Ata do Copom revela preocupação com meta fiscal
Discurso de Jerome Powell sobre a taxa de juros norte-americana será o foco da semana
Na última semana, o Ibovespa encerrou em leve alta, apesar do aumento de risco fiscal e temores de juros elevados por mais tempo nos Estados Unidos. A divulgação da ata do Comitê de Política Monetária (Copom) diminuiu as possibilidades de cortes maiores de 0,50% na próxima reunião, após reafirmar preocupações com o cumprimento da meta fiscal.
Em Wall Street, o comunicado do FED em relação a riscos inflacionários ainda existentes estressaram os treasuries norte-americanos, levando parte dos investidores a sair do risco e procurando a proteção.
Nos EUA, o Produto Interno Bruto (PIB) 2T23, terceira prévia, veio em linha com o esperado em +2,1%. A inflação nos EUA em agosto subiu 0,4%, abaixo dos 0,5% previstos, já o núcleo ficou em +0,1%, abaixo da expectativa de +0,2%.
O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você multiplicar os ganhos investindo. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!
Na Europa, a inflação de setembro acumulou 4,3%, contra 5,2% na mediação anterior e com o núcleo também recuando para 4,3%, contra 5,3% anteriormente.
Cenário Local
O IPCA-15 de setembro subiu 0,35% vindo perto das estimativas de 0,37% e acumulando 5,00% em 12 meses. O indicador foi puxado pelo grupo transporte que subiu 2,02%, com combustíveis e energia elétrica sendo os principais contribuidores de alta em setembro.
A taxa de desemprego medida pelo Pnad atingiu 7,8% no trimestre encerrado em agosto de 2023, menor nível desde 2015.
Juros
Curva de juros abriu nos vencimento do miolo da curva e longos, com continuidade da abertura da curva de juros nos EUA.
Câmbio e Commodities
O Real desvalorizou 1,96% com os investidores procurando proteção no dólar. O barril de petróleo teve leve alta na semana, depois da forte alta das últimas semanas. O gás liquefeito continuou a subir e as metálicas também com China.
Renda Fixa
As taxas de renda fixa subiram com mais força, com prefixado voltando a ficar atrativos e títulos públicos longos também. O mercado de emissão permaneceu com grandes emissões e taxas ainda mais atrativas.
Perspectivas para a semana
A semana os investidores estarão atentos ao payroll e discurso de Powell nos EUA. O movimento dos treasuries também serão monitorados, além das notícias de Brasília em relação ao fiscal. China, mercados fechados devido ao feriadão do Golden Week.
Ficou com alguma dúvida? Através do formulário abaixo, o nosso time de especialistas pode ajudar você a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e entenda melhor!