Por iHUB 23 de outubro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Temporada de balanços atrai o foco do investidor pelas próximas semanas do mês

Nesta semana, o Ibovespa teve mais um momento de perdas com a intensificação do conflito no Oriente Médio e preocupações nos gastos elevados do governo dos EUA. Além disso, na terra do Tio Sam, a alta dos treasuries novamente pesaram nos mercados, após o presidente do FED ter novamente reafirmado juros altos por mais tempo.

Nos Estados Unidos, as vendas no varejo subiram 0,6%, acima dos 0,1% projetado, na comparação anual subiu 3,75%. Enquanto a indústria ganhou 0,3% em setembro, acima dos 0,1% esperados.

Ao mesmo tempo, na Europa, a inflação no Reino Unido subiu 0,5%, acima dos +0,4% que foram tidos como expectativa. No ano, acumulou 6,1% acima dos 6,0% esperado.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com materiais para maximizar seus ganhos como investidor. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Na China, o Produto Interno Bruto (PIB) do 3T23 subiu 1,33%, acima dos 1,0% previstos e ficou em +4,9% na comparação anual, contra +4,4% esperado. No país, as vendas no varejo avançaram 5,5% na comparação anual e a produção industrial subiu 4,5%, ambos em setembro e acima das expectativas.

Fonte: Investing

Cenário Local

O setor de serviços no Brasil recuou 0,9% em agosto, acumulando 4,1% no ano e de +5,3% em 12 meses. O varejo também apresentou uma queda de 0,2% em agosto, mas, no panorama anual, subiu 1,6%. Apesar dos números mais baixos, ainda assim estão acima das expectativas de mercado.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros teve nova alta com aumento da aversão ao risco no exterior e estresse nos juros norte-americanos.

Câmbio e Commodities

O Real teve mais uma semana de valorização, com a moeda norte-americana se desvalorizando perante a cesta de moedas externas.

Leia também: Comprar um imóvel para alugar ou investir em FIIs: qual vale mais a pena?

Nesta semana, o barril de petróleo voltou a subir e o ouro também, com investidores procurando a proteção da commodity metálica e medo de contágio do conflito na região puxando o barril para cima. 

Renda Fixa

As taxas de renda fixa voltaram a subir com alta dos juros futuros, além de grandes emissões de crédito privado estarem acontecendo no momento e com taxas bastante atrativas ainda.

Perspectivas para a semana

A semana terá importantes indicadores macro no Brasil com o IPCA-15 e o início da divulgação de balanços corporativos. Nos EUA, o foco estará no PIB do 3T23 e na inflação ao consumidor além da temporada de resultados e, na Europa, a decisão de juros do BCE.

No mais, investidores permanecerão atentos aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio.

Fonte: Investing

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!