Por Luan Nardi 29 de dezembro 2021
2 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Fundos de ações nada mais são do que um lugar em que muitas pessoas colocam o seu dinheiro, e um gestor vai tomar conta dele para realizar investimentos em ações. Então, se você quer investir na bolsa de valores e não tem, por exemplo, conhecimento para fazer um aporte em várias empresas, pode escolher um fundo para deixar o seu dinheiro, e um gestor de investimentos comprará as ações.

Você pode conferir o nosso vídeo sobre o tema, disponível no Youtube da iHUB Investimentos:

 

Um dos primeiros pontos que precisa estar na mente do investidor é o nível de conhecimento no mercado de ações. Às vezes, as pessoas querem realmente investir em ações, mas não sabem por onde começar.

E neste momento, já partindo para o segundo tópico, o investidor precisa saber qual o seu perfil, com qual perfil ele se identifica, sendo conservador, moderado ou agressivo. Conhecendo o próprio perfil, ele saberá se está preparado para a volatilidade do mercado. 

Leia também: Descubra qual é o seu perfil investidor

Como se comporta o mercado de ações?

Dentro do mercado de ações é natural que os preços oscilem. Então, você precisa pensar se está tudo bem colocar, por exemplo, R$1.000,00, e no dia seguinte ter R$800,00. Essas oscilações podem acontecer.

Outro fator importante é a acessibilidade do fundo, ou seja, a oportunidade de começar com pouco dinheiro, entrar em um fundo que ofereça a diversificação do investimento em diversas empresas, afinal, os fundos costumam ter mais de dez empresas.  

Por trás de um fundo de investimentos, existe uma equipe que realiza pesquisas, analisa e estuda cada ação, por isso, tendem a ter resultados melhores do que investidores que apostam sozinhos.

Na plataforma iHUB Lounge você encontra e-books e planilhas exclusivas sobre o mercado de ações. Para se cadastrar é só clicar aqui.

Fundos de ações possuem um prazo de retorno do investimento?

Neste momento entramos no queridíssimo longo prazo, afinal de contas o que é o longo prazo? O longo prazo para um mercado de ações geralmente é acima de três anos, então este não pode ser considerado um investimento para o presente.

Alguns especialistas ainda consideram três anos um tempo curto, mas tudo depende do perfil do investidor. Caso você tenha o perfil de longo prazo, os fundos de ações são uma opção interessante.

Como ficam as taxas e tributações?

Neste caso temos duas situações, as taxas de administração e taxas de performance. A taxa de administração do fundo existe para poder pagar aquele gestor que, afinal de contas, é um profissional, e já tem uma expertise muito grande no mercado financeiro.

A taxa de performance só é cobrada se o gestor consegue bater o benchmark daquele fundo, superar o benchmark é a meta do gestor. Geralmente o benchmark de um fundo de ação é o próprio Ibovespa. 

Uma característica que podemos levar em consideração é a praticidade em relação ao imposto de renda. No caso de um fundo de ação, o imposto de renda é retido na fonte, enquanto na bolsa é preciso fazer a contabilidade e informar a receita sobre seus lucros e prejuízos, o que pode dar um trabalhão.

Você acha que investir em ações está dentro do seu perfil? Preencha o formulário abaixo e converse com um dos nossos assessores para te ajudar no dia a dia da volátil bolsa brasileira.