado nos EUA. 

O real ficou em leve alta em semana de liquidez reduzida devido ao feriado do carnaval.

Você também pode gostar de: Entenda como aplicar a estratégia Long only!

Juros

A curva de juros teve ligeira alta, com IPCA-15 acima do esperado e também sob influência da abertura dos treasuries nos EUA.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa subiram com abertura da curva de juros com as NTNBs voltando para perto dos IPCA +6,50% e pré-fixados acima de 15%.

Perspectivas para a semana

A semana terá como principais indicadores macro os índices de atividade econômica pelo mundo. Nos EUA e Europa, a atividade manufatureira e de serviços, na qual os agentes irão monitorar o impacto dos juros na atividade econômica.

No Brasil, teremos o PIB do 4T22, taxa de desemprego, além dos focos na decisão da reoneração dos combustíveis e mudança na diretoria de política monetária do BC. No lado corporativo, teremos os balanços da Petrobras (01/03) e Ambev (02/03). Por fim, na China, será divulgado o índice de atividade manufatureira.

Fonte: Investing

Antes de investir, é importante consultar um especialista. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.