Principais estratégias das carteiras recomendadas de Ações

Tempo de leitura

3 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Entenda como definir seus objetivos e estratégias para investir em carteiras recomendadas de ações com carteira Top Picks, Small Caps e Portfólio Dinâmico

Investir em ações é um tema complexo mesmo para investidores mais experientes. O primeiro ponto necessário para começar a investir na bolsa de valores, é definir os objetivos. Podem ser definidos em três pontos principais: 

1º:  Buscando renda, aquele dinheiro que vai “pingando” no mês a mês, ou em algum intervalo. São as ações que chamamos de boas pagadoras de dividendos. 

2º: Ações com maior potencial de valorização, mas em um longo prazo e não necessariamente pagando um bom dividendo. 

3º: Buscar portfólio, carteira ou ações um pouco mais apimentadas que podem te proporcionar grandes ganhos em curto prazo, em contrapartida terá mais risco. 

Quando definido o objetivo, é necessário pensar na melhor estratégia para utilizá-lo. Basicamente, o mercado utiliza duas estratégias:

1ª: Análise técnica ou análise gráfica, ou seja, a leitura do gráfico. O gráfico é o comportamento do preço que as ações são transacionadas. Um analista técnico observa ou tenta identificar tendências, seja de alta ou de baixa. 

2ª: Análise que chamamos de “fundamentalista”, é a análise dos números da empresa, isto é, o analista não olhará como está a cotação, se estão negociando um valor mais baixo hoje, do que comparado com o valor do dia anterior, ou se a ação está em uma tendência de alta ou de baixa. Ele vai olhar se os lucros estão aumentando, se a empresa está com uma boa rentabilidade, e o quão promissor está o segmento, etc 

Leia mais: Vale a pena investir em ações?

A análise técnica é para escolher um bom momento de compra, e a análise fundamentalista é para escolher uma boa empresa. 

É importante olhar o melhor momento para entrar em uma ação, além de utilizar análise técnica para isso, ou seja, comprar em um momento que não espera perder tanto no curto prazo. Porém, caso esteja começando, ainda não sabe muito como navegar na bolsa de valores e se tudo isso que foi dito até agora parece um pouco “nebuloso”, o que é mais indicado é seguir as carteiras recomendadas de ações.

No Youtube da iHUB Investimentos, você encontra mais conteúdos sobre esse tema, confira:

As carteiras recomendadas de ações são montadas por profissionais conhecidos no mercado financeiro como “analistas” – profissionais certificados. São profissionais dos próprios bancos ou corretoras, geralmente, essas carteiras são públicas e você consegue encontrar no próprio site.

Além disso, atualmente, existem as casas de análise independentes, serviços pagos que você, como investidor, precisa contratar para ter acesso às recomendações. 

Felizmente, na iHUB, trabalhamos com algumas casas de análise, dentre elas: Benndorf, Levante Corp., além da própria XP. E todos os nossos clientes têm acesso a esses relatórios sem precisar pagar, pelo simples fato de serem nossos clientes.

Você pode abrir a sua conta na iHUB e se cadastrar na plataforma Lounge, onde encontra mais conteúdos exclusivos sobre ações. Faça o seu cadastro gratuitamente clicando aqui.

Um dos serviços disponibilizados, uma vez que o investidor quiser seguir uma carteira, é enviar uma ordem/termo de aceite para aderir e as trocas são feitas de maneira automática. As trocas podem ser quinzenais ou mensais.

Geralmente, uma carteira com 10 ações pode ter entre duas ou três trocas por mês, ou a cada 15 dias, por isso, dificilmente a carteira gira muito. Em todo relatório sempre haverá o porquê da tese. Sempre existe uma justificativa do porquê da escolha daquela carteira e daquelas ações. 

Um outro tipo de estratégia que o investidor ou analista pode escolher durante a montagem são as carteiras “Small Caps”, empresas de menor participação que temos no mercado, ou seja, menos líquidas, menos transacionadas e que também tenham uma capitalização menor, logo, são empresas menores.

Esse tipo de empresa, geralmente, guarda um risco maior, seja de quebrar ou de ter qualquer tipo de problema. Em contrapartida, tem um potencial de valorização no longo prazo bem mais expressivo.

Se você quer ter relatórios com análises técnicas, e investir em carteiras recomendadas de ações, abra sua conta na iHUB, ou entre em contato com nosso time de assessores pelo formulário abaixo, para que você possa ter acesso a estratégias de profissionais epsecializados neste tipo de investimento.