Por iHUB 30 de outubro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Alta no PIB norte-americano tranquiliza o mercado, mas bolsas no país continuam em queda

Nos Estados Unidos, as bolsas tiveram mais uma semana de queda, apesar do PIB forte no 3T23, o qual foi importante para afastar os temores de recessão nos EUA e a manutenção de juros no bloco europeu. 

O PIB norte-americano do 3T23 subiu 4,9% no anualizado, puxado pela maioria dos setores da economia do país. Além disso, no Brasil, o Ibovespa teve uma semana de volatilidade, focada nas declarações do presidente da República, Lula (PT), sobre as medidas fiscais e no alívio nos treasuries norte-americanos. Também há a expectativa para a reunião do Copom nesta semana. 

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você aprender mais sobre investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Na Europa, o Banco Central Europeu manteve a taxa de juros inalterada no bloco europeu, com a autoridade monetária vendo um início de atividade mais fraca e mercado de trabalho também.

Fonte: Investing

Cenário Local

O IPCA-15 no Brasil subiu 0,21% em outubro, em linha com o esperado, com o grupo alimentação e comunicação, principais contribuidores de baixa do índice e o grupo transporte a maior alta do índice. Para a reunião do Copom, o mercado espera outro corte na taxa Selic.

Fonte: B3

Juros

A curva de juros recuou em toda sua extensão com IPCA-15 vindo dentro do esperado e treasuries norte-americana tendo alívio depois de semanas em alta.

Leia também: Volatilidade em investimentos: como se portar na alta e na baixa?

Câmbio e Commodities

O Real teve nova valorização perante o dólar com menor aversão ao risco, e quedas dos DIs. O barril de petróleo teve quedas mais expressivas, no entanto, o gás liquefeito subiu consideravelmente.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa recuaram na semana, com menor pressão sobre a curva de juros. Dentro disso, o mercado continuou bastante aquecido em emissões de crédito privado, com grandes empresas emitindo taxas elevadas.

Perspectivas para a semana

A semana terá como o principal acontecimento no Brasil a reunião do Copom, na qual se espera uma nova queda de 0,50%, além dos balanços corporativos e a reunião entre o presidente Lula e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com mercado atento, depois das declarações do presidente Lula sobre a situação fiscal.

No exterior, teremos o FOMC e payroll nos Estados Unidos, assim como a inflação ao consumidor e PIB do 3T23 na Europa.

Fonte: Investing

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!