Por iHUB 22 de fevereiro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Foco na ata do FED marca semana mais curta no Brasil após o feriado

Na última semana, a inflação nos Estados Unidos em janeiro foi divulgada em +0,3%, se mostrando alinhada com as expectativas e com o núcleo ligeiramente abaixo de dezembro.

A inflação ao produtor de janeiro veio acima do esperado (+0,7%), porém, dentro da comparação anual, ocorreu um recuo de +6,5% para +6,0%. Com isso, o mercado norte-americano encerrou em leve queda.

Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre de 2022 foi divulgado em +1,9% estando dentro das expectativas do mercado, diminuindo as preocupações de recessão no bloco europeu.

Não perca essa oportunidade! Faça o seu cadastro em nossa área logada gratuitamente clicando aqui agora.

A produção industrial no continente recuou 1,1%, acima das expectativas de -0,8%. As bolsas na Europa atingiram próximo as máximas históricas, com a percepção de pouso suave, após PIB do 4T22 ter vindo em linha com o esperado.

Fonte: Investing

Cenário Local

No Brasil, a semana terminou positiva no Ibovespa com alívio dos investidores após a tão esperada reunião do Conselho Monetário Nacional não ter tido nenhuma mudança na meta de inflação. 

O Índice Geral de Preços apresentou estabilidade no mês de fevereiro (0,0%), ante 0,3% que era esperado.

Fonte: B3

Commodities e Câmbio

As notícias de que os EUA vão vender 26 milhões de barris de petróleo das suas reservas derrubou o preço do barril. A injeção de 30 bilhões de dólares no sistema financeiro impulsionou o minério de ferro.

O real se valorizou perante o dólar, após alívio da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Juros

A curva de juros teve recuos em toda a extensão, com reunião do CMN confirmando a manutenção da inflação.

Leia também: Como ganhar dinheiro na bolsa?

Renda Fixa

As taxas recuaram com fechamento da curva de juros em toda sua extensão. Em semana de alívio nos juros, após suscetíveis altas.

Perspectivas para a semana

A semana será mais curta devido ao feriado do Carnaval no Brasil. No entanto, os focos se voltam para a ata do FED e a inflação americana, além do aumento das tensões entre EUA e Rússia, após discursos de ataque de ambos os líderes.

O mercado também estará de olho nos juros dos treasuries norte-americanos, que tiveram relevante abertura durante o carnaval. No Brasil, o IPCA-15 será o indicador macro mais importante.

Fonte: Investing

Antes de investir, é importante consultar um especialista. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.