Por iHUB 02 de janeiro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

China passa por reabertura econômica na última semana após política Zero Covid

Nos Estados Unidos, a semana encerrou com leves ganhos, com as empresas de tecnologia apresentando uma forte oscilação. Nesse cenário, as bolsas norte-americanas encerraram 2022 com índices em queda.

No exterior, a agenda foi esvaziada na última semana do ano, contando somente com destaque para a reabertura econômica na China que trouxe um respiro para o mercado mundial.

Fonte: Investing

Cenário Local

O Ibovespa fechou no positivo na última semana de 2022, em semana de agenda de indicadores esvaziada e menor giro financeiro. Apesar das incertezas fiscais, políticas e econômicas, o índice brasileiro fechou com ganhos de 4,69%.

Quer saber mais sobre investimentos gratuitamente? Se cadastre aqui e torne-se um membro Vip do iHUB Lounge!

Além disso, o Caged mostrou em novembro a criação de 135 mil vagas com carteira assinada, abaixo dos 146,4 mil esperados. O IGP-M de dezembro subiu 0,45%, após ter alta de 0,56% em novembro e encerrando 2022 acumulado em +5,45%.

Fonte: B3

Na última semana do ano, o destaque positivo foram as ações da BRF (BRFS3), com alta de 10,11% após fechar um acordo de leniência de 583 milhões de reais com a Controladoria Geral da União (CGU) e Advocacia Geral da União (AGU).

O destaque negativo ficou para o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) com queda de -8,37%, após Éxito registrar pedido para listar BDRs da empresa na bolsa de valores brasileira.

Commodities e Câmbio

O relaxamento da política zero de covid na China puxou os preços das commodities para cima, com rali do minério de ferro.

Dentro disso, o fluxo estrangeiro na B3 em 2022 até o dia 26/12 foi positivo em +R$100 bilhões, sendo recorde histórico, o qual mostra que, apesar de todas as incertezas fiscais e políticas, o estrangeiro ainda vê o Brasil com “bons olhos”. A divisa norte-americana encerrou 2022 com -5,09%.

Curva de Juros

Os juros futuros recuaram ao longo da curva com estrangeiros vendendo DIs, após alta da última semana. No entanto, a implícita continuou alta devido às incertezas fiscais do próximo governo.

Leia também: O Brasil pode virar Venezuela?

A declaração do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a proposta de controle de gastos também teve papel no alívio mostrado pela curva.

Renda Fixa

A expectativa de altos gastos fora do teto do governo Lula fez com NTNBs mantivessem perto dos IPCA+6%, com expectativa de inflação de 2023 acima de 2022. Os títulos prefixados (LTN e NTNF) recuaram mais devido ao movimento de estrangeiros nos DIs.

Perspectivas para a semana

A semana terá como principais indicadores macro, a ata do FED e as vagas criadas na economia nos EUA (payroll), além da inflação ao consumidor na Europa. 

No Brasil, os investidores já começam o ano com a decisão do Lula de prorrogar as isenções de tributos sobre combustíveis por mais 2 meses, fato que gera ainda mais preocupações sobre a arrecadação em meio a ampliação de gastos do governo.

Fonte: Investing

Antes de investir, é importante consultar um especialista, ainda mais se você está dando os seus primeiros passos no mundo dos investimentos. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da nossa empresa parceira, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.