Por iHUB 27 de novembro 2023
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Destaque da semana é a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a PEC dos precatórios

Na última semana, nos Estados Unidos, a ata do Federal Reserve (FED) não trouxe maiores novidades em relação à inflação e às perspectivas de juros. O documento confirmou a cautela da autoridade no movimento de juros. 

A ata também citou mais uma vez que embora a inflação esteja se arrefecendo, ainda existem riscos de novas altas. Além disso, na terra do Tio Sam, a confiança do consumidor nos EUA manteve-se em expansão em novembro, mostrando a propensão ao consumo do norte-americano ainda em ascensão.

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você aprender mais sobre os tipos de investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Enquanto isso, a ata do Banco Central Europeu (BCE) mostrou o arrefecimento da inflação no bloco europeu e, consequentemente, as expectativas de inflação começaram a recuar também.

Fonte: Investing

Cenário Local

Em semana de liquidez reduzida devido à agenda esvaziada e ferido no Brasil e EUA, o Ibovespa se manteve em território positivo acompanhando o mercado externo. 

Fonte: B3

Juros

A curva de juros ficou perto da estabilidade, com os estrangeiros de fora.

Câmbio e Commodities 

O Real teve leve apreciação sobre o dólar em semana de liquidez reduzida com o feriado nos EUA. Ao mesmo tempo, as commodities ficaram em segundo plano, com volume reduzido nos mercados.

Renda Fixa

As taxas de renda fixa se mantiveram constantes em semana de mais estabilidade na curva de juros.

Perspectivas para a semana

No mercado local, os principais indicadores macro são o IPCA-15, e a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em declarar se a PEC dos precatórios é inconstitucional, com a possibilidade também de botar essa conta fora do teto fiscal.

Leia também: Como realizar a compra de dólar para viajar? 

Em Wall Street, a inflação ao consumidor e falas dos Fed Boys serão os focos, além de dados da atividade manufatureira na China e inflação no bloco europeu.

Fonte: Investing

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!