Tesouro Selic ou Tesouro IPCA? Qual escolher?
Veja qual tesouro escolher para a sua carteira
Os títulos do tesouro voltaram a ser bastante procurados no mercado, tendo em vista a forte alta no último ano da taxa básica de juros, mais conhecida como Selic, fazendo com que os investimentos de renda fixa se tornassem muito atraentes.
Nesse sentido, os títulos de renda fixa voltaram a ser mais procurados pelos investidores em geral. Entretanto, em um cenário de alta inflação e, em simultâneo, taxa de juro alta, qual seria o título mais interessante? O Título IPCA ou Selic?
Sabe-se que em ambos os casos, o rendimento e o melhor investimento para o período, só será conhecido no momento do resgate. De um lado temos um título atrelado à variação da taxa de juros, e do outro, um título que possui uma taxa pré-fixada em sua composição e, além disso, paga o IPCA correspondente ao período.
Como funciona o Tesouro Selic?
O Tesouro Selic é o título mais conservador dos títulos em geral, possui risco soberano, devido o risco de calote por parte do governo ser muito baixo atualmente, por isso o título possui baixa volatilidade e representa ao mesmo tempo a taxa básica de juros da economia.
Em outras palavras, por ser um título pós-fixado, esse título paga a variação da taxa de juros no período, além de possuir rentabilidade diária. Sendo assim, por conta de sua liquidez diária, o Tesouro Selic é muito indicado para construção de reserva de emergência.
Faça o seu cadastro na plataforma Lounge e tenha acesso a cursos gratuitos para selecionar melhor os seus investimentos. O cadastro é gratuito clicando aqui.
Como funciona o Tesouro IPCA+?
O Tesouro IPCA+, por outro lado, embora tenha uma parte pós-fixada, possui uma parte pré-fixada. Nesse sentido, é considerado um título de juro real, dado que paga a inflação do período mais uma taxa pré acordada no momento de negociação.
Além disso, o Tesouro IPCA+ possui possibilidade de resgate antecipado, neste caso o investidor pode obter ganhos mais interessantes ou até mesmo perdas expressivas, devido à marcação a mercado, por isso esse título possui maior volatilidade do que o Tesouro Selic.
A armadilha da NTN-B (Tesouro IPCA+)
Embora possa parecer fazer sentido comprar títulos atrelados ao IPCA em momentos de alta inflação, pode não ser tão lógico quanto parece. Isso ocorre, pois, o título possui uma parte pré-fixada, fazendo com que, à medida que a taxa de juro sobe, o título perde valor no mercado.
É importante destacar que esse é um dos maiores riscos atrelados ao Tesouro IPCA, visto que, à medida que as expectativas de inflação permanecem altas, e, buscando frear esse problema, o Banco Central provavelmente realizará movimentos de alta na taxa de juros.
Assim, deve-se observar fundamentalmente se é provável que existirão novos aumentos da taxa de juros, se a inflação está começando a cair e se aproximando da meta estabelecida para o Banco Central do Brasil (Bacen). Tudo isso, deve ser avaliado, visando um bom momento de entrada em qualquer um desses títulos.
Comparativo entre Tesouro IPCA e Tesouro Selic
Ambos possuem indexadores, contudo o título Tesouro IPCA+é mais arriscado, este possui maior volatilidade devido às possíveis variações decorrentes da marcação a mercado. Enquanto o Tesouro Selic não possui marcação a mercado.
Nesse sentido, essas são as principais diferenças entre esses títulos, pois ambos possuem imposto de renda e a segurança de se estar investindo em títulos públicos federais.
Em suma, quando se fala em liquidez, o Tesouro Selic possui vantagens em relação ao Tesouro IPCA, e, quando se fala em segurança no médio e longo prazo, o Tesouro IPCA em média parece ser uma opção mais interessante.
Qual faz mais sentido entre os dois títulos?
No mercado financeiro não há produtos que simplesmente “valem mais a pena”. Na verdade, o que existe é uma indicação de produto que se enquadre melhor ao objetivo e perfil do cliente em questão.
Sendo assim, caso o investidor necessite de liquidez imediata, é mais interessante manter seus recursos no Tesouro Selic. Dado que, conforme já mencionado, o Tesouro IPCA contém os riscos inerentes à marcação de mercado.
Por outro lado, se o investidor está considerando deixar esses recursos por um longo prazo, o Tesouro IPCA pode fazer mais sentido. Além disso, uma combinação de ambos pode fazer ainda mais sentido, pois será possível usar o Tesouro Selic, com o propósito de guardar um pouco como reserva de emergência, além de possuir o Tesouro IPCA, visando garantir um ganho real no longo prazo.
Em suma, o Título IPCA ou Selic não são excludentes, podendo ser mantidos como estratégia de diversificação para sua carteira de renda fixa, reequilibrando as oportunidades, de modo a garantir que seu dinheiro esteja devidamente alinhado à vida e ao que você espera alcançar investindo.
Ficou com alguma dúvida sobre onde investir? Preencha o formulário abaixo, e um dos especialistas da iHUB Investimentos, empresa parceira do iHUB Lounge, te ajudará a selecionar qual melhor tesouro comprar.