Por iHUB 05 de dezembro 2022
4 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Natura, Locaweb e Petrobras são destaques positivos da semana na bolsa brasileira

Nos Estados Unidos, o discurso do presidente do Federal Reserve (FED) enfatizando que a alta dos juros será mais amena trouxe impulso nas bolsas, no entanto, a criação forte de empregos nos EUA tirou a euforia.

As vagas criadas na economia (+263 mil) vieram mais fortes do que o esperado em novembro, com os dados de outubro e setembro sendo revisados para cima. Além disso, a 2ª leitura do Produto Interno Bruto (PIB) mostrou um crescimento acima do esperado, cerca de +2,9% ante 2,8%.

Nesse cenário, a inflação ao consumidor em outubro veio novamente mais branda, reforçando o discurso do Federal Reserve.

Na Europa, a inflação na zona do Euro de novembro veio abaixo do esperado, arrefecendo para 10% no acumulado do ano, contra 10,6% anteriormente. A amenização dos preços de alimentos e energia contribuíram para a menor pressão inflacionária no bloco europeu.

Enquanto na China, os índices de atividade em novembro recuou para 48 ante a 49,2 de outubro, mostrando a continuidade da retração da atividade econômica no país. O índice abaixo dos 50 mostra contração da atividade.

Fonte: Investing

Cenário Local

No Brasil, o Ibovespa encerrou a semana em alta, com as notícias de que a PEC de transição será desidratada, aliviando as preocupações fiscais. O IGPM de novembro recuou 0,56%, acima do esperado de -0,38%, com alimentação e combustíveis puxando para baixo o indicador.

A taxa de desemprego tem o sexto mês seguido de queda para 8,7% em novembro. Nesse cenário, o PIB Brasil do 3T22 subiu 0,4%, abaixo dos 0,6% esperado, e a atividade econômica mais fraca no 3T22 já era esperada dado os níveis de Selic alto.

Fonte: B3

No radar corporativo, a expectativa pelo fim da política Covid-zero na China, trouxe alívio para as ações de commodities metálicas, que seguem em ritmo de alta. Do lado oposto, Eletrobras sofreu na medida em que rumores de que o BNDES cogita vender os R$7 bilhões que detém na companhia. 

Além disso, a Petrobras terminou a semana em destaque de alta, apesar do mercado na quinta não ter recebido muito bem o Plano estratégico 2023/2027 da companhia. A Natura despontou no fim da última sexta-feira (02/12), com mais de 10% de alta, a melhor performance no setor de consumo. 

O movimento se deve ao entusiasmo do mercado com a intenção de venda da Aesop, anunciada dia 30/11. A possível venda, poderia gerar um caixa considerável a Natura, tendo em vista que registrou uma receita de quase 603 milhões de reais, aproximadamente 7% de sua receita líquida total, segundo a Bloomberg. Outra ação que se destaca é a Locaweb.

Na ponta negativa, frigoríficos, que mesmo com a expectativa de reabertura da China, performaram negativo em meio a preocupações sobre uma possível desaceleração da demanda nos EUA e aumento no preço de grãos que possam apertar as margens do setor.

Na principal carteira da XP, a TOP 10: foi removido TOTS3 para a entrada de JBSS3. A carteira ficou com: ASAI3, ELET3, SOMA3, HYPE3, IGTI11, ITUB4, JBBS3, PRIO3, RAIL3, VALE3.

O relatório da carteira e as demais carteiras recomendadas você consegue acessar aqui

Commodities

As commodities tiveram oscilações consideráveis com notícias de lockdown na China e alívio nas expectativas inflacionárias nos EUA e Europa. Mesmo assim, as commodities metálicas subiram e o barril de petróleo também com a OPEP.  

Curva de Juros

A curva de juros caiu em toda a sua extensão em mais uma semana volátil, com especulações da desidratação da PEC de transição, aliviando as preocupações fiscais.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa recuaram com alívio nos juros futuros e a melhora do humor externo, com menor pressão de inflação nas principais economias do mundo, também contribui para o movimento de fechamento das taxas.

Leia também: Qual o rendimento em 2023 investindo o pacote de viagem para a Copa do Mundo do Catar?

Apesar disso, a renda fixa segue atrativa em taxas e principalmente em emissões de crédito privado chegando perto dos IPCA+7%, isento de IR de empresas de excelente qualidade de crédito (AAA), líderes de mercado e com fundamentos sólidos. 

Perspectivas para semana

A semana terá como principal indicador o IPCA de novembro e a reunião do Copom (07/12). O mercado segue atento com o comunicado do Copom a respeito do fiscal e dos dados do IPCA de novembro, se continuará sua tendência de arrefecimento, além dos rumores de equipe econômica e as negociações da PEC de transição.

Fonte: Investing

Quer saber mais sobre investimentos? Através do formulário abaixo, um especialista da iHUB Investimentos, nossa empresa parceira, pode esclarecer dúvidas e ajudar a montar um portfólio que esteja de acordo com o seu perfil investidor.