O que são fundos de investimentos long biased, long & short e long only?

Tempo de leitura

3 min

Tamanho da fonte

Aa

Aa

Aa

Opções de renda variável são oportunidades para diversificação de carteira

Você conhece os fundos de investimentos long biased, long & short e long only? Os nomes podem assustar, mas estas são opções de renda variável que podem ser oportunidades para diversificar sua carteira.

Antes de mais nada, é preciso entender o que são fundos. Em geral, esta opção é ideal para quem não quer ficar analisando estratégias, uma por uma.

Assim, é possível dizer que os fundos de investimento são uma forma coletiva de aplicação financeira. Em suma, eles reúnem recursos de vários investidores e ficam sob a responsabilidade de um gestor profissional.

Para aplicar seu dinheiro nos fundos de investimentos long biased, long & short e long only é importante ter o apoio de um profissional capacitado, como o assessor de investimentos.

Cada fundo tem as próprias regras, limites, custos e se adequam a um tipo de perfil de investidor diferente. Mas, calma, você consegue ter acesso aos detalhes antes de investir.

Em geral, os fundos de investimentos podem ser para produtos de renda fixa, variável, ações, commodities ou até mesmo incluir vários mercados.

Entretanto, para investir em fundos, é preciso ter mais tolerância aos riscos. Isso porque cada tipo de fundo de investimento oferece um grau de rentabilidade variável, mas o risco também varia.

Categorias de fundos de investimentos

De acordo com a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), existem três categorias de fundos: classe de ativos (patrimônio), tipo de gestão (passiva ou ativa) e estratégia (como os fundos geram valor para os cotistas).

Agora que você já sabe o básico sobre investir em fundos, vamos à parte mais detalhada: os fundos de investimentos long biased, long & short e long only.

Para entender mais sobre o assunto assista o vídeo abaixo:

Fundos de investimentos long biased

Para saber o que são fundos de investimentos long biased, é preciso entender os termos envolvidos. Long significa estratégias compradas. Na prática, é possível ganhar dinheiro quando os ativos se valorizam.

Já a palavra biased significa tendência ou viés. Desta forma, no mercado financeiro, diz respeito à tendência que predomina, seja comprada ou vendida.

Então, fundos de investimentos long biased tendem a manter posições compradas, mas podem assumir estratégias “vendidas” de acordo com a situação.

Portanto, são fundos bem flexíveis e utilizados quando o mercado tem tendência de alta . Assim, o gestor ganha com a  subida dos preços.

Em geral, o gestor é totalmente dedicado a este tipo de estudo. Assim, você consegue ganhar quando o mercado está em alta e em baixa.

Leia também: 5 dicas para investir em fundos de ações

Fundos de investimentos long & short

Você já aprendeu o que significa a palavra long no mundo dos investimentos. Agora, a palavra short, no mercado financeiro, significa estratégias que são vendidas, ou seja, ganhar dinheiro quando os preços estão em queda.

Então, fundos de investimentos long & short são aqueles que ganham com base em estratégias compradas junto com operações vendidas. Neste caso, também é possível ganhar com altas e quedas.

Nesse tipo de fundo, a estratégia também é feita com ações compradas e vendidas, portanto, os ganhos podem ser com a diferença entre os preços. Além disso, é possível ter uma estratégia neutra em que as posições são iguais entre compradas e vendidas.

Outra opção é a direcional, com exposição líquida que tende um pouco para a comprada ou para a vendida. Assim, a performance deste tipo de fundo não depende muito da Bolsa, mas dos ativos que são escolhidos como “long” e “short”.

Esses tipos de fundos de investimentos estão chamando sua atenção? É sinal que você está interessado em opções de investimentos. Se inscreva em nossa área VIP e tenha acesso a relatórios que podem te ajudar a fazer as melhores escolhas na hora de aplicar seu dinheiro.

Fundos de investimentos long only

Por fim, neste caso a estratégia utilizada é apenas a comprada. Desta forma, o objetivo é a valorização dos ativos em determinado prazo.

Para explicar, este fundo é mais simples: ele cresce com a alta do mercado e as estratégias são voltadas para o longo prazo.

Está buscando investir em fundos de investimentos long biased, long & short e long only? Entre em contato conosco e veja como começar, é só preencher o formulário abaixo.