Por iHUB 04 de setembro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Semana será de menor liquidez para os mercados brasileiro e norte-americano, mas terá repercussão de falas de dirigentes do FED

O Ibovespa voltou a se recuperar em semana de discussão da reforma tributária, com os dados do PIB 2T23 acima do esperado, assim como uma menor aversão ao risco no exterior.

Nos Estados Unidos, as bolsas subiram com melhora de humor no mercado de treasuries e payroll um pouco abaixo da expectativa, impulsionando as bolsas no mundo. O PIB 2T23 foi revisado para 2,1%, ante a 2,4% da leitura anterior nos EUA.

Na Europa, a inflação de agosto veio em +0,6%, acima dos 0,4% esperado, no entanto, o núcleo ficou dentro do esperado em +0,3%. Já na comparação anual, ambos ficaram em +5,3%.

Se você quer estar um passo à frente nos investimentos, seja um membro Vip no iHUB Lounge. Aproveite os materiais exclusivos agora, o cadastro é gratuito clicando aqui.

Fonte: Investing

Cenário Local

O PIB 2T23 teve crescimento acima do esperado de +0,9%, contra +0,3% esperado, com menor queda na atividade agropecuária, depois de uma forte expansão no 1T23 e setor de serviços voltando a crescer (principal peso do PIB). A taxa de desemprego ficou em 7,9% em julho, menor nível desde 2014.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros ficou estável em todos os vértices, com treasuries se recuperando na semana de votação da reforma tributária.

Câmbio e Commodities

O Real se depreciou perante o dólar, com fortalecimento da divisa norte-americana sobre a cesta de moedas. 

O barril de petróleo subiu na semana que a Rússia divulgou que vai manter os cortes de produção, já as commodities metálicas subiram com a recuperação do minério de ferro. 

Renda Fixa

O mercado de crédito privado continuou com força, com grandes emissões sendo feitas de empresas AAA, alto grau de rating e taxas ainda interessantes, sendo uma oportunidade atrativa de investimentos.

Perspectivas para a semana

A semana tem menor liquidez, com o mercado fechado dos EUA hoje (04/09) e feriado do 7 de setembro no Brasil. A agenda macro estará esvaziada, no entanto, vários dirigentes do BCE e FED falarão durante a semana, podendo trazer volatilidade para o cenário.

Fonte: Investing

Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!