Boletim semanal: Investidores ficam de olho na aprovação da PEC dos precatórios e na rodada de balanços desta semana. Veja no que o mercado está de olho
Após duas semanas de forte baixa, a bolsa vira e encerra a semana com alta de 1,28%; confira o desempenho do mercado financeiro entre 1 e 7 de novembro de 2021
Veja o que aconteceu na primeira semana de novembro de 2021, de acordo com o boletim semanal.
Apesar deste respiro da bolsa, os analistas ainda recomendam cautela neste momento, o cenário macroeconômico e o político estão influenciando bastante o mercado. Fato que corrobora para este argumento é a sucessiva revisão, para cima, da Selic e da inflação, feitas pelos economistas para 2021 e 2022.
Por outro lado, à medida que a vacinação tem aumentado, diminuem as preocupações de uma nova onda de covid-19 no Brasil e o fluxo de movimentação das pessoas e de eventos, retornam a valores próximos da pré-pandemia.
Destaques da semana: PEC dos precatórios e Leilão do 5G
O evento mais aguardado da semana foi o desenrolar da PEC dos precatórios. O texto foi aprovado com uma votação concorrida, sendo 312 votos à favor , sendo que o mínimo exigido é 308.
A sessão para votar os destaques e depois aprovar a PEC toda em segundo turno foi convocada para às 9h dessa terça feira, 9 de novembro de 2021. Este resultado apertado deixa incertezas quanto à aprovação no senado, o mercado certamente continuará acompanhando essa questão de perto.
Na semana passada, foi realizado o leilão do 5G aqui no Brasil. Na ocasião a Vivo, Claro e Tim levaram os três principais lotes da faixa mais importante do 5G. Ao todo, o leilão movimentou R$46,79 bilhões e teve a participação de empresas menos conhecidas como é o caso da Brisanet e Unifique.
Mercados Internacionais
No cenário internacional, mais uma vez as bolsas encerraram a semana em alta, e já está certo de que o FED (Banco Central Americano) diminuirá os estímulos à economia, mas os investidores acreditam que isso não vai impactar de forma significante o desempenho das empresas. Por lá as empresas seguem em período de demonstração de resultados.
Confira como o mercado encerrou a semana:
Destaques do Ibovespa
Os investidores institucionais seguem preferindo as empresas de commodities, com o intuito de se beneficiar da alta da inflação, as preferências têm sido pelas siderúrgicas, Petrobrás e os frigoríficos.
Leia também: O que é um investidor qualificado e como ser um.
O mercado está reagindo à medida em que os balanços são divulgados, cerca de 60% das empresas já divulgaram seus números referentes ao 3º trimestre.
Veja as empresas que mais valorizaram e as que mais se desvalorizaram na semana
Câmbio
O Dólar encerrou a semana mais uma vez em queda, -1,67%% em relação ao Real, cotado em R$ 5,54/USD.
Recomendações dos analistas
A XP anunciou a troca de todos os papeis da sua carteira semanal Top Picks, veja abaixo:
Você pode ter acesso à essa e muitas outras carteiras gratuitamente, acesse gratuitamente nossa área logada clicando aqui!
Boletim FOCUS
Focus aponta para maior expectativa de inflação e menor crescimento do PIB.
Levando em consideração que já estamos encerrando o ano, decidimos incluir neste boletim as expectativas do Focus para 2022.
Como é possível notar na segunda tabela, os especialistas em mais uma semana consecutiva apontam um IPCA mais alto, 4,63% em 2022 contra 4,17% que era a expectativa há 4 semanas atrás.
A taxa Selic e o câmbio também apresentam altas e na contramão o PIB deve crescer menos, segundo a visão dos especialistas.
O Relatório Focus é divulgado pelo Banco Central e resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado. Confira à seguir:
A temporada de balanços do 3º trimestre continua, o que se atentar?
Veja, abaixo, as empresas que divulgam seus balanços esta semana:
Fique atualizado (a) sobre as melhores opções de investimentos. Preencha o formulário abaixo, um de nossos assessores vai entrar em contato com você.