Por iHUB 12 de novembro 2021
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Fundos de investimento são negociados em bolsa e replicam o desempenho de um índice de referência

Se você começou a investir agora ou busca diversificar seus investimentos, precisa saber o que são ETFs e como eles funcionam. Em primeiro lugar, vamos explicar a sigla: ETF significa Exchange Traded Fund.

Afinal, o que este nome em inglês quer dizer? É simples, são fundos de investimentos que são negociados em bolsa. Além disso, eles replicam o desempenho de um determinado índice de referência.

Em suma, é mais uma opção para que qualquer tipo de investidor tenha acesso a aplicações no mercado de ações, em renda fixa e outros. Mas são muitas as opções? Sim! São mais de 100 alternativas, incluindo criptomoedas e metais como o ouro.

Outro ponto é que os ETFs são uma boa opção para quem busca diversificação internacional. Por exemplo, este pode ser um ativo de entrada em renda variável, caso você esteja começando a investir agora.

Entretanto, o produto não é apenas para ativos internacionais. Ao todo, você pode atuar em 24 países ou regiões diferentes e em 27 setores econômicos. Mas, não é só isso, pois muitos fundos que transferem o rendimento de outros itens são brasileiros.

Tenha acesso a materiais gratuitos sobre o mercado financeiro! É simples, basta se cadastrar no iHUB Lounge.

Como os ETFs funcionam

Agora que você já sabe o que são ETFs, é hora de entender como eles funcionam. Trata-se de um fundo de ações, com gestão feita por um profissional especializado. Assim, ele fica responsável por acompanhar o mercado, fazer compras e vendas para ter o melhor resultado.

Entretanto, mesmo que um gestor vá fazer a parte mais “difícil”, é preciso que você conheça alguns conceitos antes de investir. Primeiro, você deve saber se a administradora do fundo que você escolheu está cadastrada na B3. O site traz uma lista de ETFs.

Em seguida, você precisa saber quanto o ETF rende. Para isso, é preciso saber qual é o índice de referência e depois comparar as carteiras. Desta forma, você consegue saber se vai conseguir atingir seu objetivo com o investimento.

Leia também: Vale a pena investir nas empresas únicas da B3?

Por fim, veja quanto você vai ter que aplicar e quais são os custos desta aplicação, como corretagem por exemplo. E tome cuidado para não investir um dinheiro que você vai precisar depois, pois ETFs são recomendados para investimentos mais a longo prazo.

Apesar deste alerta, os custos de cada cota acabam não sendo tão altos. Em geral, é possível encontrar uma cota por R$ 50, com lote mínimo de dez. Além disso, você deve pagar tributos sobre este investimento, então confira os detalhes com a corretora.

Exemplos de ETFs

Além de saber como os ETFs funcionam, é importante ver alguns exemplos. O maior índice de ações hoje é o S&P 500. Ele inclui as 500 maiores empresas que estão nas Bolsas de Valores dos Estados Unidos – NYSE e Nasdaq.

Além disso, o Ibovespa (Índice da Bolsa de Valores Brasileiros) também é replicado nos ETFs (BOVA11). Outras opções são os investimentos de renda fixa, como títulos de empresas, títulos públicos, fundos imobiliários, entre outros.

Após descobrir o que são ETFs e como eles funcionam, é hora de abrir uma conta em uma corretora e começar a investir. Comece a investir com a gente, é só clicar aqui!

Contudo, se você ainda tem alguma dúvida, não faça nada sem antes consultar um especialista. Nosso time de assessores está à disposição, basta preencher o formulário abaixo.