Por iHUB 07 de novembro 2023
3 minutos de leitura
Leitor automatico
1x
1,5x
2x

Conheça alguns investimentos que devem continuar interessantes ao longo de 2024

Quando nos deparamos com um cenário de elevada inflação e, consequentemente, altas taxas de juros, a escolha dos melhores investimentos torna-se uma decisão fundamental. Com isso, muitas opções se apresentam, e é natural que algumas pareçam mais atrativas do que outras. Nesse sentido, é comum que os investidores busquem refúgio na renda fixa, em busca de segurança e retornos garantidos.

Assim, muitos preferem adotar uma postura conservadora na escolha dos melhores investimentos em 2024, optando por aplicações como o Tesouro Direto, Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e outros ativos que proporcionam rendimentos previsíveis e com baixa volatilidade.

Investimentos que devem continuar interessantes em 2024

As taxas de juros seguem em níveis elevados e embora o Banco Central tenha começado um ciclo de cortes, trazendo a taxa de juros Selic de 13,75% para 12,75% ao ano, não podemos afirmar que a renda fixa morreu, dado que ainda existe um receio global sobre as expectativas de inflação, inclusive os títulos americanos seguem pagando prêmios altos. 

O iHUB Lounge possui uma área exclusiva com e-books e planilhas para você aprender mais sobre os tipos de investimentos. A entrada na plataforma é gratuita clicando aqui!

Dessa forma, o ideal é encontrar o equilíbrio adequado entre segurança e potencial de retorno, alinhando sua estratégia de investimento com seus objetivos financeiros e sua disposição para correr riscos. 

Abaixo segue algumas tendências para o ano que vem que se provaram investimentos interessantes no ano corrente e podem estar entre os melhores investimentos para 2024.

Investimentos em Renda Fixa

Tesouro Direto

O Tesouro Direto continua sendo uma escolha sólida para investidores conservadores. Com opções de títulos indexados à taxa Selic, à inflação ou com juros prefixados, os investidores têm flexibilidade para escolher a melhor opção de acordo com suas metas financeiras.

CDBs e RDBs

Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Recibos de Depósito Bancário (RDBs) são investimentos de renda fixa oferecidos por instituições financeiras. Eles costumam ter prazos e taxas de retorno variadas, o que permite escolher a melhor opção de acordo com seu perfil de investidor.

LCI e LCA

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são investimentos isentos de Imposto de Renda, o que os torna atraentes. Eles financiam setores importantes da economia e oferecem retornos competitivos.

Investimentos em 2024 considerando a redução na taxa de juros

Diversos estrategistas e consultores de investimentos aconselham os investidores a não abandonarem a renda fixa. No entanto, mesmo que a renda fixa ofereça oportunidades atraentes no ano corrente (2023), não devemos ignorar o potencial da renda variável, que com os possíveis futuros cortes de taxas de juros realizados pelo Banco Central, deve se tornar mais interessante no processo de como investir em 2024.

Vale destacar que, o cenário ainda apresenta incertezas quanto ao alcance e à velocidade da queda da taxa Selic. As expectativas apontam para a manutenção de taxas de juros de dois dígitos, pelo menos até o término de 2023, o que destaca a importância de manter uma parcela segura e estável em seu portfólio de investimentos.

Com isso, a diversificação se torna a chave para equilibrar riscos e retornos, permitindo que os investidores aproveitem as oportunidades da renda variável, ao mesmo tempo, em que garantem uma base sólida com ativos de renda fixa. 

A manutenção de uma estratégia de investimento que seja sensível às mudanças no cenário econômico e às projeções da taxa Selic é fundamental para tomar decisões financeiras informadas e, assim, alcançar os melhores resultados em um ambiente de alta volatilidade.

Ações 

Ações de boas empresas tendem a se beneficiar quando o assunto é ciclo de queda de juros, esses ativos se bem escolhidos podem trazer grandes retornos para o ano de 2024. 

Contudo, como já dito, é preciso buscar ações de boas empresas que podem se beneficiar com o eventual ciclo de queda de juros. 

Fundos imobiliários (FIIs)

Os FIIs permitem investir indiretamente em imóveis, proporcionando renda regular e potencial valorização de capital. 

Os fundos imobiliários são uma opção interessante para quem busca diversificação e bons investimentos nesse cenário abordado de queda de juros. 

Investimentos em Criptomoedas

Bitcoin

O Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais conhecida e amplamente aceita no mercado. Seu potencial de crescimento e seu papel como reserva de valor segue atraindo investidores. 

O próximo halving do Bitcoin, que costuma acontecer a cada 4 anos, deve ocorrer em abril de 2024. Esse é o mecanismo que diminui pela metade a emissão de novas moedas e costuma estar historicamente associado aos ciclos de alta da criptomoeda, embora não exista uma garantia para esse movimento, uma vez que é um ativo bastante volátil da renda variável. Retornos passados não são garantia de rentabilidade futura.

Ethereum

O Ethereum, com sua plataforma de contratos inteligentes, tem ganhado destaque. Pode representar uma aposta interessante para quem acredita no potencial das aplicações descentralizadas, com os estímulos retornando por parte dos bancos centrais é mais um ativo que pode ser interessante para o ano que vem, quando pensamos nos possíveis melhores investimentos para 2024.

Através do formulário abaixo, você pode saber mais sobre os investimentos e o nosso time de especialistas pode te ajudar a compreender melhor como adequar a sua carteira aos acontecimentos do mercado. Entre em contato e saiba mais!