Por iHUB 25 de novembro 2022
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Considerado como Empreendedor do Ano pela PEGN em 2017, Lombardo, ao lado de Olmos, criou a Omie, uma solução em gestão para PMEs

Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie surgiu com o intuito de desburocratizar o dia a dia de pequenas e médias empresas por meio de serviços de gestão ERP. No ano seguinte, receberam um aporte da Astella Venture Capital, o qual foi direcionado para reforçar as parcerias com o SESCON (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis) em SP e RJ.

Em 2016, a empresa registrou um crescimento de 400%, e hoje em dia já movimenta cerca de R$14 bilhões em notas fiscais emitidas mensalmente. Além disso, no mesmo ano, o CEO da Omie foi escolhido como Empreendedor do Ano pela Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN).

Com o passar dos anos, a empresa anunciou novos pilares de negócio para complementar o ERP em sua missão de destravar o crescimento das empresas brasileiras, incluindo serviços financeiros, soluções para sua comunidade e educação empreendedora. Vale ressaltar que, no início da pandemia, a plataforma de educação da Omie, a Omie.Academy, lançada em 2018, experienciou um forte crescimento nos usuários, motivada também pela decisão da empresa de liberar os conteúdos para o público em geral, de forma gratuita, como forma de apoiar clientes e empreendedores que passavam por um momento desafiador.

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Marcelo Lombardo, CEO da Omie. (Foto: Juliana Frug)

Dentro disso, Marcelo Lombardo, CEO da Omie, contou ao iHUB Lounge a história, visão de futuro e as ideias para a abertura do IPO da empresa. Confira a entrevista completa abaixo.

1. Como tudo começou? Como foi o início, no período de fundação, da companhia?

Quando fundei a Omie, plataforma número um em termos de gestão (ERP) na nuvem do Brasil, já tinha mais de 20 anos de experiência em gestão empresarial. Além disso, sou aficionado por inovação, vendas e marketing, e também um dos pioneiros no ecossistema de softwares do país. Depois de empreender por 13 anos em uma empresa que fez parte da primeira geração de ERPs brasileiros, criei a Omie, focada em um software de gestão na nuvem.

Estruturei a empresa com o objetivo de diminuir o gap de eficiência das PMEs para ajudá-las a prosperar, transformando a forma de empreender no país, permitindo que elas vivam todo seu potencial e consigam expandir cada vez mais o negócio para atender empresas de grande porte, oferecendo software completo 100% na nuvem. 

Em oito anos, a scale-up tornou-se líder do segmento, com mais de 23 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 110 mil clientes em todo país. A empresa também possui um modelo de franquias em tecnologia de muito sucesso com mais de 130 unidades distribuídas pelo Brasil.

2. Quais são os principais serviços oferecidos pela empresa ao mercado?

A Omie possui quatro pilares, sendo eles:

1 – Gestão por meio do software ERP na nuvem, eficiente e intuitivo, onde os usuários conseguem controlar todos os departamentos de forma integrada.

2 – Educação, por meio da Omie.Academy, pilar educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita. A plataforma possui mais de 600 horas de conteúdo. Lançada em 2018, já possui mais de 100 mil alunos. 

O ano de 2020 foi marcado por um forte crescimento nos usuários da plataforma, motivado pela decisão da abertura dos conteúdos para o público em geral, de forma gratuita, como forma de apoiar clientes e empreendedores que passavam por um momento desafiador por conta da pandemia da Covid-19.

3 – Serviços Financeiros, com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto, PIX e link de pagamento com custos bem mais acessíveis, além de linhas de crédito e soluções de apoio à gestão de pequenas e médias empresas – como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto lançado em 2021 em parceria com o banco Itaú que faz a integração do sistema de gestão e serviços do banco. 

A estratégia da empresa é prover cada vez mais serviços financeiros que conversam com a gestão dos negócios, por exemplo, recentemente a Omie voltou a oferecer o produto de crédito de antecipação de duplicatas, que permite que os clientes antecipem o recebimento das notas fiscais emitidas dentro do próprio sistema de modo a dar mais fôlego para o fluxo de caixa das empresas. Em apenas 6 meses, o volume antecipado mensal já aumentou em 21 vezes.

4 – Comunidade, um ecossistema que conecta clientes, fornecedores, prestadores de serviços, bancos, fintechs, contadores e governo, por meio do novo Portal Omie. A solução foi anunciada em agosto de 2022, com o objetivo de facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os usuários do sistema Omie e seus clientes e fornecedores, além de oferecer crédito para PMEs, de forma 100% digital, entre outras funcionalidades.

3. Estrategicamente, qual o objetivo do negócio? ERP sempre foi o foco ou é parte de um processo de evolução e aprendizado?

Fundamos a Omie em 2013 com o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado. Quando a ideia da empresa surgiu, eu já atuava no segmento de ERP, mas focado em grandes indústrias e, na época, era um mercado já bastante inflado, porque não existia nenhuma empresa que já não possuía um software de gestão. 

Saí de um mercado deste porte para explorar um segmento totalmente novo, com cerca de 18 milhões de PMEs, das quais 90% não possuíam software algum, onde meus maiores concorrentes eram fabricantes de papel e caneta, além do Excel. Costumo dizer que nascemos para tirar o peso que a burocracia e sistemas ultrapassados colocam sobre os negócios, além de trazer mais eficiência e produtividade para os contadores e empreendedores do país. 

A nossa missão é destravar o crescimento das empresas brasileiras, que muitas vezes, param de crescer muito cedo, e isso ocorre, principalmente, pela alta complexidade do nosso ambiente de negócios, a dificuldade de acesso ao crédito e à educação dos empreendedores.

4. Operacionalmente, os serviços do negócio se iniciaram ao mesmo tempo ou foram desenvolvidos ao longo dos anos? Quais os gatilhos para essa evolução?

Ao longo dos anos, aprimoramos nossa atuação pensando sempre em como sanar as dores dos nossos clientes e contadores parceiros, elementos fundamentais do nosso ecossistema e centro da nossa estratégia. 

Nessa esteira de ações, buscamos sempre trabalhar de forma inovadora ao desenvolver produtos e serviços que irão atendê-los em todas as suas necessidades. Os quatro pilares nos quais atuamos hoje, criados ao longo dos anos, exemplificam a nossa busca constante pela inovação, que se faz necessária para que nossos clientes possam crescer.

5. Entendemos que a Omie oferece o sistema de gestão ERP tanto para lojas de atacado e varejo, como para restaurantes, clínicas médicas e outros segmentos, ou seja, clientes em setores muito diferentes. Dentro disso, entendemos também que cada cliente possui sua especificidade, na hora de implementar um sistema para cada um desses setores, como isso é levado em conta? Até que nível acontece o envolvimento da Omie na operação de seus clientes? Vocês têm acesso aos dados dos seus clientes?

Olhando para os nossos clientes, vemos diversos tipos de mercados e atuações, cada qual com suas necessidades específicas, mas todos passando por pontos em comum, principalmente no que se refere à legislação. 

Vivemos em um país burocrático e a tecnologia surge como aliada nesse processo. Todo prestador de serviços precisa emitir notas, realizar e receber pagamentos, estar em alinhamento com seu contador, saber como falar com seus clientes, entre outras atividades fundamentais.

Com isso em mente, construímos nosso ERP dentro dos conceitos do SaaS, de forma que cada empresa possa utilizá-lo de acordo com sua realidade. Ao todo, temos seis módulos que atendem as principais dores e necessidades de uma organização, independentemente de seu tamanho, incluindo integrações com sistemas financeiros, até mesmo de concorrentes. 

Ao entrar em contato com um dos nossos executivos de vendas, temos o cuidado de entender os detalhes sobre cada atuação, quais módulos do ERP se fazem necessários, além de fornecer o acompanhamento e capacitação completa no período de implantação e suporte humanizado para solucionar qualquer problema. Vale ressaltar que sempre agimos dentro das normas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

6. Quais os ganhos em eficiência e economia o sistema concede para os clientes? Como isso é medido?

A principal vantagem de oferecer um grande ecossistema de gestão é que os nossos clientes têm acesso a um software que, na prática, funciona como uma coleção de conhecimento. Isso porque contamos, nesse ecossistema, com diversos especialistas de cada nicho e conseguimos reunir no mesmo lugar as experiências de quem já trilhou cada caminho e sabe previamente o que funciona e o que é necessário para o sucesso. 

Diversas instituições, como o Gartner, já apontaram que a evolução das tecnologias nos últimos anos permitiu que os profissionais de uma empresa possam se tornar cada vez mais consultivos e estratégicos, precisando cada vez menos se preocuparem com tarefas operacionais, ganhando tempo para ações mais voltadas para o crescimento dos negócios e economizando recursos das organizações. 

Indo mais além, o ERP pode ajudar, inclusive, no combate à inadimplência, pois permite um controle em tempo real de tudo o que entra e sai no setor financeiro, antecipar recebíveis e saber se algum cliente ainda não pagou pelos seus serviços.

7. Como é realizado o fluxo de trabalho com pequenas e médias empresas? Podem nos dar uma ideia desse fluxo, desde o contato inicial até o funcionamento pleno dos sistemas?

Temos diversas frentes de atuação para alcançar nossos potenciais clientes: contamos com times robustos e especializados em vendas, também temos nossa rede de franquias para capilarizar a atuação da Omie pelo país.

Investimos nas plataformas digitais para alcançar o público certo, na hora certa. Todos os nossos clientes, independentemente de seu tamanho, podem passar por um processo de onboarding na plataforma, com ajuda de treinamentos gratuitos para capacitação com especialistas que garantem um melhor aproveitamento da plataforma, além da atuação dos nossos times de Sucesso do Cliente e Customer Experience, que cuidam para que todas as “engrenagens” estejam conectadas e o serviço esteja fluindo da melhor forma possível. 

É importante reforçar aqui, também, que temos um suporte totalmente humanizado, com 99% de satisfação (NPS), para atender as demandas dos nossos clientes.

8. Como e por que surgiu a decisão de tornar a Omie uma franquia? Quais foram as principais etapas desse processo?

Entramos no mercado de franquias em 2015, tendo como objetivo democratizar o acesso à tecnologia para pequenos e médios empreendedores, além de expandir nossa marca em nível nacional. 

O modelo de franchising nos permite estar próximos aos nossos clientes e contadores parceiros, entendendo melhor as dores de cada um, de acordo com seus negócios, estrutura e região. Os franqueados Omie atuam em um dos segmentos que mais crescem, o de tecnologia. 

Em 2021, ampliamos nosso campo de atuação e lançamos nosso modelo de microfranquias, como forma de chegar às regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos, levando essa opção ainda mais acessível de empreendimento. Hoje, são mais de 130 unidades espalhadas pelo Brasil, somando os dois modelos de negócio.

9. Quantos colaboradores estão envolvidos diretamente na operação de vocês? E indiretamente? Como funciona o organizacional de vocês?

No último ano, dobramos a nossa equipe e atingimos a marca de 1.500 colaboradores. Atualmente, contamos com 1.700 funcionários, entre matriz, unidades próprias e franquias. Em resumo, nossa estrutura organizacional é composta por jovens aprendizes, estagiários, assistentes, analistas/especialistas, team leaders, supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e C-Levels.

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10. Quantos clientes a Omie possui hoje? Planejam chegar a 1 milhão de clientes até 2025? Quais as principais estratégias para conseguir atingir essa meta?

Recentemente, chegamos à marca de 100 mil clientes e temos a meta de alcançar 1 milhão até 2025. Dentre nossas estratégias, lançamos agora, em agosto/22, um novo portal para facilitar a comunicação e a gestão financeira entre os nossos usuários e seus clientes e fornecedores, além de oferecer crédito para PMEs. 

Estimamos impactar mais de 2 milhões de empresas com a nova plataforma até o fim do ano. Nosso principal objetivo é que, com um primeiro contato gratuito pela nova plataforma, os clientes dos nossos clientes também se interessem em conhecer mais o ERP Omie. Este é o pilar da Comunidade, no qual conectamos clientes, fornecedores, prestadores de serviços, bancos, fintechs, contadores e o governo no Portal Omie.

11. Vocês se veem sendo comprados por outro player de mercado? Vocês se veem comprando algum outro concorrente ou player de mercado?

Não temos planos para as movimentações de venda da Omie. Já, outras aquisições são possíveis futuramente uma vez que, as dores dos empreendedores com acesso à serviços de gestão adequadas para sua operação são inúmeras e queremos ser cada vez mais completos em soluções para facilitar essa jornada.

12. Estrategicamente, existe no radar do negócio a necessidade de injeção de capital externo na empresa? Como esse capital entraria, como uma dívida ou participação? Em que seria destinado esse capital?

Estamos sempre avaliando o mercado e temos um bom relacionamento com outros players e potenciais investidores para identificar oportunidades. Temos uma margem bruta alta e prevemos o equilíbrio financeiro até meados de 2023, ainda com folga de caixa, e sem frear o ritmo de crescimento que a companhia vem mantendo.

13. A última injeção financeira recebida pela Omie foi de R$580 milhões. No que foi direcionado esse investimento?

Com os aportes recebidos em 2021, ganhamos ainda mais força para ampliar nossa participação no mercado e investir na captação de novos clientes, evolução do nosso produto e ampliação dos canais de atuação. Também ampliamos os nossos times, encontrando talentos do mercado, além de investir no crescimento de quem já estava com a gente.

O aporte também potencializou nossa estratégia de M&As, que já somam seis aquisições de empresas selecionadas para completar a jornada de nossos clientes e aprimorar sua experiência. Combinadas, todas essas aquisições oferecem soluções para que empresas e contadores operem em um novo patamar de eficiência. As empresas adquiridas pela Omie são: Mintegra, Devi Tecnologia, G-Click, Linker, Conpass e Ergoncredit.

14. As gestoras de fundo de ações que participaram da rodada de aporte, que culminou no investimento de 580 milhões de reais, atuam em companhias de capital aberto. Vocês planejam abrir capital em alguma bolsa? Seria na bolsa brasileira? Quando poderia acontecer?

Olhando para os negócios é natural que uma empresa que tenha o nosso porte caminhe para um eventual IPO. Neste momento, nossa única visão é de que quando essa ação ocorrer, será em uma bolsa de valores estrangeira. 

Ainda não podemos compartilhar estimativas de prazo, pois vemos cada ação de forma muito estratégica e acreditamos que ainda há muito potencial de crescimento no nosso mercado antes dessa tomada de decisão.

Antes de investir, é importante consultar um especialista. Preenchendo o formulário abaixo, um assessor da nossa empresa parceira, poderá te ajudar a construir uma carteira ideal para o seu perfil.