Por iHUB 25 de outubro 2021
4 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Desempenho do mercado financeiro entre 17 e 23 de outubro

O anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse ampliar o valor do bolsa família para R$400,00, trouxe mais uma vez à tona o medo do país de desrespeitar o teto dos gastos. 

Investidores da B3 enfrentaram enorme volatilidade nesta última semana, principalmente depois de quinta-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro anunciou o novo valor para o bolsa família. Além disso, o governo anunciou uma inesperada prorrogação do auxílio emergencial e ainda um auxílio diesel, que visa minimizar os prejuízos dos caminhoneiros, devido à alta do combustível.

Estes anúncios, interpretados como populista, fez com que o Secretário Especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, o Secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, e seus adjuntos pedissem demissão.

O temor se espalhou com rumores de que o ministro Paulo Guedes deixaria seu cargo à disposição. A bolsa chegou a cair 4,53%, até que o ministro e o presidente vieram a público manifestar que estão alinhados e comprometidos com a questão fiscal.

Caso Evergrande

Gigante da incorporação chinesa adia pagamento e evita calote.

No radar dos investidores do mundo inteiro está o caso da incorporadora Evergrande, maior empresa do mundo no setor de construção civil. 

A empresa enfrenta enormes dificuldades financeiras, mas conseguiu prorrogar um pagamento em atraso ganhando, portanto, um fôlego de ao menos mais três meses.

Ainda pesa sobre a China o risco de inflação mais acentuada e a queda no crescimento do setor imobiliário.

Confira como o mercado encerrou a semana

Na contramão dos mercados internacionais a bolsa brasileira afunda, enquanto isso nos Estados Unidos a semana foi de alta.

Destaques do Ibovespa

Veja as empresas que mais valorizaram e as que mais se desvalorizaram na semana.

O destaque positivo do Ibov, nesta semana, foi para as ações da Klabin (KLBN11), a maior produtora e exportadora de papel e celulose do país. 

As ações da Klabin são consideradas defensivas dentre as ações da B3 e um dos motivos é o fato da companhia ter boa parte da sua receita em dólar. Em cenários de stress é comum a busca por empresas com essa característica. 

Já no campo negativo, o destaque foi mais uma vez para o Banco Inter (BIDI11), que passa por reestruturação e terá suas ações listadas na Nasdaq.

Veja quais foram os destaques da semana:

Câmbio

O Dólar fechou a semana em alta de 3,46% em relação ao Real, cotado em R$ 5,64/USD.

Os receios com a capacidade do país honrar com a questão fiscal fazem com que os investidores procurem ativos de maior qualidade, (fly to quality), essa busca por segurança aumenta a procura pela moeda americana fazendo com que seu preço suba.

Recomendações dos analistas

XP recomenda fugir de ações de empresas endividadas.

Questionados se este é um bom momento para entrar na bolsa, os analistas da XP disseram que isso depende muito da atual exposição dos clientes.

XP Investimentos faz mudanças em sua carteira de dividendos

De qualquer modo, foi recomendado muita cautela e a recomendação é fugir das empresas que estão mais endividadas, pois elas podem ser muito impactadas pela alta da Selic.

Algumas das dicas são: SUZB3 – KLBN11 – VALE3 – MGLU3 entre outras.

Se você quiser saber todas as ações desta carteira e ter acesso há muitas outras recomendações de casas de análise, se inscreva agora gratuitamente no site, é só clicar aqui!

Expectativas dos Analistas

Diante dos novos fatos políticos e econômicos, o economista chefe da XP corretora, Caio Megale, fez alterações em suas expectativas para o PIB, Inflação, taxa Selic e Dólar ao final de 2021. No gráfico, em preto estão as novas projeções.

Boletim FOCUS

Focus aponta para maior expectativa de inflação, Selic, câmbio e o país deve crescer menos.

O boletim FOCUS, relatório semanal que é divulgado pelo Banco Central, no qual é resultado de uma pesquisa com cerca de 140 instituições financeiras, mostra uma piora expressiva na expectativa dos agentes econômicos.

Há quatro semanas esperava-se que a inflação terminaria o ano em 8,45%, hoje essa expectativa subiu para 8,95%.

Veja, abaixo, os números do boletim FOCUS:

Iniciada a temporada de balanços do 3º trimestre

Confira, abaixo, a lista de empresas que divulgam seus balanços esta semana:

Você gosta de acompanhar as novidades do mercado financeiro, mas ainda não investe? Preencha o formulário abaixo que um dos nossos assessores de investimentos pode começar essa jornada nos investimentos contigo: