Por iHUB 19 de agosto 2022
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Conheça melhor a ação do BB Seguridade: uma das ações que pagam dividendos recorrentemente aos investidores

O ambiente econômico de um país e até mesmo do mundo pode afetar diretamente o desempenho de uma empresa. Exemplo disso é a ação do BB Seguridade, que tem se saído muito bem nesse ciclo de altas taxas de juros, registrando o melhor retorno anual do setor de seguros, com valorização de 29,47% em suas ações entre a abertura do dia 03 de janeiro e o fechamento do dia 1º de julho.

No entanto, muitos investidores não sabem como a alta da Selic afeta o desempenho das seguradoras, tal como a ação do BB Seguridade. Desse modo, este artigo apresentará as informações relevantes que levam os investidores a alocar seu capital em ações de seguradoras e principalmente qual o impacto dessa alta de juros nas empresas do setor de seguros.

Quer entender melhor como escolher as suas ações? Seja um membro da plataforma iHUB Lounge e confira cursos exclusivos e e-books sobre ações. O cadastro é gratuito aqui.

Relação entre alta da Selic e empresas seguradoras

As seguradoras possuem duas fontes principais de receita: a receita operacional e a receita financeira.  A receita operacional tem como origem o core business da empresa (ou sua operação). Já a receita financeira tem como origem investimentos do próprio caixa da seguradora em ativos rentáveis.

No entanto, a receita financeira é indiretamente dependente da receita operacional porque as seguradoras aplicam seus prêmios (o valor que os clientes pagam quando compram um seguro ou produtos do segmento vida e previdência – dinheiro que entra com origem na operação da empresa) em títulos de renda fixa ou ativos financeiros de alta liquidez. Como resultado, o valor investido acumula juros até que a seguradora seja chamada a pagar algum sinistro.

Assim, com a taxa Selic no patamar de 13,75%, por causa principalmente da receita financeira, a lucratividade geral das seguradoras atingiu um patamar interessante. No caso da ação da BB Seguridade, por exemplo, a receita financeira da companhia aumentou 300% entre março de 2021 e julho de 2022.

Equilíbrio entre resultado financeiro e operacional

A indústria se preocupa em equilibrar os resultados financeiros e operacionais. Espera-se que o mercado aumente o interesse em firmar contratos de seguro com essas empresas aumente à medida que o ambiente macroeconômico melhore, gerando emprego e renda para a população.

Em relação à ação do BB Seguridade, há a expectativa que o impacto dos sinistros agrícolas deva diminuir a partir do segundo trimestre de 2022, que corresponde à maioria dos clientes da seguradora. O fenômeno climático “La Niña”, que ocorre normalmente a cada dois anos, devastou as lavouras de soja e milho nos estados do sul e centro-oeste neste período.

Isso resultou em um aumento de 44,6% nos sinistros da Brasilseg, por parte do BB Seguridade, que tem como foco o seguro rural. Como resultado, os pagamentos de sinistros somente deste segmento totalizam R$2,2 bilhões, penalizando principalmente os resultados operacionais da companhia. No entanto, o fenômeno “La Niña” vem diminuindo e não deve atingir tanto quanto no primeiro trimestre de 2022.

Como resultado, espera-se que a receita operacional não financeira aumente em 2022, com base no balanço patrimonial do primeiro trimestre da empresa. As previsões de balanço apontam para um crescimento entre 12% e 17%.

Aumento da ação do BB Seguridade

As ações do BB Seguridade subiram fortemente com o crescimento significativo do desempenho da empresa. Conforme mencionado anteriormente, entre o preço de abertura do dia 03/01/2022 e o fechamento do dia 01/07/2022, as ações da seguradora subiram 29,47%. Já a Porto Seguro e a Caixa Seguridade registraram quedas na ordem de 14% no mesmo período.

Importante destacar que a política da BB Seguridade determina o dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido, cada vez mais investidores procuram comprar ações da seguradora. 

BB Seguridade e alta da Selic

A favor da seguradora, espera-se que a taxa Selic vá aumentar ainda algumas vezes ao longo de 2022 e ao atingir seu topo, permaneça em patamares elevados enquanto a inflação não demonstrar sinais de arrefecimento e, como consequência disso, a BB Seguradora deverá aumentar seus lucros. Além de tudo isso, como a BB Seguridade possui uma política que estabelece dividendo mínimo obrigatório de 25% do lucro líquido, cada vez mais investidores têm buscado comprar ações da seguradora. 

Nesse sentido, algo que conta a favor da seguradora é que os juros ainda fiquem em patamares de dois dígitos durante algum tempo ao longo do ano de 2023, com isso, há expectativas da empresa aumentar seus lucros, o que poderia somar a favor da BB Seguridade.

Outro ponto que favorece as seguradoras é o fato de companhias de outros setores estarem apresentando baixo desempenho. Com isso, o setor de seguradoras acaba sendo um dos poucos bem capitalizados, com bom volume de caixa além de acenarem para a boa rentabilidade no médio prazo.

Sendo assim, fica evidenciada a forte relação da alta da taxa Selic com os resultados apresentados e a valorização da ação do BB Seguridade, com projeções do mercado para atingir um lucro líquido de R$5,5 bilhões neste mês, o que deve elevar ainda mais o pagamento de dividendos aos seus acionistas.

Você ficou com alguma dúvida? Deseja começar a investir em ações na bolsa de valores? Preencha o formulário abaixo e um especialista da nossa empresa parceira entrará em contato para te ajudar na montagem da carteira.